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Como usar o SEMrush para SEO?

Entenda como funciona a ferramenta SEMrush e como ela é super útil para sua estratégia de marketing! Vem com a Digitalize Now neste artigo completo!

Como usar o SEMrush para SEO?

O que é o SEMrush?

O SEMrush é uma ferramenta web responsável por fazer análises de palavras-chave, domínios e concorrentes, auxiliando em sua estratégia de SEO.

É uma das ferramentas mais importantes, e utilizada, quando se trata de trabalhar e otimizar a visibilidade digital de uma empresa, quer você esteja atuando para sua própria organização ou aprimorando a presença digital de seus clientes.

Criado com base nos softwares SEO Digger e SEO Quaker, o SEMrush analisa resultados orgânicos e também patrocinados do Google com uma interface simples e objetiva, entregando uma análise de palavras-chave que mais trazem tráfego para seu site.

Para que serve o SEMrush?

Por fornecer vários dados extremamente relevantes para análise de SEO e sobre o comportamento dos usuários, o SEMrush possibilita que você descubra as melhores estratégias de marketing para te destacar diante deus concorrentes.

Com essa ferramenta, é possível analisar diversos aspectos, como:

  • Descobrir milhões de palavras-chave nacionais e locais;
  • Analisar o perfil de backlinks de qualquer domínio;
  • Fazer auditorias de SEO técnico;
  • Monitorar suas posições SERP;
  • Entre muitas outras informações relevantes.

Afinal, o SEMrush serve para te auxiliar a entender os pontos altos e baixos do seu website — com relação aos próprios parâmetros e também à concorrência — para que possa desenvolver suas melhores estratégias de marketing digital.

Quais as diferenças entre suas versões gratuita e paga?

Antigamente o SEMrush dispunha de uma versão gratuita para aqueles que não tinham como investir agora ou não estavam dispostos a pagar um valor mensal para utilizar a plataforma, mas essa versão não existe mais, porém, você pode fazer um teste grátis por sete dias da ferramenta entre as opções de plano Pro ou Guru.

Dentre os planos oferecidos na versão paga estão:

  • Pro: é ideal para profissionais autônomos, startups e analistas de marketing internos de uma empresa com orçamento mais restrito.
  • Guru: indicado para pequenos e médios negócios, e também agências de marketing em crescimento.
  • Business: voltado para agências, projetos de e-commerce e empresas que já tenham maior presença web.
  • Enterprise: é possibilidade de criar um plano flexível e personalizado entrando em contato com a SEMrush.

Por fim, se seu objetivo é realmente investir em marketing de conteúdo, o recomendado é assinar uma das versões pagas da ferramenta para desbloquear o acesso a todas as funcionalidades e benefícios que o SEMrush oferece.

Como utilizar o SEMrush?

Para utilizar a ferramenta é necessário se cadastrar no site da SEMrush e escolher qual plano te atenderá melhor ou fazer o teste grátis por 7 dias.

Após isso você poderá entrar em sua conta e ver o dashboard, ou seja, seu painel inicial. É nele que está localizada a barra de buscas, que você utilizará para inserir o domínio que quer analisar (seu ou de sua concorrência).

No menu que se encontra na lateral esquerda, estão diversas ferramentas úteis para realizar e aprofundar suas pesquisas e relatórios, como algumas a seguir:

Análise de domínio

Insira na barra de busca o domínio que deseja analisar e o SEMrush irá gerar um relatório com as principais informações sobre ele, como dados sobre pesquisa orgânica e paga, principais termos posicionados, backlinks e concorrência.

Visão geral

Nesta área você vai encontrar os dados sobre as palavras-chave que o site está rankeando, os backlinks que estão levando tráfego para as páginas, além de outras informações sobre a concorrência e dados de busca orgânicos e de publicidade.

Pesquisa Orgânica

Os relatórios de Pesquisa Orgânica ajudam o usuário a analisar os principais concorrentes de seu site em pesquisas orgânicas, quais palavras-chave geram tráfego para eles e muitos outros detalhes.

Análise de backlinks

Permite que você estude seus backlinks e de seus concorrentes e faça comparações, possibilitando o monitoramento de links novos e antigos de seus concorrentes, mesmo aqueles que já foram removidos.

Pesquisa paga

Nesta seção, as informações são completamente focadas em buscas pagas, parecidas com os dados do tópico de pesquisa orgânica, só que oferecendo uma visão mais ampla para suas estratégias.

Análise de tráfego

Você vai conseguir entender a origem do tráfego do domínio e ficar por dentro de quais são os mais ativos. Também saberá quais domínios estão sendo positivos em relação aos backlinks.

Domínio x domínio

Esta funcionalidade ideal para analisar o seu site em comparação aos principais concorrentes.

Análise de palavras-chave

Nesta área você vai conseguir entender todos os aspectos de uma palavra-chave, como a dificuldade de rankeameno, o CPC, entre outros.

Essas são algumas das diversas ferramentas que o SEMrush proporciona. Existem muitas outras, mas essas ficam como uma base para você se aprofundar.

Como utilizar o SEMrush para SEO?

Sabemos que quem trabalha com produção de conteúdo, direta ou indiretamente, entende que não basta apenas escrever bons textos para sua página se posicionar bem no Google ou em outros buscadores, mas também é preciso ficar atento ao que seu público-alvo está buscando para oferecer algo que se destaque em meio a todas as páginas na web.

Visando isso, temos a necessidade te utilizar o SEMrush para qualquer tipo de estratégia SEO, onde o que mais importa é trabalhar e otimizar a visibilidade digital de uma empresa, quer esteja atuando para si mesma ou aprimorando a presença digital de seus clientes.

Com o SEMrush todo o Marketing de Conteúdo e a presença digital da empresa serão gerenciados pela plataforma, onde auxiliará na criação de conteúdo para o público-alvo e atuará otimizando a visibilidade das organizações em diferentes canais online.

Também, os dados fornecidos pela plataforma garantem os seus clientes possibilidades de crescimento, juntamente de soluções de rastreamento, permitindo os usuários a fazerem testes constantes e medir os resultados com precisão.

Vale a pena utilizar o SEMrush?

Como mostrado acima o SEMrush tem muitas funcionalidades úteis para o gerenciamento de informações e estratégias, além de agilizar e simplificar seus projetos, também a economizar tempo e dinheiro, pois você acaba utilizando apenas uma plataforma, e não várias contas e senhas para cada recurso de marketing que você precisar.

Enfim, SEMrush é uma plataforma completa em relação as estratégias de Marketing Digital, porém, não totalmente, por conta de não fazer ações como:

  • Mandar e-mails;
  • Automação de Processos;
  • Construção de Landing Pages;
  • Gestão de Leads.

Fora esses a plataforma de fato é completa para sua estratégia de marketing.

SOBRE NÓS

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