SEO

SEO sem segredos

Aprenda neste artigo como usar o SEO de forma mais eficiente e obtenha resultados melhores em seu site! Vem com a Digitalize Now que te mostramos o passo a passo!

SEO sem segredos

Muitas empresas buscam se destacar no mercado digital através de um bom posicionamento nas páginas de pesquisa do Google. Esse sucesso depende de vários fatores como qualidade, atualização e linkagem.

Para que você consiga um bom posicionamento é importante ter alguns conhecimentos a respeito do assunto.

Pesquisei várias fontes para chegar ao código abaixo, mas parte expressiva desse artigo foi coletada em um e-book gratuito que pode ser baixado no site da empresa de treinamentos e-plan.

Então vamos lá! Abaixo explicarei algumas maneiras de posicionar o seu site nas páginas do Google:

  1. Quantidade dos seus links: quanto mais links relevantes você compartilhar em sua página, mais forte será sua conexão com o Google. Uma boa maneira de se obter links e compartilhando os endereços de seus sites na forma de alguns links patrocinados (abaixo das postagens, no rodapé);
  2. Domínios do seu site: é recomendável que os links apontando para seu site estejam em domínios diferentes. Isso quer dizer que você não poderá usar o mesmo domínio para compartilhar como se fosse dois sites diferentes;
  3. Criação de um nome de domínio: quando você compartilha links em seu site, seja com o rol de postagens do Blogger ou com os perfis sociais, é importante criar um nome de domínio para que você possa controlar o seu link;
  4. Links de conteúdo: outro fator muito importante é criar links internos nos posts do Blogger, isso é, links para outros posts no seu site. Quando você compartilha os endereços desses links com suas redes sociais também, você estará dando mais importância aos títulos. Além disso, esses links internos irão levar o Google para mais páginas do seu site. Isso fará com que ele veja seu site bem estruturado;
  5. Tags para posts: tags são sinônimos, ou seja, você poderá usar uma palavra ou outra para que seu texto fique indexado na mesma página de pesquisa. Você pode usar tags do mesmo assunto, ou não. Como você desejar;
  6. Palavras-chave nos posts: é interessante que você coloque uma ou mais palavras-chave nos textos dos seus posts. Essa prática irá gerar mais links para o seu site, assim como você verá no texto abaixo;
  7. Criação de um blog: se você quer desenvolver uma boa estrutura de Links Patrocinados, o ideal seria investir num site próprio ou num blog. Isso porque, sites feitos para isso oferecem facilidades que são difíceis de serem encontradas em outros lugares;
  8. Crie artigos: outra boa forma de obter links é criando artigos para outros sites. Esses posts precisam ser relevantes, já que não importa o quanto seu conteúdo é bom, se for um texto irrelevante irá gerar sucessivos bloqueios do Google;
  9. Fique atento aos seus links externos: faça uma avaliação de todos os links que apontam para seu site. É importante que eles estejam relacionados com o assunto da sua página. Então favorite similaridades, é bom você ficar atento a este ponto;
  10. Avalie as análises dos seus links: para que os Links Patrocinados da sua página estejam bem classificados nas buscas, é importante que você dê uma olhada nas análises feitas sobre os seus links. Você pode fazer isso acessando o perfil do Google Webmaster e escolhendo as palavras-chaves mais relevantes para sua página;
  11. Links Patrocinados: com o uso das ferramentas do Google, como Webmaster e Analytics, você conseguirá uma boa visão sobre seus resultados de busca. O Google Webmaster irá fazer um levantamento detalhado de seus resultados na Web, e lhe fornecerá as melhores estratégias para conseguir um bom posicionamento nos sites de pesquisa;
  12. Sites que linkam para você: o Google age como se fosse o dono de uma revista. Ele não quer ler o que você deseja, ele quer saber o que seus leitores pensam sobre você. Na verdade, é isso mesmo! É por isso que o Google monitora sites como Wikipédia, DMOZ e outros.

Sobre o SEO

SEO é a sigla que significa Search Engine Optimization. Basicamente, o objetivo do SEO é fazer com que um site apareça entre os primeiros resultados das buscas feitas no Google.

Um dos papéis mais importantes para se conseguir um bom posicionamento nos sites de busca é o uso das palavras-chave. Para melhorar sua posição no Google, você deverá ficar atento ao que seus concorrentes estão fazendo e criar uma boa estratégia.

Além disso, é importante que seu site apresente uma boa estrutura interna. Isso quer dizer que você deve ter links para melhorar a indexação dos seus textos. Para fazer isso, utilize o link building como estratégia e crie boas páginas de destino para ajudar a melhorar a indexação dos conteúdos.

A maioria dos usuários pesquisa por palavras-chave no Google todos os dias. Por isso, saber quais são essas palavras é fundamental para que seu site apareça no topo da busca.

Para ter uma ideia do poder de influência das palavras-chave, pegue um lápis e um papel, anote as palavras mais utilizadas no Google e contemple o quanto elas são poderosas. Elabore uma estratégia de SEO com base nesses dados!

O SEO também pode ser feito pelos usuários. Em vez de buscar as palavras-chave nos sites de busca, eles pesquisam diretamente no Google. Por isso, fazer uma boa descrição dos seus produtos ou serviços aumentará a chance dele aparecer entre os primeiros resultados de uma busca.

Isso também é conhecido como search result optimization (SRO).

Como utilizar o SEO de forma eficiente?

Existem alguns pontos importantes a serem observados antes de estarmos prontos para começar. Vamos lá:

  1. Definição do Público-alvo: escrever textos, fazer links ou redirecionamentos para pessoas;
  2. Posicionamento dos Principais termos: selecionar a palavra-chave correta é fundamental para conseguir tráfego qualificado;
  3. Criação de uma estratégia de marketing: existem ferramentas que podem te auxiliar, seja com uma proposta de valor (Selling Proposition) ou com um plano de divulgação no Google Adwords, Facebook Ads e tantos outros canais disponíveis;
  4. Otimização do site: tem textos otimizados em si? Aposte em um bom conteúdo, compreendido por seu público-alvo;
  5. Envolvimento do usuário: tenha muitos comentários e visualizações para que ele fique ativo até mesmo depois de curtir o portal;
  6. Criação de uma comunidade: seja presente nos sites dos clientes e não apenas nas redes sociais ajuda a criar credibilidade no usuário;
  7. Uso da Plataforma Marketing Digital: diversas plataformas podem ser utilizadas e uma delas é o Google Analytics, por meio da execução de campanhas de remarketing (criação de públicos com base em informações coletadas) para que esses visitantes voltem a visitar o seu site;
  8. Redirecionamentos: a criação dos Links Patrocinados "Adwords" é um ótimo recurso disponibilizado pelo Google, para quem não sabe, ele funciona da seguinte maneira: Vamos supor que você tenha um artigo sobre planos de saúde, seria legal colocar um link neste artigo para o seu site e dentro deste recurso você pode definir a palavra-chave;
  9. Monitoramento: é preciso acompanhar a performance do seu site diariamente, pois em algum momento poderemos verificar que algo está errado e temos que corrigir isso antes do problema piorar. Mas uma boa dica para se evitar esse tipo de transtorno é criar bons conteúdos!;
  10. Utilização de ferramentas: existem diversas ferramentas úteis no mercado, uma delas é o Google Search Console que te mostra em quais palavras-chave está entre os primeiros resultados e até mesmo a indicação de páginas que geraram mais páginas internas;
  11. Monitoramento da concorrência: nem sempre vamos conseguir posicionar nossos sites em 1º lugar, por isso é preciso monitorar quem são seus concorrentes para nos posicionarmos onde for possível;
  12. Cinco passos para o SEO: criar um bom conteúdo, fazer linkagens relevantes, trabalhar a palavra-chave, cuidar da reputação online e monitorar os resultados.
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