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SEO e SEM, qual a diferença?

Entenda as diferenças e as características entre SEO e SEM e como utilizar essas duas estratégias em conjunto! Conte com a Digitalize Now para de auxiliar!

SEO e SEM, qual a diferença?

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites para motores de busca, é uma prática de marketing voltada para aumentar as vendas em um micro empreendimento através da otimização dos sites.

A técnica vai desde otimizar títulos de páginas, palavras-chaves, rodapé até a escrita e publicação de conteúdo que construirá uma boa imagem da marca no Google.

A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.

O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.

O que é SEM?

SEM é a abreviação para o termo em inglês “Search Engine Marketing” e significa “Marketing para mecanismos de busca”. É um conjunto de técnicas utilizadas para promover um site nas páginas de resultados dos buscadores. Embora as duas siglas tenham significados semelhantes, SEO e SEM são processos diferentes.

O SEO é a otimização do conteúdo do site para melhorar o posicionamento orgânico, sem pagar nada. Já o SEM é a estratégia de pagamento para aparecer nas primeiras posições da pesquisa, através de anúncios patrocinados.

Apesar de existirem diferenças entre SEO e SEM as duas estratégias podem ser utilizadas para obter melhores resultados na internet. O SEO é importante para trazer tráfego orgânico para o site e o SEM, para trazer tráfego pago.

Por que usar as duas estratégias juntas?

Mesmo as empresas que utilizam apenas o SEO para promover seus sites podem ter dificuldades de atrair visitantes. O conteúdo do site pode ser otimizado para aumentar a visibilidade nas pesquisas, mas isso não quer dizer que ele vai aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca.

Para conseguir um bom posicionamento no Google, por exemplo, é necessário que o conteúdo seja relevante, informativo e atraente para os usuários. Além disso, ele deve ser indexado pelos mecanismos de busca e não pode conter erros gramaticais ou de ortografia.

Ao utilizar as duas estratégias, é possível melhorar o tráfego para o site e aumentar as chances de conversão da audiência em clientes.

Por exemplo, o SEO traz pessoas que buscam informações sobre determinado produto ou serviço para o site. Já o SEM atrai pessoas que estão interessadas em comprar e é possível vender mais com um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Quais os benefícios do SEO?

O SEO oferece diversos benefícios para as empresas. Alguns deles são:

  • Melhor posicionamento nos resultados das buscas;
  • Aumento do tráfego e consequente visitas, com mais chances de conversão para novos negócios;
  • Menores custos com segmentação, pois o SEO permite trabalhar com campanhas demográficas específicas do público-alvo desejado;
  • Maior lucratividade, favorecida pelos resultados financeiros obtidos nas visitas geradas pelo SEO;
  • Estabelecimento de um bom relacionamento com o público, que passa a enxergar a empresa como referência na área em que atua.

Quais os benefícios do SEM?

O SEM traz diversos benefícios para as empresas, como:

  • Aumento da visibilidade do site;
  • Aumento da credibilidade da empresa;
  • Maior engajamento da audiência;
  • Aumento do tráfego orgânico, pois muitas pessoas fazem buscas antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Quando utilizar a estratégia SEO e a SEM?

É possível utilizar as duas estratégias ao mesmo tempo, mas é preciso ter cuidado para não confundir os leitores. O SEO é uma forma gratuita de atrair tráfego orgânico para seu site e o SEM é uma forma de atrair tráfego pago.

Por isso, é importante utilizar as duas estratégias de forma complementar. O SEO é ideal para aumentar a visibilidade do site e a credibilidade da empresa, enquanto o SEM é ideal para aumentar as vendas e o engajamento da audiência.

Quem pode se beneficiar dessas estratégias?

Todas as empresas podem utilizar estratégias de SEO e SEM, desde que tenham um bom conteúdo para publicar no site. Também é preciso ter um bom plano de marketing e investir em anúncios de buscas para atrair visitantes que estão interessados em comprar.

Além disso, é importante ter uma boa estrutura de conteúdo e produzir conteúdos relevantes, informativos e de qualidade para atrair o público-alvo. Afinal, o SEO é uma estratégia que depende do conteúdo do site para trazer tráfego orgânico a ele.

Como implementar o SEO?

O primeiro passo para implementar qualquer técnica de SEO é criar um bom conteúdo. O que diferencia sua empresa dos demais concorrentes não são os serviços oferecidos, mas como você os oferece. Se seu conteúdo é de qualidade, mais pessoas o trocarão por aqueles que costumam buscar nesse mecanismo de busca.

Portanto, treine para escrever o máximo de palavras-chave possível, de forma a otimizar seu conteúdo e facilitar a vida do visitante. Além disso, invista em boas imagens, infográficos e vídeos para chamar a atenção dos usuários.

Procure os sites mais importantes do seu ramo e veja como seus desempenham, para então desenvolver um conteúdo semelhante.

Além de tudo isso, pense em estratégias de redes sociais para alavancar sua empresa. Busque parceiros para promover seus serviços e crie conteúdos originais para envolver seu público.

O SEO é um trabalho contínuo, que exige dedicação e atenção aos detalhes. Por isso, é importante ter um bom profissional dedicado exclusivamente a essa tarefa. Caso contrário, seu site poderá sofrer com os efeitos da má otimização.

Como saber se estou otimizando bem meu site?

Uma forma de verificar se você está obtendo os resultados desejados é através do Google Analytics. No relatório de “Acquisition”, em “Search Console”, você poderá ver qual o percentual de cliques orgânicos (sem anúncios) que seu site está recebendo.

Caso os resultados não estejam satisfatórios, é importante revisar a estratégia de SEO do seu site.

Qual o diferencial que o SEO proporciona para meu site?

O SEO proporciona diferenciais relevantes para o seu site. Além de trazer mais tráfego, também aumenta sua autoridade e possibilita uma boa comunicação com seus clientes e prospects.

Por isso, é importante ter uma estratégia de SEO bem elaborada para obter melhores resultados.

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