SEO

O que é SEO?

Muitas pessoas sentem dúvidas no termo técnico Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO. Traduzindo para o português, o termo é: otimizações para mecanismos de busca. Confira abaixo para entender de verdade do que se trata o SEO!

O que é SEO?

Por acaso você sabe o que é SEO e para que ele é usado? O SEO é muito repercutido, e muitas pessoas “sabem o que é”, mas há poucas pessoas que realmente sabem e entendem do que se trata o SEO.

Possuir um posicionamento bom ou até razoável nas buscas orgânicas do Google podem fazer a diferença na quantidade de clientes e no reconhecimento do trabalho da sua empresa, além de suas estratégias de Marketing Digital começarem a ter mais sucesso do que tinham anteriormente.

SEO (Search Engine Optimization) são técnicas que lhe ajudam a posicionar a sua página na primeira posição do Google nas pesquisas online.

O que é SEO?

Com certeza você sabe o que é o Google, certo? Toda vez que alguma página é publicada em um site indexado (com o Google Site Verification), o Google e seus robots agem, indexando o link dentro do mecanismo de busca, ou seja, ele pode ser encontrado, a partir deste momento, no Google.

Só que temos um ponto a relatar, milhares de páginas são publicadas todos os dias na internet, ou seja, a concorrência aumenta em uma escala grande. Mas então como fazemos para deixarmos nossa página na frente das outras?

E é aí que a ferramenta SEO se encaixa (Search Engine Optimization). Como a própria tradução já diz, SEO é uma otimização para os mecanismos de busca, isto é, o conjunto de técnicas SEO influenciam os algoritmos das ferramentas de busca a definir um melhor ranking de uma página para uma certa palavra-chave que foi pesquisada.

Em poucas palavras, o SEO é um conjunto de técnicas, otimizações e configurações que fazem o seu site ser melhor entendido e mais relevante para o Google, e, dessa forma, você acaba por aparecer na primeira página para um termo de busca.

Benefícios do SEO

As técnicas de SEO adequam o conteúdo do seu site para as condições de otimização que são recomendáveis em ferramentas de busca, como o Google ou Bing, conquistando as primeiras posições do ranking, e atraindo as pessoas adequadas ao conteúdo do seu site.

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Custo Zero

A otimização não só aumenta de uma forma geral. mas seu site passa a ser visitado por pessoas que realmente se interessam no seu conteúdo, lhe oferecendo mais visitas e mais clientes em geral.

Este processo é ótimo, pelo fato de atrair as pessoas certas para o seu site. Se formos comparar com formas que podem trazer tráfego pago, como por exemplo o próprio Google Ads, temos uma potencial diferença entre ambos, haja visto que o SEO pode trazer muito mais tráfego de forma gratuita, e o tráfego pago alcança o número de pessoas dos anúncios, obviamente, de forma paga.

Confira o mais recente material: Checklist de otimização SEO

Aumento do ROAS

O aumento do ROAS, retorno sobre investimento em marketing/publicidade, é um atributo muito benéfico para que você entender o quanto a sua empresa evoluiu com o Marketing Digital.

Pelo fato de possuir custo zero, ou seja, um custo apenas de tempo (e não absolutamente de dinheiro, como é no tráfego pago), o retorno do que você investiu acaba se tornando muito maior do que em comparação aos anúncios pagos.

Além disso, por ser uma estratégia de longo prazo, quanto mais conteúdos otimizados, melhor será seu tráfego, e, consequentemente, suas vendas e lucro. Isso entra em um processo de escalagem, aumentando seu tráfego mês-a-mês no quesito de visitantes únicos.

Melhora a UX (User Experience)

A User Experience, ou experiência do usuário, é considerada um fator essencial para o Google. Ele entende que, quanto melhor o site é para o usuário, mais relevante é o seu conteúdo. E, por isso, um trabalho muito importante é o de estruturar o seu site para que o usuário tenha a melhor experiência possível.

Aumentando a autoridade do seu site ou blog

A autoridade é um assunto muito importante para o Google, pois isso é uma referência assumida do conhecimento sobre determinado assunto em um site. E, quanto mais conteúdo de qualidade um site produz, maior vai ser sua autoridade.

O SEO não atua sozinho: um conteúdo relevante e de qualidade é importante na fase do Marketing Digital em que vivemos. Este é um fator de altíssimo nível para que um conteúdo apareça nas primeiras posições do Google.

E quando as técnicas do SEO são aplicadas de forma correta e o site contém um conteúdo bom e de qualidade, ele vai se tornar uma referência para seus usuários no seu nicho de mercado. E é isso que evidencia que o SEO é um caminho certo para o sucesso.

Qual a real utilidade do SEO?

O SEO vai ajudar sua empresa a ser reconhecida, tanto pelo Google, quanto por pessoas interessadas na sua área de mercado. Não importa qual a área, sempre vão existir clientes a serem conquistados pela internet e que você pode estar perdendo, tudo isso pelo fato de ainda não apresentar um trabalho de SEO bem feito e bem estruturado.

Com as estratégias acima aplicadas, seu site deverá receber, sempre, mês a mês, mais tráfego do que o mês anterior. E, dessa forma, conquistar mais leads, oportunidades e clientes para o seu negócio através do mundo digital.

Além disso, o seu site poderá ser considerado referência para o Google e por seus usuários, que podem compartilhar seus conteúdos por toda a internet (seja em fóruns ou até mesmo nas redes sociais), trazendo visualização da sua marca para cada vez mais pessoas.

O SEO serve como um motor potente de uma estratégia que deve ser completa, não abrangindo apenas o SEO, mas sabendo utilizar este como o que pode fazer “a máquina se movimentar”.

E a prova de tudo isso é: você é um usuário. Ao pesquisar no Google, visitou sites apenas na primeira página do Google, e, pouquíssimas vezes, foi à segunda. Pense que da mesma forma agem seus clientes, pois eles são como você, usuários.

E é exatamente por esse motivo que eles serão atingidos pelos algoritmos e robôs do Google, que, ao ranquear uma página entre as primeiras posições do ranking de busca, entendem que aquele conteúdo é relevante para quem buscou a palavra-chave em específico.  

Um site que aparece na primeira página em diversos termos de buscas diferentes provavelmente fez um bom trabalho de SEO e marketing de conteúdo, ou seja: produziu conteúdos relevantes para seus consumidores e otimizou este conteúdo com as técnicas SEO. E, por fim, a consequência disso é a alavancagem para a primeira página do Google, aumento da autoridade, aumento de visitantes em seu site e também o aumento das vendas (tanto online quanto físicas).

SEM e SEO

SEM e SEO são duas estratégias parecidas, mas que não significam a mesma coisa dentro do mundo do Marketing Digital.

Diferença entre SEM e SEO

O SEM, ou Search Engine Marketing (Marketing para Mecanismos de Buscas) é uma grande área do Marketing Digital, que engloba todas as estratégias e métodos para conseguir tráfego dos buscadores para o seu site.

Isso envolve tanto o SEO, que consegue trazer um grande volume de tráfego orgânico (ou seja, natural e gratuito) para o seu site, quanto os anúncios pagos (seja com links patrocinados ou outra maneira), que trazem o tráfego pago.

O SEM engloba tanto o SEO quanto o mundo dos anúncios, e essa é a mágica: ambos não só podem, como devem, estar interligados para uma estratégia mais efetiva.

SEM: Search Engine Marketing

Aqui no Brasil, a rubrica SEM é traduzida popularmente como MOB, (Marketing de Otimização de Buscadores). Sendo assim, o SEM define as melhores estratégias conjuntas para definir os anúncios e suas configurações, assim como em quais páginas as otimizações SEO deverão ser feitas, e onde elas deverão ser aplicadas.

Essa estratégia é essencial, principalmente se nos deparamos com o seguinte dado: o Google recebe 2,3 milhões de pesquisas POR SEGUNDO.

Pense em quantas oportunidades sua empresa pode ter de aparecer para os potenciais consumidores, ou até mesmo os já consumidores da sua empresa. Não é um valor absurdo?

Com o SEM, o SEO e os anúncios pagos, você será capaz de gerar impacto real para a sua empresa dentro da área orgânica do mundo digital, trazendo um impacto com consequências muito boas a longo prazo.

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