SEO

SEO: o que é?

Veja neste artigo tudo sobre a estratégia SEO e entenda como aplica-la em seu site! Conte com o Digitalize Now que te auxiliamos em sua transformação digital!

SEO: o que é?

O Google é, de longe, o maior site de buscas do mundo. Você provavelmente já usou os resultados da pesquisa Google, fornecidos pela ferramenta de busca localizada na parte superior direita da tela e o comando central Adsense para gerar receita através da publicidade.

O seu objetivo é, portanto, aparecer nos resultados de pesquisa do Google para as palavras-chave que as pessoas estão procurando e assim disponibilizar seus produtos ou serviços. No entanto, como você pode saber quais palavras pesquisar?

O melhor lugar para começar é analisando sua concorrência. O que seus rivais estão fazendo para aparecer nos resultados de pesquisa do Google e dominar o caminho para os clientes? O que eles estão fazendo bem, mas você pode melhorar?

O trabalho de investigação sobre seus concorrentes é realmente valioso e vai lhe dizer muito sobre sua concorrência e o que você pode fazer para alcançar mais tráfego.

Como seu site não é tão popular quanto o Google, você precisa usar estratégias e ferramentas especiais para conseguir que seu site apareça nos resultados de busca do Google.

Essas estratégias e ferramentas são chamadas de SEO (Search Engine Optimization) - otimização para motores de busca - e consistem em um grupo de técnicas que visam tornar seu site mais atrativo para os mecanismos de busca.

Como o Google é tendencioso por natureza, em seu favor significa que tudo o que você fizer para tornar o texto em seu site mais relevante irá dar um impulso na posição do site nos resultados de pesquisa.

A boa notícia é que você pode manipular as palavras-chave usadas no conteúdo para aumentar a credibilidade e a popularidade do site. E isso provoca uma mudança rápida da página de pesquisa.

É importante que você trabalhe com otimização de busca do Google porque isso vai influenciar muito a experiência do usuário e as taxas de clique nos resultados de busca, tornando possível para os visitantes encontrar sua página no topo dos resultados do Google e clicar na sua oferta.

Você quer atrair as pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, não é?

Sobre o SEO

SEO é a sigla que significa Search Engine Optimization. Basicamente, o objetivo do SEO é fazer com que um site apareça entre os primeiros resultados das buscas feitas no Google.

Um dos papéis mais importantes para se conseguir um bom posicionamento nos sites de busca é o uso das palavras-chave. Para melhorar sua posição no Google, você deverá ficar atento ao que seus concorrentes estão fazendo e criar uma boa estratégia.

Além disso, é importante que seu site apresente uma boa estrutura interna. Isso quer dizer que você deve ter links para melhorar a indexação dos seus textos. Para fazer isso, utilize o link building como estratégia e crie boas páginas de destino para ajudar a melhorar a indexação dos conteúdos.

A maioria dos usuários pesquisa por palavras-chave no Google todos os dias. Por isso, saber quais são essas palavras é fundamental para que seu site apareça no topo da busca.

Para ter uma ideia do poder de influência das palavras-chave, pegue um lápis e um papel, anote as palavras mais utilizadas no Google e contemple o quanto elas são poderosas. Elabore uma estratégia de SEO com base nesses dados!

O SEO também pode ser feito pelos usuários. Em vez de buscar as palavras-chave nos sites de busca, eles pesquisam diretamente no Google. Por isso, fazer uma boa descrição dos seus produtos ou serviços aumentará a chance dele aparecer entre os primeiros resultados de uma busca. Isso também é conhecido como search result optimization (SRO).

Benefícios do SEO

A gente entende que, para quem está começando, tudo isso pode parecer assustador. Mas existem muitos benefícios no SEO que podem te ajudar a começar ou a se destacar no mercado como:

  • Aumento do tráfego orgânico - com o SEO é possível aumentar significativamente os cliques vindos dos buscadores, sendo que este tráfego gera mais vendas diretas e indiretas. Muitos profissionais acreditam que o SEO gera mais vendas do que qualquer outra ferramenta de marketing digital;
  • Melhoria no ranking - com a otimização para motores de busca é possível melhorar significativamente o posicionamento do site nos mecanismos de busca, aumentando assim a visibilidade e a exposição da empresa;
  • Redução dos custos - com o SEO é possível reduzir significativamente os custos com propaganda paga, que é uma das principais fontes de tráfego;
  • Aumento do ROI - com o SEO é possível que os clientes que chegam através dos motores de busca convertam-se em leads mais qualificados, aumentando assim a taxa de conversão;
  • Melhora na reputação online - com o SEO é possível mostrar-se da forma mais correta para os seus clientes, tornando-se uma marca confiável e recomendada. Com um trabalho bem feito de SEO a empresa tem a possibilidade de construir uma boa comunicação online, que é um fator determinante para o crescimento da marca.

Estratégias de SEO

As estratégias utilizadas para otimizar um site variam de acordo com a necessidade do mesmo. É imprescindível conhecer bem o público alvo da empresa, pois os mecanismos de busca são muito ágeis e o alvo do seu site pode mudar de uma hora para outra.

O SEO não é um serviço de curto prazo, portanto considerar isso para definir qual a estratégia ideal para sua empresa é importante para que se consiga otimizar de forma eficaz. Algumas dicas básicas são:

  • Ter um bom planejamento, montando uma estratégia;
  • Fazer apresentações para os clientes, para que eles entendam o processo;
  • Criar um blog para apresentar conteúdos relevantes e atualizados, além de gerar mais tráfego para o site;
  • Pesquisar sobre outras empresas da mesma área para identificar o que fazem e copiar informações;
  • Não se pode exagerar nos termos de busca, pois isso é considerado spamming, além disso os resultados podem ser penalizados.

Como testar o SEO?

Sempre fica um pouco difícil saber se o trabalho de SEO está sendo bem feito ou não, afinal de contas podem existir diversos fatores que influenciam no bom posicionamento do site nos mecanismos de busca.

Para que se tenha uma ideia de como está funcionando o SEO é possível fazer testes. O teste do SEO pode ser feito com base nos resultados obtidos em pesquisas realizadas no Google e em outros buscadores.

Os resultados do teste podem ser vistos como acréscimo da audiência no site, ou seja, mais pessoas fazendo pesquisas sobre determinados assuntos e terminando no mesmo lugar. É possível também fazer uma análise para saber qual a porcentagem de pessoas que realmente chegam ao site.

Fazer um teste do SEO é uma ótima forma de otimizar ainda mais o trabalho, pois auxiliará na compreensão sobre como os motores de busca funcionam. Os resultados obtidos com o teste do SEO podem servir para auxiliar e melhorar ainda mais seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Como funciona o SEO?

O SEO é uma estratégia de longo prazo que visa melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca. Para isso, é necessário analisar diversos fatores, como:

  • Palavras-chave;
  • Conteúdo do site;
  • Título e descrição do site;
  • Links externos e internos;
  • Indexação dos sites nos mecanismos de busca.

É importante destacar que o SEO não é uma técnica milagrosa. Para obter bons resultados, é necessário investir tempo e esforço na execução das estratégias.

Apesar dos benefícios, o SEO ainda é pouco conhecido no Brasil. Muitas empresas ignoram a importância da estratégia, preferindo investir em publicidade ou marketing de conteúdo. No entanto, as possibilidades do SEO são infinitas e as empresas que o utilizam têm crescimento exponencial.

O SEO é uma excelente oportunidade para o empreendedor conquistar sua fatia no mercado. Afinal, não é possível ignorar a existência de ferramentas que permitem ao usuário pesquisar por meio do Google, Busca e Yahoo!. Portanto, invista em SEO e obtenha resultados satisfatórios para o seu negócio!

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