O SEO é uma disciplina de marketing digital que se fundamenta na ética e no respeito aos princípios éticos. Não faz nada que possa ser considerado dentro dos limites morais ou legais, sob qualquer ótica.
O SEO age segundo o princípio da lealdade. Para o bom SEO, não faz sentido posicionar-se bem num mecanismo de busca se não for visto por onde mais lhe interessa.
Um SEO não é um vendedor. Nem uma pessoa que vende algo, nem mesmo quando o cliente tem de comprar porque já se tornou cliente.
Menosprezam-se os métodos de trabalho do SEO (nem sempre devidamente caracterizados), as competências das pessoas que as executam, e mesmo o resultado do trabalho por ele efetuado.
O SEO não escolhe os seus clientes; apenas consegue arranjá-los. O bom SEO consegue arranjá-los e mantê-los.
A partir do momento em que o SEO passa a ser visto como um prestador de serviços, fica sujeito a outros fundamentos éticos distintos dos seus. É assim uma contradição vender uma coisa que não se quer comprar.
O SEO sabe como "fazer leitores" para um blog e "formar clientes" para um negócio, ou uma empresa, nem sempre a mesma coisa. É-lhe, pois, indiferente clientes e leitores serem consumidores ou não. O SEO só quer que sejam ativos.
Um bom SEO está disposto a comprar tudo o que lhe interessa na internet, desde um livro sobre SEO até um artigo sobre gatos.
A chave para o bom SEO está em saber-se distribuir pelos diversos espaços online, conhecer todos os canais e meios disponíveis e saber usar aquilo que lê e vê, seja para compreender melhor o que lhe interessa, seja para explicar às pessoas que o que lhes está a dizer os vai ajudar.
Além disso, ele sabe quando tem de parar e recomeçar, mesmo quando algo do que faz corre bem.
SEO e marketing digital é um meio para chegar a uma meta, pelo que o bom SEO sempre se perguntará qual é essa meta. É só o primeiro passo para encontrar a melhor forma de atingi-la.
Nenhuma empresa pode atingir os seus objetivos sem analisar a concorrência e o mercado. É essa a base do bom SEO.
Retorno do investimento. O bom SEO sabe que vai ser um contrato entre duas partes e que há compromissos para ambas.
O bom SEO sabe que o que faz tem de ser justificável e comunicável. Mesmo quando não se publica nada, há sempre qualquer coisa que pode ser dito, em tom neutro, mas nunca em tom de "ganha sempre".
Ele sabe que a primeira palavra sobre o trabalho desenvolvido tem sempre sido dita e nunca será a última.
O SEO é um agente ativo de mudança, porque não existe uma única forma de atingir algo. Um elemento criativo porque sabe comunicar, encontrar novas expressões e usar imagens.
Dessa forma, um bom SEO é um elemento de integração, tolerância e respeito.
Mais do que isso, ele é uma pessoa comunicativa porque sabe falar sobre o que faz todos os dias. Se não sabe usar a forma correta de algo, então sabe lá o que faz.
Uma empresa pode comprar um serviço de SEO como se comprasse uma máquina de lavar roupa com a qual nunca ia sonhar. O bom SEO não é só um engenheiro de conteúdo; conhece a estratégia de negócio e sabe quem é o que lhe vai trazer lucro.
O mesmo se passa com os leitores: se fazemos os possíveis para eles ler, se fazemos as coisas certas, os leitores passam a ser clientes. Verificar isso é não só ver o que aconteceu em termos de resultados imediatos, mas também saber como e em que medida as métricas diferem das expectativas.
O bom SEO é alguém que sabe estar atento ao que os outros fazem e comunicam. Porque não lhe interessa ter sucesso, seja ele qual for: gostava de o ter por todos.
Não existe um único bom SEO, ou pessoa boa, que não tenha alguma coisa que lhe corra mal. Há pessoas boas e más no SEO, mas só os bons permanecem.
Podemos considerar que um bom SEO é aquele que consegue manter as suas palavras e ações em harmonia. Também é aquele que não lhe chateia quando os outros falam deles.
No mundo do SEO, existem pessoas boas e más, só as boas permanecem.
Não é só um bom profissional, mas também alguém que se preocupa com a imagem da palavra “SEO” , e por isso não lhe interessa ter sucesso a qualquer custo e com qualquer pessoa.
A boa prática do SEO é ser uma pessoa compreensiva, alguém que respeita o espaço dos outros, mesmo quando não concorda com os seus modos de fazer as coisas.
Um consultor SEO oferece um serviço único e diferenciado, porque não é qualquer pessoa que consegue explicar o que faz aos outros. É preciso ter a capacidade de comunicar bem e saber falar sobre o tema.
Um bom consultor SEO é alguém que sabe ouvir à procura de soluções.
Por outro lado, uma empresa pode comprar um serviço de SEO como se compra uma máquina de lavar roupa com a qual nunca ia sonhar.
O consultor SEO passa a ser uma pessoa de parte, que o apresentará através de recomendações e sugestões. É alguém com quem se fala com regularidade, que nos oferece ajuda quando ela é necessária, que nos incentiva a continuar e que confia em nós para alcançarmos os objetivos pessoais e profissionais.
Um bom consultor SEO sabe ser ouvido e percebe que pode contribuir para o andamento de uma empresa. Não é só um bom profissional, mas também alguém que se preocupa com a imagem da palavra “SEO”, e por isso não lhe interessa ter sucesso a qualquer custo e com qualquer pessoa.
O consultor SEO é alguém que entende de SEO, mas não é um blogueiro. É alguém que sabe comunicar e explicar o seu trabalho em fóruns, redes sociais e através do e-mail. Envolve-se numa discussão, porque conhece as suas limitações e sabe que não é a única pessoa que fala sobre o tema.
O bom consultor SEO é alguém que desenvolve estratégias de marketing para empresas, por isso conhece os seus potenciais clientes e sabe como atraí-los para a loja. Só assim se mantém no negócio.
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