SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, gerenciamento de sites para aprimorar o posicionamento dos mesmos nos mecanismos de busca.
Otimizar um site significa fazer com que os resultados apresentados em pesquisas no Google e outros busca sejam os mais adequados ao usuário, acabando por aumentar o tráfego orgânico para o mesmo.
O SEO é utilizado por sites de todos os tamanhos e portes, pois aumenta a visibilidade do site. Os benefícios são múltiplos: consegue-se atingir um maior público-alvo, obtém-se melhores resultados financeiros e ainda se consegue um maior reconhecimento no mercado.
É preciso investir em SEO para atingir a meta, seja qual for o objetivo do site.
A utilização de palavras-chave é essencial para aumentar o tráfego orgânico do seu site, pois sem elas o Google não vai conseguir encontrá-lo. Usar as palavras-chave nos títulos das páginas e nas tags dos elementos visuais auxiliarão o site a ser encontrado pelos buscadores.
Alguns dos procedimentos para que se consiga ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca é o constante monitoramento do desempenho, realizar análises, entre outras atividades. Com o SEO, se consegue aumentar os lucros do site e ter um bom posicionamento no mercado.
A gente entende que, para quem está começando, tudo isso pode parecer assustador. Mas existem muitos benefícios no SEO que podem te ajudar a começar ou a se destacar no mercado:
Sempre fica um pouco difícil saber se o trabalho de SEO está sendo bem feito ou não, afinal de contas podem existir diversos fatores que influenciam no bom posicionamento do site nos mecanismos de busca.
Para que se tenha uma ideia de como está funcionando o SEO é possível fazer testes. O teste do SEO pode ser feito com base nos resultados obtidos em pesquisas realizadas no Google e em outros buscadores.
Os resultados do teste podem ser vistos como acréscimo da audiência no site, ou seja, mais pessoas fazendo pesquisas sobre determinados assuntos e terminando no mesmo lugar. É possível também fazer uma análise para saber qual a porcentagem de pessoas que realmente chegam ao site.
Fazer um teste do SEO é uma ótima forma de otimizar ainda mais o trabalho, pois auxiliará na compreensão sobre como os motores de busca funcionam. Os resultados obtidos com o teste do SEO podem servir para auxiliar e melhorar ainda mais seu posicionamento nos mecanismos de busca.
As estratégias utilizadas para otimizar um site variam de acordo com a necessidade do mesmo. É imprescindível conhecer bem o público alvo da empresa, pois os mecanismos de busca são muito ágeis e o alvo do seu site pode mudar de uma hora para outra.
O SEO não é um serviço de curto prazo, portanto considerar isso para definir qual a estratégia ideal para sua empresa é importante para que se consiga otimizar de forma eficaz. Algumas dicas básicas são:
A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.