O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites para motores de busca, é uma prática de marketing voltada para aumentar as vendas em um micro empreendimento através da otimização dos sites.
A técnica vai desde otimizar títulos de páginas, palavras-chaves, rodapé até a escrita e publicação de conteúdo que construirá uma boa imagem da marca no Google.
A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.
O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.
SEM é a abreviação para o termo em inglês “Search Engine Marketing” e significa “Marketing para mecanismos de busca”. É um conjunto de técnicas utilizadas para promover um site nas páginas de resultados dos buscadores. Embora as duas siglas tenham significados semelhantes, SEO e SEM são processos diferentes.
O SEO é a otimização do conteúdo do site para melhorar o posicionamento orgânico, sem pagar nada. Já o SEM é a estratégia de pagamento para aparecer nas primeiras posições da pesquisa, através de anúncios patrocinados.
Apesar de existirem diferenças entre SEO e SEM as duas estratégias podem ser utilizadas para obter melhores resultados na internet. O SEO é importante para trazer tráfego orgânico para o site e o SEM, para trazer tráfego pago.
Mesmo as empresas que utilizam apenas o SEO para promover seus sites podem ter dificuldades de atrair visitantes. O conteúdo do site pode ser otimizado para aumentar a visibilidade nas pesquisas, mas isso não quer dizer que ele vai aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca.
Para conseguir um bom posicionamento no Google, por exemplo, é necessário que o conteúdo seja relevante, informativo e atraente para os usuários. Além disso, ele deve ser indexado pelos mecanismos de busca e não pode conter erros gramaticais ou de ortografia.
Ao utilizar as duas estratégias, é possível melhorar o tráfego para o site e aumentar as chances de conversão da audiência em clientes.
Por exemplo, o SEO traz pessoas que buscam informações sobre determinado produto ou serviço para o site. Já o SEM atrai pessoas que estão interessadas em comprar e é possível vender mais com um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
O SEO oferece diversos benefícios para as empresas. Alguns deles são:
O SEM traz diversos benefícios para as empresas, como:
É possível utilizar as duas estratégias ao mesmo tempo, mas é preciso ter cuidado para não confundir os leitores. O SEO é uma forma gratuita de atrair tráfego orgânico para seu site e o SEM é uma forma de atrair tráfego pago.
Por isso, é importante utilizar as duas estratégias de forma complementar. O SEO é ideal para aumentar a visibilidade do site e a credibilidade da empresa, enquanto o SEM é ideal para aumentar as vendas e o engajamento da audiência.
Todas as empresas podem utilizar estratégias de SEO e SEM, desde que tenham um bom conteúdo para publicar no site. Também é preciso ter um bom plano de marketing e investir em anúncios de buscas para atrair visitantes que estão interessados em comprar.
Além disso, é importante ter uma boa estrutura de conteúdo e produzir conteúdos relevantes, informativos e de qualidade para atrair o público-alvo. Afinal, o SEO é uma estratégia que depende do conteúdo do site para trazer tráfego orgânico a ele.
O primeiro passo para implementar qualquer técnica de SEO é criar um bom conteúdo. O que diferencia sua empresa dos demais concorrentes não são os serviços oferecidos, mas como você os oferece. Se seu conteúdo é de qualidade, mais pessoas o trocarão por aqueles que costumam buscar nesse mecanismo de busca.
Portanto, treine para escrever o máximo de palavras-chave possível, de forma a otimizar seu conteúdo e facilitar a vida do visitante. Além disso, invista em boas imagens, infográficos e vídeos para chamar a atenção dos usuários.
Procure os sites mais importantes do seu ramo e veja como seus desempenham, para então desenvolver um conteúdo semelhante.
Além de tudo isso, pense em estratégias de redes sociais para alavancar sua empresa. Busque parceiros para promover seus serviços e crie conteúdos originais para envolver seu público.
O SEO é um trabalho contínuo, que exige dedicação e atenção aos detalhes. Por isso, é importante ter um bom profissional dedicado exclusivamente a essa tarefa. Caso contrário, seu site poderá sofrer com os efeitos da má otimização.
Uma forma de verificar se você está obtendo os resultados desejados é através do Google Analytics. No relatório de “Acquisition”, em “Search Console”, você poderá ver qual o percentual de cliques orgânicos (sem anúncios) que seu site está recebendo.
Caso os resultados não estejam satisfatórios, é importante revisar a estratégia de SEO do seu site.
O SEO proporciona diferenciais relevantes para o seu site. Além de trazer mais tráfego, também aumenta sua autoridade e possibilita uma boa comunicação com seus clientes e prospects.
Por isso, é importante ter uma estratégia de SEO bem elaborada para obter melhores resultados.
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