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Acompanhe neste artigo tudo sobre a estratégia SEO e entenda como garantir bons resultados com ela! Conte com a Digitalize Now que te ajudamos!

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SEO: o que significa?

SEO significa "Search Engine Optimization" e é uma técnica usada para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica (ou seja, aqueles que não são pagos). Esse é um processo que pode ser realizado por um especialista em SEO ou através de um plugin do Google, a ferramenta é a mesma.

A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.

O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.

A SEO também tem a função de fazer com que as páginas do site apresentem uma boa taxa de rejeição (ou seja, bem menor do que a taxa de conversão). Isso significa que quanto mais o internauta se aprofundar na página, mais chances o site terá de fazê-lo convertido em um cliente.

Seu crescimento é influenciado por diversos fatores, incluindo: nível e tipo de qualificação do conteúdo; estrutura de links internos e externos; velocidade de carregamento da página; usabilidade da página etc.

As ferramentas utilizadas pelos mecanismos de busca para determinar quais sites são relevantes para um determinado termo-chave presente no pedido de busca do usuário.

Muitos dos princípios da SEO, como meta tags e textos alternativos, já estão enraizados em outras práticas de marketing digital, especialmente na publicidade online e na comunicação para site.

As duas áreas são interdependentes, mas a otimização de sites integra-se ao marketing digital geral ao promover tráfego qualificado através dos mecanismos de busca.

Quais os benefícios do SEO?

O SEO ajuda a gerar tráfego qualificado para determinados serviços e sites.

Os mecanismos de busca possuem diversas ferramentas que monitoram o comportamento do usuário da rede e este sistema consegue identificar a maioria dos sites que estão acessando a internet.

Sites com mais autoridade são mais bem referenciados e isso traz ganhos para todos os envolvidos, desde o cliente final até o dono do site.

A consultoria SEO é um bom modo de evidenciar serviços e também conteúdo, mas tudo isso com foco no usuário.

O objetivo é fazer com que o site seja encontrado quando alguém estiver buscando informações relacionadas e também que seja compartilhado em redes sociais.

Ao estruturar um site de acordo com o SEO, os resultados são mais palpáveis para os usuários que fazem buscas, ganham mais credibilidade e isso pode ser gerador de clientes para diversas organizações.

Como funciona o SEO?

O SEO é uma estratégia de longo prazo que visa melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca. Para isso, é necessário analisar diversos fatores, como:

  • Palavras-chave;
  • Conteúdo do site;
  • Título e descrição do site;
  • Links externos e internos;
  • Indexação dos sites nos mecanismos de busca.

É importante destacar que o SEO não é uma técnica milagrosa. Para obter bons resultados, é necessário investir tempo e esforço na execução das estratégias.

Apesar dos benefícios, o SEO ainda é pouco conhecido no Brasil. Muitas empresas ignoram a importância da estratégia, preferindo investir em publicidade ou marketing de conteúdo. No entanto, as possibilidades do SEO são infinitas e as empresas que o utilizam têm crescimento exponencial.

O SEO é uma excelente oportunidade para o empreendedor conquistar sua fatia no mercado. Afinal, não é possível ignorar a existência de ferramentas que permitem ao usuário pesquisar por meio do Google, Busca e Yahoo!. Portanto, invista em SEO e obtenha resultados satisfatórios para o seu negócio!

Vantagens que só o SEO tem

Dentre as inúmeras vantagens do SEO estão:

  1. São os sites de busca que fazem a classificação dos resultados, não existe uma empresa que faça isso para você (caso contrário seria mais um serviço pago);
  2. Tenha o site da web como referência na explicação do assunto que seu produto/serviço trata;
  3. Ficar entre os primeiros é algo natural, pois está nos mecanismos de busca e seus clientes procuram por ali. Se eles estiverem na internet, irão procurar por você, seu site será encontrado pela primeira vez e seus clientes já saberão do que se trata;
  4. Encontre no Google o mesmo termo utilizado na pesquisa interna da sua loja virtual;
  5. Você terá um website que entrega o que os visitantes estão buscando, mas também atende as palavras-chave utilizadas nas buscas.

Como obter os resultados do SEO esperados?

Existem alguns métodos e técnicas que são usados de forma natural na otimização do Google. Abaixo você vai encontrar a lista com as 4 etapas essenciais para a otimização orgânica do Google:

  1. Escreva um bom nome de domínio para seu site, evitando palavras chave. Os motores de busca preferem URLs (Uniform Resource Locators) semelhantes a www.example.com enquanto as páginas mencionadas como uma colmeia de dados;
  2. Escolha um tema abrangente, sem especificar que é sobre uma palavra-chave particular para seu site. Você quer construir links externos em sites que são relevantes ao seu domínio, não apenas o trabalho de torná-lo popular como algo relacionado a outro assunto;
  3. Use backlinks estrategicamente e instigue a conversação em sua página do Facebook ou no blog. Isso irá fazer com que as pessoas falem sobre você na Web e vai levar o seu conteúdo para outros sites;
  4. Mantenha as páginas da Web com um título atraente e uma descrição única em cada publicação. Isso ajuda a dar maior credibilidade para o seu site, especialmente quando é encontrado nos resultados de pesquisa do Google e permite que os motores de busca tenham acesso ao texto da sua apresentação.

Estratégias de SEO

As estratégias utilizadas para otimizar um site variam de acordo com a necessidade do mesmo. É imprescindível conhecer bem o público alvo da empresa, pois os mecanismos de busca são muito ágeis e o alvo do seu site pode mudar de uma hora para outra.

O SEO não é um serviço de curto prazo, portanto considerar isso para definir qual a estratégia ideal para sua empresa é importante para que se consiga otimizar de forma eficaz. Algumas dicas básicas são:

  • Ter um bom planejamento, montando uma estratégia;
  • Fazer apresentações para os clientes, para que eles entendam o processo;
  • Criar um blog para apresentar conteúdos relevantes e atualizados, além de gerar mais tráfego para o site;
  • Pesquisar sobre outras empresas da mesma área para identificar o que fazem e copiar informações;
  • Não se pode exagerar nos termos de busca, pois isso é considerado spamming, além disso os resultados podem ser penalizados.

Como analisar os resultados da minha estratégia SEO?

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar os resultados obtidos com a estratégia de SEO. Com essas informações em mãos, é possível identificar quais as páginas que geram maior tráfego, ou seja, quais devem ser foco de SEO.

É fundamental identificar também os resultados com maior taxa de rejeição, pois são os pontos fracos do site e que precisam ser melhorados para alcançar bons resultados.

A fim de que a sua estratégia seja um sucesso, é essencial monitorar os dados e informações obtidas com o Google Analytics periodicamente para identificar quais as principais tendências do mercado e mecanismos de busca e assim acompanhar as mudanças.

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