SEO

SEO para e-commerce

Entenda como o SEO funciona em um E-commerce e aprenda como fazer uma boa otimização em seu site! Conte com a Digitalize Now para te auxiliar!

SEO para e-commerce

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites para motores de busca, é uma prática de marketing voltada para aumentar as vendas em um e-commerce através da otimização dos sites.

A técnica vai desde otimizar títulos de páginas, palavras-chaves, rodapé até a escrita e publicação de conteúdo que construirá uma boa imagem da marca no Google.

Como saber se estou otimizando bem meu site?

Uma forma de verificar se você está obtendo os resultados desejados é através do Google Analytics. No relatório de “Acquisition”, em “Search Console”, você poderá ver qual o percentual de cliques orgânicos (sem anúncios) que seu site está recebendo.

Caso os resultados não estejam satisfatórios, é importante revisar a estratégia de SEO do seu e-commerce.

Quais os principais pontos a serem otimizados em um e-commerce?

Os principais pontos a serem otimizados em um e-commerce são: title (título), meta description (descrição meta), palavras-chave, URL, imagens e texto.

O título de uma página é um dos elementos mais importantes para se obter bons resultados com SEO. Ele deve conter as principais palavras-chaves e ser sugestivo ao internauta. Seu objetivo é atrair o usuário do buscador para a página, indicando o que ela contém.

A meta description deve conter textos descritivos dos resultados apresentados pelo seu site. Ela é exibida nos resultados de busca do Google e, por isso, é importante que sejam bem escritos para incentivar o internauta a clicar.

As palavras-chave devem ser utilizadas nas tags Title, Description e Header Image. Entretanto, é importante que sejam relevantes para o conteúdo da página. Caso contrário, elas não atrairão nem impactarão os resultados orgânicos do site nos mecanismos de busca e todo esforço feito para otimização será em vão.

O URL é a direção do seu site na internet. Ele deve conter as palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página e, preferencialmente, ser curto e fácil de lembrar para os usuários.

As imagens devem conter descritivo em seu nome, pois serão utilizadas pelo Google e influenciam na otimização dos resultados orgânicos do site.

O texto é o elemento mais importante para SEO. Ele deve conter descritivos, incluir as principais palavras-chaves e ser original (não utilizar cópia).

Quando devo começar a otimizar meu e-commerce?

Caso esteja iniciando um novo e-commerce, é importante otimizá-lo desde o início. Entretanto, para os empreendimentos que já recebem tráfego orgânico, mas ainda não estavam alcançando bons resultados, é possível iniciar a estratégia de SEO posteriormente.

Ou seja, não adianta esperar atingir o topo do Google para começar a cuidar da imagem online do seu e-commerce. A fim de colher os frutos desse investimento é importante iniciá-lo o quanto antes.

E se eu já tenho um site?

Caso a empresa já tenha um site, a primeira ação que deve ser tomada é fazer uma análise concisa dos dados disponíveis em Analytics, identificando quais são os pontos fracos e fortes do seu negócio. A partir daí, será possível traçar estratégias para otimizar o site.

Quais os benefícios do SEO?

O SEO é um investimento em marketing digital que alia otimização de sites para motores de busca (SEO On-Site) com a produção de conteúdo relevante e atualizado, gerando mais tráfego orgânico para o seu e-commerce.

Além disso, o SEO aumenta a visibilidade da marca e melhora o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, resultando em mais vendas.

Como faço para melhorar meu posicionamento nos resultados de busca?

Criar um perfil atraente para o seu e-commerce em canais como Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Pinterest são fundamentais para gerar tráfego orgânico. Também é importante produzir conteúdos relevantes que reflitam a marca e os produtos oferecidos pelo seu e-commerce.

Por fim, é essencial monitorar as estatísticas do site periodicamente para analisar quais os pontos que devem ser melhorados na estratégia de SEO.

Dessa forma, é possível otimizar os resultados que já obteve e melhorar ainda mais a visibilidade da sua marca, gerando mais vendas.

Além disso, não custa lembrar que o SEO é uma estratégia de longo prazo. Portanto, mesmo depois de implementar todos esses cuidados, permaneça atento às novas notícias sobre tendências do mercado e mecanismos de busca para manter os resultados conquistados.

Embora o principal objetivo do SEO seja atrair potenciais clientes, é importante ressaltar que as ações dessa estratégia geralmente trazem outros benefícios para o negócio.

Como resultado, é fundamental que os empreendedores e profissionais pensem em SEO não apenas do ponto de vista das vendas, mas também da imagem da marca.

Como analisar os resultados da minha estratégia SEO?

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar os resultados obtidos com a estratégia de SEO. Com essas informações em mãos, é possível identificar quais as páginas que geram maior tráfego, ou seja, quais devem ser foco de SEO.

É fundamental identificar também os resultados com maior taxa de rejeição, pois são os pontos fracos do site e que precisam ser melhorados para alcançar bons resultados.

A fim de que a sua estratégia seja um sucesso, é essencial monitorar os dados e informações obtidas com o Google Analytics periodicamente para identificar quais as principais tendências do mercado e mecanismos de busca e assim acompanhar as mudanças.

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