SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar a visibilidade do seu site em mecanismos de busca como o Google, BING e Yahoo, gerando um aumento de tráfego orgânico para sua página. Sem tráfego, é extremamente difícil e quase impossível gerar leads e vendas.
Caso você possua problemas com vendas na sua empresa, um dos motivos pode ser a falta de audiência no seu site.
Nesse artigo você saberá melhor o que é o SEO e de que forma sua empresa vai estar localizada na primeira página do Google. Gerando mais tráfego para o seu site e, consequentemente, mais vendas. Trarei diversos conceitos, boas práticas de aplicação e dicas práticas.
Quando um determinado usuário faz uma pesquisa, o objetivo central do buscador é apresentar as páginas de maior relevância, ou seja, aquelas que apresentam o maior potencial para atender o que o usuário necessita. Por esse motivo, para mostrar as opções e criar um ranqueamento, existe o SEO (otimização para mecanismos de busca, ou Search Engine Optimization).
Por meio das técnicas de SEO, é possível que você otimize o site para que seja possível a ele ultrapassar os demais que ocupam as melhores posições e se torne o primeiro colocado no Google e demais sites de pesquisa.
Vale ressaltar que muitas pesquisas existentes comprovam que a maioria das pessoas clicam apenas nos primeiros sites que são mostrados no Google e não estou falando dos anúncios pagos, mas sim dos sites mostrados de forma orgânica mesmo.
Existem diversas técnicas que podem ser desenvolvidas, onde agências especializadas em SEO utilizam para colocar essa otimização em prática e posicionar seu negócio na primeira página do Google. A seguir explicarei algumas dessas técnicas:
Essa técnica é uma das mais importantes do SEO, se não a mais. Ela consiste no estabelecimento de links, chamados de BackLinks, que irão direcionar o usuário de um outro site para o seu, é como se fosse um sistema de indicação. Isso com certeza irá garantir melhores posições do seu site nos resultados de busca.
Quanto maior for a relevância do site linkado a sua página, o Google considerará cada vez mais o seu conteúdo relevante, pois ele considera mais relevantes os sites linkados a sites confiáveis e relacionados ao seu nicho.
Uma das primeiras etapas do processo de otimização SEO realizadas pelas agências é a análise de palavras-chave. Afinal, elas serão as responsáveis por conectar a busca do usuário com a sua página. Essa estratégia deve ser associada a abrangência geográfica, essa técnica é de extrema importância para empreendedores que possuem lojas físicas, porque é uma forma de atrair o cliente até sua loja.
Se você possuir um site responsivo, as técnicas de SEO serão ainda mais benéficas para a sua empresa.
Um site responsivo é aquele adaptado tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Já foi anunciado pelo próprio Google que sites responsivos possuem prioridade em suas buscas.
Uma das formas aumentar a quantidade de páginas de seu site é investindo na produção de conteúdo que seja relevante com base em suas palavras-chave. Preencher seu site com esse tipo de conteúdo é uma das dicas de SEO mais importantes que há. Além de contribuir para o SEO, o marketing de conteúdo é uma das ações de maior importância do Inbound Marketing.
A velocidade de carregamento das páginas do seu site, pode afetar diretamente o resultado de suas ações de SEO. O preferível é que seu site carregue em cerca de três segundos ou até menos.
Além disso, baixas velocidades de carregamento de página pode levar, também, a uma alta taxa de rejeição dos usuários, o que pode prejudicar ainda mais sua classificação no Google. Você pode utilizar a ferramenta do próprio Google para medir a velocidade de carregamento do seu site.
Esses botões são extremamente necessários para que os usuários possam espalhá-los em suas redes sociais, dando uma maior visibilidade para sua página. Uma dica é: variar os botões, direcionando-os para as redes sociais como também para e-mails e WhatsApp.
Atualmente, existem diversos plugins voltados para ajudar você e seu site nessa tarefa.
Você que irá investir em marketing digital contratando agências especializadas em SEO pode ter a certeza de que a sua empresa vai estar nas primeiras posições do Google, isso é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. Afinal, esse posicionamento permite aumentar o tráfego no seu site e o tornará uma referência no mercado, destacando-o da forte concorrência.
Conquistar um bom lugar nos buscadores, porém, exige muito trabalho e planejamento.
Os principais benefícios na implementação do SEO são:
Os parâmetros de posicionamento nos motores de busca mudam com frequência, ou seja, algo que era bem visto pelo Google há alguns meses pode ser considerado inadequado hoje e não funcionar. O resultado é que o posicionamento da sua página pode cair muito. Quando se utiliza o SEO, há atualizações constantes o que ajudará seu site a se posicionar sempre na primeira página do Google.
Uma das principais práticas de SEO é a produção de conteúdo relevantes. A ideia é que textos, vídeos e outros tipos de mídias sejam usados para captar a atenção do seu público que se encontra em diferentes estados do funil de vendas. Disponibilizar a informação que o público procura é uma das melhores formas de criar um bom relacionamento, algo vital para a fidelização do consumidor.
As métricas do Inbound Marketing podem ser monitoradas para que modificações sejam realizadas, com o intuito de melhorar o procedimento de abordagem ao consumidor. A grande flexibilidade desse processo garante que sua eficácia possa sempre ser melhorada, aumentando assim as chances de conversão.
Seu site também deve ser otimizado, seja ele um e-commerce ou não, precisa levar em consideração alguns aspectos.
Tais como:
Vale ressaltar que, com a implementação do SEO todos esses aspectos são levados em conta.
Sabemos que o Google guarda seu algoritmo de busca muito bem, o Backlinko fez um trabalho excelente, reunindo o máximo de fatores em uma lista grande. Esses inúmeros fatores citados podem ser divididos em duas enormes categorias de SEO: SEO on-page e SEO off-page.
O on-page refere-se a todos os fatores de ranqueamento de SEO do Google determinado diretamente para a página que você deseja otimizar, como títulos, conteúdo, estrutura da página e desempenho.
O SEO On Page, resumidamente, são as práticas de otimização realizadas dentro da sua própria página, objetivando aumentar a sua visibilidade no Google e receber uma maior quantidade de tráfego.
Para o SEO On Page é preciso levar em conta. Design, usabilidade e conteúdo. Além disso, a performance do seu site é essencial para ter um SEO on page otimizado.
Já o off-page refere-se a todas as variáveis de SEO que o Google vê, porém não estão exclusivamente em seu domínio, pois dependem de outros sites, redes sociais ou até mesmo blogs.
A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.