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SEO e Marketing de conteúdo: como unir as duas estratégias?

Acompanhe neste artigo como a união das estratégias SEO e Marketing de Conteúdo trazem ótimos benefícios à sua marca na internet! Conte com a Digitalize Now para te auxiliar!

SEO e Marketing de conteúdo: como unir as duas estratégias?

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na atração de clientes através da produção e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo.

Esse é um importante aliado para que sua empresa se destaque da concorrência e ainda seja considerada referência no seu segmento. Esse tipo de estratégia é muito utilizada na criação de conteúdos para e-books, artigos para blogs e posts para redes sociais e etc.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

Através da elaboração desse tipo de conteúdo, você ajuda pessoas a resolverem problemas, se tornando autoridade no assunto e, inclusive, tem a oportunidade de captar possíveis clientes.

A estratégia em questão te ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), que é quanto sua empresa gasta em média para adquirir um novo cliente. Mas, se você faz uso do marketing de conteúdo, novos clientes em potencial acessarão naturalmente seu site de forma orgânica e com frequência.

Vale ressaltar que, para fazer marketing de conteúdo, é preciso ter uma estratégia bem elaborada para gerar o máximo de resultados. E, para aplicar e executar essa estratégia corretamente, você pode utilizar os blogs, as redes sociais, o e-mail marketing e etc.

Esse tipo de estratégia não é apenas sobre escrever textos para um blog ou criar um post em alguma rede social e aguardar os resultados aparecerem magicamente na sua mesa.

É preciso pensar no que será escrito, qual o melhor momento para publicá-lo, qual o melhor canal para promovê-lo, qual o formato que deve ser utilizado, qual persona você deseja atingir e qual o resultado que pretende alcançar. Assim, com metas e objetivos bem definidos, é mais fácil esperar bons resultados.

Esse método, além de gerar valor a sua persona, traz diversos benefícios para a sua empresa como, por exemplo, aumentar o tráfego do seu site.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites para motores de busca, é uma prática de marketing voltada para aumentar as vendas em um e-commerce através da otimização dos sites.

A técnica vai desde otimizar títulos de páginas, palavras-chaves, rodapé até a escrita e publicação de conteúdo que construirá uma boa imagem da marca no Google.

A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.

O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.

A SEO também tem a função de fazer com que as páginas do site apresentem uma boa taxa de rejeição (ou seja, bem menor do que a taxa de conversão). Isso significa que quanto mais o internauta se aprofundar na página, mais chances o site terá de fazê-lo convertido em um cliente.

Quais os benefícios do SEO?

O SEO proporciona um tráfego qualificado para o site, ou seja, antes de utilizar outras estratégias, é preciso fazer sua página aparecer nos primeiros lugares nos resultados orgânicos da busca. Além disso, o SEO é uma estratégia que traz resultados a longo prazo, pois depende de um trabalho contínuo de qualidade.

Outro benefício é a economia: com o SEO, não é preciso investir em anúncios pagos, como o mecanismo AdWords do Google. Ainda assim, é importante ressaltar que nem sempre isso acontece: alguns resultados orgânicos não aparecem nos primeiros colocados e os anúncios podem ser necessários.

Já um benefício que acontece de forma imediata é a melhora na autoridade do site, ou seja, todo trabalho de SEO faz com que ele apareça agregado por mecanismos de buscas e passe a contar com uma credibilidade maior. Isso, consequentemente, causa um maior potencial de conversão para o site.

União de Marketing de Conteúdo com SEO

O marketing de conteúdo pode ser utilizado para aumentar a visibilidade da marca na internet já que possui grande influência nas estratégias de SEO de um site. O algoritmo de busca do Google se desenvolveu bastante e, portanto, é capaz de identificar o que é um conteúdo relevante para o usuário.

Se o seu objetivo for aumentar a interação com a sua marca, essa estratégia te auxiliará como um canal de interação da sua marca, para que os clientes tenham a possibilidade de conversar com sua empresa, sanar eventuais dúvidas e enviar sugestões.

Assim, você consegue a atenção da sua audiência, fazendo com que ela compartilhe seu conteúdo com seguidores deles nas redes sociais, te proporcionando uma publicidade gratuita.

É sempre bom destacar que, mesmo que sua base de leads seja grande, é possível que nem todas tornem-se seus clientes em algum momento. Em alguns casos o que falta é um pouco mais de informação para que as pessoas vejam valor no que sua empresa tem a oferecer e tenham estrutura para utilizar e desfrutar de uma boa experiência com seu produto ou serviço.

Uma ótima forma de colocar o seu site na primeira página do Google é criando conteúdo relevante. Dessa forma, seu site é facilmente encontrado pelo público. Além disso, produzir conteúdo relevante gera brand awareness o que significa que mais pessoas identificarão sua marca, conhecerão seus produtos e serviços e confiarão na sua empresa.

É mais provável que um leitor constante do seu blog prefira a sua empresa na hora de comprar um produto ou adquirir um serviço. Produzir conteúdo relevante e de qualidade vai aumentar a sua interação da marca com o público, aumentando o seu engajamento. O resultado são pessoas que confiam, recomendam e defendem a sua marca até o fim.

Além do mais, lembre-se de que as pessoas não estão sempre dispostas a serem abordadas por postagens corporativas e vendedoras. O ideal é que, antes de mais nada, sua empresa utilize as redes sociais para criar um relacionamento com o público para só depois trabalhar suas ofertas de forma sutil.

As pessoas gostam de se sentir especiais e uma forma rápida e fácil de fidelizar seus clientes é nunca os deixar sem resposta.  Além do mais, essa interação gera bons insights para novas ações de Marketing de Conteúdo.

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