O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites para motores de busca, é uma prática de marketing voltada para aumentar as vendas em um e-commerce através da otimização dos sites.
A técnica vai desde otimizar títulos de páginas, palavras-chaves, rodapé até a escrita e publicação de conteúdo que construirá uma boa imagem da marca no Google.
Uma forma de verificar se você está obtendo os resultados desejados é através do Google Analytics. No relatório de “Acquisition”, em “Search Console”, você poderá ver qual o percentual de cliques orgânicos (sem anúncios) que seu site está recebendo.
Caso os resultados não estejam satisfatórios, é importante revisar a estratégia de SEO do seu e-commerce.
Os principais pontos a serem otimizados em um e-commerce são: title (título), meta description (descrição meta), palavras-chave, URL, imagens e texto.
O título de uma página é um dos elementos mais importantes para se obter bons resultados com SEO. Ele deve conter as principais palavras-chaves e ser sugestivo ao internauta. Seu objetivo é atrair o usuário do buscador para a página, indicando o que ela contém.
A meta description deve conter textos descritivos dos resultados apresentados pelo seu site. Ela é exibida nos resultados de busca do Google e, por isso, é importante que sejam bem escritos para incentivar o internauta a clicar.
As palavras-chave devem ser utilizadas nas tags Title, Description e Header Image. Entretanto, é importante que sejam relevantes para o conteúdo da página. Caso contrário, elas não atrairão nem impactarão os resultados orgânicos do site nos mecanismos de busca e todo esforço feito para otimização será em vão.
O URL é a direção do seu site na internet. Ele deve conter as palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página e, preferencialmente, ser curto e fácil de lembrar para os usuários.
As imagens devem conter descritivo em seu nome, pois serão utilizadas pelo Google e influenciam na otimização dos resultados orgânicos do site.
O texto é o elemento mais importante para SEO. Ele deve conter descritivos, incluir as principais palavras-chaves e ser original (não utilizar cópia).
Caso esteja iniciando um novo e-commerce, é importante otimizá-lo desde o início. Entretanto, para os empreendimentos que já recebem tráfego orgânico, mas ainda não estavam alcançando bons resultados, é possível iniciar a estratégia de SEO posteriormente.
Ou seja, não adianta esperar atingir o topo do Google para começar a cuidar da imagem online do seu e-commerce. A fim de colher os frutos desse investimento é importante iniciá-lo o quanto antes.
Caso a empresa já tenha um site, a primeira ação que deve ser tomada é fazer uma análise concisa dos dados disponíveis em Analytics, identificando quais são os pontos fracos e fortes do seu negócio. A partir daí, será possível traçar estratégias para otimizar o site.
O SEO é um investimento em marketing digital que alia otimização de sites para motores de busca (SEO On-Site) com a produção de conteúdo relevante e atualizado, gerando mais tráfego orgânico para o seu e-commerce.
Além disso, o SEO aumenta a visibilidade da marca e melhora o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, resultando em mais vendas.
Criar um perfil atraente para o seu e-commerce em canais como Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Pinterest são fundamentais para gerar tráfego orgânico. Também é importante produzir conteúdos relevantes que reflitam a marca e os produtos oferecidos pelo seu e-commerce.
Por fim, é essencial monitorar as estatísticas do site periodicamente para analisar quais os pontos que devem ser melhorados na estratégia de SEO.
Dessa forma, é possível otimizar os resultados que já obteve e melhorar ainda mais a visibilidade da sua marca, gerando mais vendas.
Além disso, não custa lembrar que o SEO é uma estratégia de longo prazo. Portanto, mesmo depois de implementar todos esses cuidados, permaneça atento às novas notícias sobre tendências do mercado e mecanismos de busca para manter os resultados conquistados.
Embora o principal objetivo do SEO seja atrair potenciais clientes, é importante ressaltar que as ações dessa estratégia geralmente trazem outros benefícios para o negócio.
Como resultado, é fundamental que os empreendedores e profissionais pensem em SEO não apenas do ponto de vista das vendas, mas também da imagem da marca.
O Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar os resultados obtidos com a estratégia de SEO. Com essas informações em mãos, é possível identificar quais as páginas que geram maior tráfego, ou seja, quais devem ser foco de SEO.
É fundamental identificar também os resultados com maior taxa de rejeição, pois são os pontos fracos do site e que precisam ser melhorados para alcançar bons resultados.
A fim de que a sua estratégia seja um sucesso, é essencial monitorar os dados e informações obtidas com o Google Analytics periodicamente para identificar quais as principais tendências do mercado e mecanismos de busca e assim acompanhar as mudanças.
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