SEO significa "Search Engine Optimization" e é uma técnica usada para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica (ou seja, aqueles que não são pagos). Esse é um processo que pode ser realizado por um especialista em SEO ou através de um plugin do Google, a ferramenta é a mesma.
A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.
O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.
A SEO também tem a função de fazer com que as páginas do site apresentem uma boa taxa de rejeição (ou seja, bem menor do que a taxa de conversão).
Isso significa que quanto mais o internauta se aprofundar na página, mais chances o site terá de fazê-lo convertido em um cliente.
Seu crescimento é influenciado por diversos fatores, incluindo: nível e tipo de qualificação do conteúdo; estrutura de links internos e externos; velocidade de carregamento da página; usabilidade da página etc.
Há vários recursos que podem ser implementados para um trabalho de SEO, dentre eles:
O SEO proporciona um tráfego qualificado para o site, ou seja, antes de utilizar outras estratégias, é preciso fazer sua página aparecer nos primeiros lugares nos resultados orgânicos da busca. Além disso, o SEO é uma estratégia que traz resultados a longo prazo, pois depende de um trabalho contínuo de qualidade.
Outro benefício é a economia: com o SEO, não é preciso investir em anúncios pagos, como o mecanismo AdWords do Google. Ainda assim, é importante ressaltar que nem sempre isso acontece: alguns resultados orgânicos não aparecem nos primeiros colocados e os anúncios podem ser necessários.
Já um benefício que acontece de forma imediata é a melhora na autoridade do site, ou seja, todo trabalho de SEO faz com que ele apareça agregado por mecanismos de buscas e passe a contar com uma credibilidade maior. Isso, consequentemente, causa um maior potencial de conversão para o site.
Ainda nessa área, cabe ressaltar que SEO e SEM são duas coisas diferentes: enquanto o SEO é um processo de qualidade, o SEM (ou seja, marketing de palavra-chave) tem uma característica de compra de espaço e traz retorno financeiro imediato para o site.
Ao contrário do que muita gente pensa, SEO e SEM são duas ferramentas distintas para gestão de marketing online. Enquanto o primeiro é um processo que traz resultados a longo prazo, o segundo tem uma estratégia de curto prazo e traz retorno financeiro imediato para o site.
É possível também estabelecer os seguintes paralelos:
O objetivo do SEO (Search Engine Optimization) é melhorar a visibilidade de um site na internet, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados das buscas. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.
O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.
Já o "off page" engloba todos os elementos que são importantes para o site, mas que não dependem do trabalho de um profissional. Por exemplo: como será a imagem do site no Google? O título da página aparecerá antes do conteúdo? A autoridade do domínio está elevada ou baixa? Quais são os resultados das buscas para o site em questão? Enfim, todos esses fatores influenciam no posicionamento orgânico.
A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.