SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, a otimização de sites visando melhores posições nos mecanismos de busca. É um conjunto de ações e técnicas realizadas para garantir que uma determinada página seja mais bem classificada do que outras, por meio de algoritmos utilizados por buscadores, como o Google.
SEO surgiu com o objetivo de agilizar e otimizar buscas que envolvessem palavras-chave relacionadas a uma empresa. Hoje, é um dos canais mais utilizados para obtenção do posicionamento desejado, seja ele fim ou meio.
Os pontos fortes do SEO são a possibilidade de escolha da palavra-chave, agilidade no tempo de resposta e possibilidades infinitas para trabalhar com um site. E, ainda mais importante: um bom trabalho de SEO sempre é totalmente natural e transparente.
A SEO também tem a função de fazer com que as páginas do site apresentem uma boa taxa de rejeição (ou seja, bem menor do que a taxa de conversão). Isso significa que quanto mais o internauta se aprofundar na página, mais chances o site terá de fazê-lo convertido em um cliente.
O SEO pode ter um custo muito baixo em relação às outras formas de publicidade online, comumente utilizadas para disseminar links externos para uma determinada página do seu site.
Buscas na web são feitas simultaneamente: por criar links para o seu site que apontem para as páginas que você quer promover e por melhorar os resultados dessas buscas.
Há vários recursos que podem ser implementados para um trabalho de SEO, dentre eles:
Bom, se você procura por algum produto/serviço utilizando as palavras-chave lógicas "bicicleta" e uma listagem aparece do tutorial passo a passo de como fazer bicicleta do zero, é bom desconfiar.
Não há um padrão em SEO, mas existem técnicas que podem ser usadas para alcançar o resultado que queremos.
Antes que comecem a dizer coisas erradas sobre SEO, vamos falar só sobre trabalho na web site mesmo, ou seja, onde colocar as tags de busca (meta tag), como mensurar se está indo bem ou não e assim por diante.
Os mecanismos de buscas (Google entre outros) avaliam sua web site para verificar o posicionamento desejado. Existe uma explicação detalhada sobre cada etapa do processo aqui.
Para saber qual seria a melhor palavra-chave lógica para incluir no conteúdo texto da web, você pode fazer uma pesquisa utilizando um motor de busca e procurando por elas, mas no geral é melhor utilizar o Google para isso:
O resultado destas 3 etapas é o que chamamos de conteúdo texto.
Geralmente uma página web comporta entre 300 e 700 palavras, isso varia muito. Quanto maior for sua web site menor será este número e vice-versa.
Para facilitar a leitura do usuário, dividimos esta listagem em subpontos para fins didáticos. Acompanhe:
O SEO pode te ter inúmeros benefícios, como:
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