SEO

SEO e SEM

Entenda como funciona as estratégias SEO e SEM e veja a importância de usar as duas em seu negócio! Vem com a Digitalize Now neste artigo completo que te explicamos!

SEO e SEM

O que é SEO?

SEO é a abreviação para o termo em inglês “Search Engine Optimization” e significa “Otimização para mecanismos de busca”. É um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados dos buscadores.

O que é SEM?

SEM é a abreviação para o termo em inglês “Search Engine Marketing” e significa “Marketing para mecanismos de busca”. É um conjunto de técnicas utilizadas para promover um site nas páginas de resultados dos buscadores.

Embora as duas siglas tenham significados semelhantes, SEO e SEM são processos diferentes. O SEO é a otimização do conteúdo do site para melhorar o posicionamento orgânico, sem pagar nada. Já o SEM é a estratégia de pagamento para aparecer nas primeiras posições da pesquisa, através de anúncios patrocinados.

Apesar de existirem diferenças entre SEO e SEM as duas estratégias podem ser utilizadas para obter melhores resultados na internet. O SEO é importante para trazer tráfego orgânico para o site e o SEM, para trazer tráfego pago.

Por que é importante usar as duas estratégias?

Mesmo as empresas que utilizam apenas o SEO para promover seus sites podem ter dificuldades de atrair visitantes.  O conteúdo do site pode ser otimizado para aumentar a visibilidade nas pesquisas, mas isso não quer dizer que ele vai aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca.

Para conseguir um bom posicionamento no Google, por exemplo, é necessário que o conteúdo seja relevante, informativo e atraente para os usuários. Além disso, ele deve ser indexado pelos mecanismos de busca e não pode conter erros gramaticais ou de ortografia.

Ao utilizar as duas estratégias, é possível melhorar o tráfego para o site e aumentar as chances de conversão da audiência em clientes. Por exemplo, o SEO traz pessoas que buscam informações sobre determinado produto ou serviço para o site.

Já o SEM atrai pessoas que estão interessadas em comprar e é possível vender mais com um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Quais os benefícios do SEO?

O SEO traz diversos benefícios para as empresas, como:

  • Aumento da visibilidade do site;
  • Aumento da credibilidade da empresa;
  • Maior engajamento da audiência;
  • Maior lucratividade.

Quais os benefícios do SEM?

O SEM traz diversos benefícios para as empresas, como:

  • Aumento da visibilidade do site;
  • Aumento da credibilidade da empresa;
  • Maior engajamento da audiência;
  • Aumento do tráfego orgânico, pois muitas pessoas fazem buscas antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Quando utilizar SEO e SEM?

É possível utilizar as duas estratégias ao mesmo tempo, mas é preciso ter cuidado para não confundir os leitores. O SEO é uma forma gratuita de atrair tráfego orgânico para seu site e o SEM é uma forma de atrair tráfego pago.

Por isso, é importante utilizar as duas estratégias de forma complementar. O SEO é ideal para aumentar a visibilidade do site e a credibilidade da empresa, enquanto o SEM é ideal para aumentar as vendas e o engajamento da audiência.

Quem deve utilizar o SEO e o SEM?

Todas as empresas podem utilizar estratégias de SEO e SEM, desde que tenham um bom conteúdo para publicar no site. Também é preciso ter um bom plano de marketing e investir em anúncios de buscas para atrair visitantes que estão interessados em comprar.

Além disso, é importante ter uma boa estrutura de conteúdo e produzir conteúdos relevantes, informativos e de qualidade para atrair o público-alvo. Afinal, o SEO é uma estratégia que depende do conteúdo do site para trazer tráfego orgânico a ele.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer entender como o SEO te diferencia dos seus concorrentes? Deixa que a gente te explica!

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.