O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites para motores de busca, é uma prática de marketing voltada para aumentar as vendas em um micro empreendimento através da otimização dos sites.
A técnica vai desde otimizar títulos de páginas, palavras-chaves, rodapé até a escrita e publicação de conteúdo que construirá uma boa imagem da marca no Google.
A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.
O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.
O SEO oferece diversos benefícios para o empreendimento. Alguns deles são:
O primeiro passo para implementar qualquer técnica de SEO é criar um bom conteúdo. O que diferencia sua empresa dos demais concorrentes não são os serviços oferecidos, mas como você os oferece. Se seu conteúdo é de qualidade, mais pessoas o trocarão por aqueles que costumam buscar nesse mecanismo de busca.
Portanto, treine para escrever o máximo de palavras-chave possível, de forma a otimizar seu conteúdo e facilitar a vida do visitante.
Além disso, invista em boas imagens, infográficos e vídeos para chamar a atenção dos usuários. Procure os sites mais importantes do seu ramo e veja como seus desempenham, para então desenvolver um conteúdo semelhante.
Além de tudo isso, pense em estratégias de redes sociais para alavancar sua empresa. Busque parceiros para promover seus serviços e crie conteúdos originais para envolver seu público.
O SEO é um trabalho contínuo, que exige dedicação e atenção aos detalhes. Por isso, é importante ter um bom profissional dedicado exclusivamente a essa tarefa. Caso contrário, seu site poderá sofrer com os efeitos da má otimização.
Caso esteja iniciando um novo micro empreendimento, é importante otimizá-lo desde o início. Entretanto, para os empreendimentos que já recebem tráfego orgânico, mas ainda não estavam alcançando bons resultados, é possível iniciar a estratégia de SEO posteriormente.
Ou seja, não adianta esperar atingir o topo do Google para começar a cuidar da imagem online do seu e-commerce. A fim de colher os frutos desse investimento é importante iniciá-lo o quanto antes.
A principal vantagem é o aumento do tráfego orgânico. O tráfego orgânico é aquele que o Google vai te trazer, ao configurar sua página para atender determinados critérios. Assim, você não gasta dinheiro com publicidade e no final, você consegue mais tráfego orgânico.
Mas é claro, que existem outras vantagens, como:
Todas essas vantagens podem ser alcançadas através de um bom planejamento.
É importante ter uma boa estratégia de SEO porque ela traz vantagens para o site, como mencionamos anteriormente.
Além disso, é importante porque os mecanismos de buscas estão cada vez mais exigentes e o SEO é a única forma de garantir que seu site fique bem posicionado.
Vamos comparar isso com uma pessoa correndo numa maratona: você só vai conseguir se esforçar muito e fazer um bom desempenho se tiver preparada para a prova, não é mesmo?
Então, o SEO também é uma preparação para as buscas.
Criar um perfil atraente para o seu micro empreendimento em canais como Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Pinterest são fundamentais para gerar tráfego orgânico. Também é importante produzir conteúdos relevantes que reflitam a marca e os produtos oferecidos pelo seu micro empreendimento.
Por fim, é essencial monitorar as estatísticas do site periodicamente para analisar quais os pontos que devem ser melhorados na estratégia de SEO.
Dessa forma, é possível otimizar os resultados que já obteve e melhorar ainda mais a visibilidade da sua marca, gerando mais vendas.
Além disso, não custa lembrar que o SEO é uma estratégia de longo prazo. Portanto, mesmo depois de implementar todos esses cuidados, permaneça atento às novas notícias sobre tendências do mercado e mecanismos de busca para manter os resultados conquistados.
Embora o principal objetivo do SEO seja atrair potenciais clientes, é importante ressaltar que as ações dessa estratégia geralmente trazem outros benefícios para o negócio.
Como resultado, é fundamental que os empreendedores e profissionais pensem em SEO não apenas do ponto de vista das vendas, mas também da imagem da marca.
O Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar os resultados obtidos com a estratégia de SEO. Com essas informações em mãos, é possível identificar quais as páginas que geram maior tráfego, ou seja, quais devem ser foco de SEO.
É fundamental identificar também os resultados com maior taxa de rejeição, pois são os pontos fracos do site e que precisam ser melhorados para alcançar bons resultados.
A fim de que a sua estratégia seja um sucesso, é essencial monitorar os dados e informações obtidas com o Google Analytics periodicamente para identificar quais as principais tendências do mercado e mecanismos de busca e assim acompanhar as mudanças.
O SEO proporciona diferenciais relevantes para o seu site. Além de trazer mais tráfego, também aumenta sua autoridade e possibilita uma boa comunicação com seus clientes e prospects.
Por isso, é importante ter uma estratégia de SEO bem elaborada para obter melhores resultados.
Uma forma de verificar se você está obtendo os resultados desejados é através do Google Analytics. No relatório de “Acquisition”, em “Search Console”, você poderá ver qual o percentual de cliques orgânicos (sem anúncios) que seu site está recebendo.
Caso os resultados não estejam satisfatórios, é importante revisar a estratégia de SEO do seu micro empreendimento.
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