SEO

SEO: palavras-chave

Acompanhe como a estratégia SEO é dividida e como as palavras-chave são trabalhas por meio dela! Vem com a Digitalize Now que te informamos!

SEO: palavras-chave

SEO: o que é?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, “otimização para mecanismos de busca”. É um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa orgânica das ferramentas de busca.

A palavra “otimização” significa a melhoria do site para os mecanismos de busca.  Ou seja, no sentido mais amplo e geral do termo, SEO significa “melhoria de sites”.

Criado pela internet com o fim de facilitar a pesquisa por meio da busca orgânica (que contabiliza apenas links patrocinados e resultados não pagos), o SEO tornou-se uma estratégia indispensável para qualquer empresa que deseje aparecer na primeira página dos mecanismos de busca.

Apesar da crescente importância do SEO, muitas pessoas ainda não conhecem seus benefícios. Além de proporcionar maior visibilidade para o site, o SEO também melhora o posicionamento do site nos resultados de busca, aumenta o tráfego e, consequentemente, as visitas do site.

As principais queixas sobre o SEO são:

  1. Dificuldade de implementação;
  2. Alto custo;
  3. Lentidão para publicação dos resultados.

No entanto, é possível obter bons resultados com o SEO sem grandes investimentos. E os resultados demoram, em média, de seis a oito meses para começar a aparecer.

Muitas pessoas também se preocupam com a possibilidade de o SEO prejudicar os mecanismos de busca. Como a maioria dos sites precisa ser tratado, isto é, corrigido para que o Google atinja seus resultados desejados, pode-se pensar que, ao fazer SEO, estamos manipulando os rankings.

No entanto, isto não é verdade. O SEO é uma estratégia de longo prazo e, para ser bem-sucedido, requer o comprometimento da empresa com o crescimento do seu negócio.

Com o empenho da gestão da empresa e investimentos contínuos, o SEO pode ser uma estratégia indispensável para a promoção de qualquer estabelecimento comercial. No Brasil, ainda há muito o que se explorar nesta área. Portanto, invista em SEO e torne-se visível para o mercado!

Quais as vantagens de uma boa estratégia de SEO?

A principal vantagem é o aumento do tráfego orgânico. O tráfego orgânico é aquele que o Google vai te trazer, ao configurar sua página para atender determinados critérios. Assim, você não gasta dinheiro com publicidade e no final, você consegue mais tráfego orgânico.

Mas é claro, que existem outras vantagens, como:

  • Maior visibilidade da marca;
  • Maior autoridade do site;
  • Aumento nas vendas.

Todas essas vantagens podem ser alcançadas através de um bom planejamento.

Como funciona o SEO?

Vamos dividir as práticas de SEO em três partes: SEO on-site, SEO on-page e SEO off-page.

Mas antes de te explicar um pouco mais sobre cada uma, é importante deixar claro que muitas referências dividem somente on-page e off-page. Incluindo a parte técnica dentro de on-page. Mas, como as duas envolvem técnicas com aplicação muito distintas, é importante dividir em três partes mesmo.

SEO on-site

O SEO on-site pode ser considerado mais técnico pois é incluído a qualidade do HTML do seu site, o tempo que a página leva para carregar, qual a experiência do usuário na sua página, quão seguro seu site é, a estrutura de heading tags, a configuração de rich snippets e outros fatores técnicos.

Acontece que grande parte dessas configurações são muito relevantes para o desempenho do seu site no ranking de buscadores.

Algumas, inclusive, são fatores de rankeamento do Google, como a velocidade do carregamento, arquitetura e segurança.

SEO off-page

Falando em links, o SEO off-page tem muito a ver com ele. Isso porque receber links de outros sites também é um dos fatores que impactam no desempenho orgânico.

Da mesma forma que os livros que possuem mais referências de outros livros são considerados melhores credibilidade sobre o assunto, os sites que possuem mais referências de outros sites, acabam possuindo mais credibilidade sobre o tema.

Acontece que apenas receber links não é o suficiente. Esses links devem ter relevância para você e, quanto maior for a autoridade do site que estiver fazendo isso, melhor vai ser para o seu site.

Outras coisas também interferem o SEO off-page, como as menções a sua marca (mesmo as que não recebem links). Estudos apontam ainda que o engajamento nas redes sociais acaba impactando no SEO off-page. Será?!

Resumindo, SEO on-site e on-page, ficam no domínio e, dessa forma, é possível que você o melhore e otimize ao máximo. Já no SEO off-page, você vai depender muito mais da sua presença fora do seu site.

SEO on-page

A atualização Panda, que foi lançada pelo Google em 2011 e considera a experiência do usuário no site como fator de ranqueamento, fez com que a qualidade do conteúdo impactasse cada vez mais no posicionamento orgânico do site.

A prova disso veio em 2016, quando um especialista do Google revelou os três principais fatores que definem o um bom posicionamento orgânico no Google são links, conteúdos e rankbrain.

O SEO on-page, dessa forma, é mais focado no conteúdo das páginas e, dessa forma, é analisada principalmente a qualidade do conteúdo entregue no site, o uso de palavras-chave, a otimização da url, title, description e links internos.

As palavras-chave, por exemplo, são fator fundamental para estabelecer as oportunidades de otimização e, principalmente, a prioridade de produção de conteúdo.

A pesquisa de palavras-chave é feita com base em volume de buscas, competitividade e número de conversões em relação ao seu negócio.

Nesse contexto, precisamos frisar que o objetivo do SEO é melhorar a visibilidade de um site na internet, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados das buscas. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.

Ainda sim, é válido ressaltar que o SEO não se resume a algumas palavras-chave. É preciso saber onde colocá-las, como costurá-las e onde dispô-las para obter melhores resultados. Para isso, você deve buscar um bom profissional de SEO para ajudá-lo.

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