Um lead nada mais é do que uma pessoa ou negócio (se você vende para outras empresas) que possui algum interesse em comprar seu produto ou serviço. Ou seja, novos leads são novos potenciais clientes.
É extremamente importante aprender como gerar leads nos dias de hoje. Com um mercado cada vez mais competitivo, continuar crescendo e saber como gerar leads novos tem sido cada vez mais difícil, principalmente para as pequenas e médias empresas.
Então, se você quer que seu negócio cresça, você precisa saber como gerar leads, pois, um dos elementos principais para o crescimento de uma empresa é ter acesso à diversas oportunidades de vendas.
Veja abaixo algumas dicas de Inbound Marketing que podem ajudar a gerar mais potenciais clientes para o seu negócio:
Partimos do pressuposto de que nem todas as pessoas tem a mesma necessidade e os mesmos desejos, portanto, é necessário segmentar o mercado.
A segmentação pode ser feita através de algumas variáveis, tais como: demográfica (lugar onde vivem, idade, sexo, etc.), psicográficas (estudo do estilo de vida, atividades, interesses, etc.) e comportamentais.
Após identificar os segmentos de mercado, é preciso decidir qual dos segmentos é mais atrativo e então definir o público-alvo. Para cada público-alvo identificado, deve-se ter uma oferta que atenda melhor cada necessidade específica.
Dito isso, o primeiro passo de como gerar leads é identificar quem é o seu público-alvo. Afinal, você só consegue alcançar e vender para o seu cliente ideal se você souber exatamente quem ele é, onde ele vive, o que ele gosta de fazer, quanto ele ganha e qual a personalidade dele.
Depois que o consumidor identifica uma necessidade ele busca informações sobre produtos e serviços que podem satisfazer essa necessidade.
A necessidade nada mais é que o grau de discrepância entre o estado atual e o estado desejado. Sabendo disso, criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo é um passo extremamente importante de como gerar leads para o seu negócio, pois, para ter acesso aos conteúdos, o consumidor deve dar seus dados de contato, como e-mail e telefone, em troca do acesso.
Você pode criar artigos relevantes como:
Os cupons de desconto podem ser uma excelente alternativa para ter acesso aos dados de contato do seu potencial cliente. Dependendo do segmento da empresa, esse tipo de promoção pode gerar uma grande base de leads.
No entanto, é necessário tomar cuidado, pois os clientes podem consumir os produtos e serviços somente quando a empresa fizer promoções.
Para evitar esse problema, a empresa tem que fazer esse tipo de promoção ocorra poucas vezes e/ou segmentar a promoção, como por exemplo, cupom de desconto somente para a clientes novos ou primeira compra.
O objetivo é fazer com que os cupons de desconto não se tornem uma coisa comum no negócio.
Invista em Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads e/ou LinkedIn Ads para impulsionar suas ações e campanhas para gerar leads e melhore seus resultados, pois os algoritmos dessas ferramentas conseguem identificar o perfil de cada indivíduo e entregar para ele a sua mensagem, campanha e/ou conteúdo.
Quando se trata de como gerar leads a mídia paga é excelente, pois essas ferramentas potencializam a capacidade da sua empresa de atingir mais clientes em potencial.
Essa estratégia de como gerar leads deve ser utilizada por todas as empresas, mesmo que o orçamento seja baixo, pois, se feita da maneira correta, pode gerar grandes resultados.
Para melhorar o desempenho das ações, é importante verificar quais dessas redes sociais o seu público-alvo mais consome. Por exemplo, não faz sentido uma confeitaria anunciar seus bolos no LinkedIn, pois essa rede social é utilizada para falar de negócios, carreiras e assuntos parecidos.
O Link Building é uma estratégia que trabalha com referências para aumentar a autoridade do site perante o Google. Você pode ganhar autoridade através de backlinks externos e internos, Trocas de backlinks, produção de conteúdos de qualidade e referências no seu site.
Outra ferramenta utilizada de como gerar leads extremamente eficaz é o SEO.
SEO é um conjunto de ações, técnicas e estratégia de marketing digital que tem como objetivo posicionar uma página, site ou blog nos primeiros resultados de pesquisa orgânica dos mecanismos de busca. O mais conhecido é o Google.
Além disso, o SEO pode ajudar a aumentar o tráfego e melhorar o desempenho da página, sendo dividido em dois grupos:
Onde o mecanismo de busca analisa estruturas relacionadas a construção e desempenho do site. Sendo assim, ele analisa a qualidade da HTML do site, tempo de carregamento, experiência do usuário, segurança do site, estrutura de heading tags (H1, H2, H3).
Está relacionado com o que acontece fora da sua página. Geralmente está relacionado a link buildings (estratégia que trabalha com referências para aumentar a autoridade do site perante o Google).
Mas, existe outro fator que influencia nos resultados de busca do site. É a presença de marca, na qual é influenciada por:
Trabalhar as melhores práticas de SEO pode ajudar a atrair mais visitantes para a sua página, visto que o objetivo é fazer com que seu site esteja nos primeiros links dos mecanismos de busca.
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