SEO

Como usar a MOZ para SEO?

Entenda como funciona a ferramenta MOZ e como ela é super útil para sua estratégia de marketing! Vem com a Digitalize Now neste artigo completo!

Como usar a MOZ para SEO?

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, “otimização para mecanismos de busca”. É um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa orgânica das ferramentas de busca.

A palavra “otimização” significa a melhoria do site para os mecanismos de busca.  Ou seja, no sentido mais amplo e geral do termo, SEO significa “melhoria de sites”.

Criado pela internet com o fim de facilitar a pesquisa por meio da busca orgânica (que contabiliza apenas links patrocinados e resultados não pagos), o SEO tornou-se uma estratégia indispensável para qualquer empresa que deseje aparecer na primeira página dos mecanismos de busca.

Apesar da crescente importância do SEO, muitas pessoas ainda não conhecem seus benefícios. Além de proporcionar maior visibilidade para o site, o SEO também melhora o posicionamento do site nos resultados de busca, aumenta o tráfego e, consequentemente, as visitas do site.

Qual o papel do SEO?

O papel do SEO é proporcionar uma boa experiência para os usuários, com conteúdo relevante e claro em relação a palavras-chave (que serão buscadas na internet). Dessa forma, o site fica mais visível para os mecanismos de buscas.

Quais os benefícios do SEO?

O SEO é um investimento em marketing digital que alia otimização de sites para motores de busca (SEO On-Site) com a produção de conteúdo relevante e atualizado, gerando mais tráfego orgânico para o seu e-commerce.

Além disso, o SEO aumenta a visibilidade da marca e melhora o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, resultando em mais vendas.

O SEO proporciona diferenciais relevantes para o seu site. Além de trazer mais tráfego, também aumenta sua autoridade e possibilita uma boa comunicação com seus clientes e prospects.

Por isso, é importante ter uma estratégia de SEO bem elaborada para obter melhores resultados.

O que é MOZ?

A Moz é uma plataforma que insere diversas ferramentas de análise de SEO para páginas da web, oferecendo ferramentas de pesquisa de palavras-chave, um gerador de palavra-chave de SEO e análise de link que providencia dados detalhados sobre inbound links e qualidade de link.

É possível aproveitar uma série de funcionalidades que ajudam a entender o desempenho de um site em um único ambiente, a partir das informações relacionadas à sua performance diante dos motores de busca.

A MOZ se destaca por ser uma plataforma completa que permite analisar o SEO de qualquer site, mostrando como o mesmo pode ser melhorado com uma seleção relevante de funcionalidades que indicam a melhora do SEO a partir de uma grande seleção de detalhes de desempenho.

Quais funcionalidades a MOZ oferece?

A MOZ dá a qualquer profissional que trabalhe com sites e estratégias de Marketing de Conteúdo uma extrema relevância para saber avaliar de modo individual quais são as páginas mais importantes de acordo com seu conteúdo e a quantidade de visitas em cada uma delas e, também, considerar respectivos padrões de segurança.

Além disso, ela também mostra a autoridade de cada página, verifica a quantidade de domínios que são indicados para sua página e mostra os links de referência paras estes conteúdos.

Ao aplicar o uso da MOZ em sua rotina, ela se encaixa perfeitamente em seus cenários de planejamento estratégico e de análise contínua de resultados.

Principais recursos da MOZ

Para entender melhor as funcionalidades da MOZ, confira os principais recursos a seguir:

Keyword Explorer

Com ela é possível entender dados estatísticos dos termos desejados, ter informações sobre seu desempenho e entender a relevância no seu segmento.

Link Explorer

Como a própria MOZ sugere, o Link Explorer é ideal para avaliar possíveis sites para propor guest posts e parcerias em estratégias de backlinks.

Fresh Web Explorer

É usado para acompanhar menções à marca ou até mesmo a assuntos importantes a partir de um monitoramento em tempo real.

On-Page Grader

Tem a finalidade de possibilitar essa análise para cada página, mostrando um suporte para melhorar o tráfego captado e, consequentemente, o rankeamento.

Crawl test

Usa o rastreador da própria MOZ, chamado RogerBot, e analisa até 3.000 links de uma URL. Após a conclusão, os usuários recebem um relatório por e-mail com detalhes de cada página em que esse site está vinculado.

Essas são algumas das diversas ferramentas que a MOZ proporciona. Existem muitas outras, mas essas ficam como uma base para você se aprofundar.

MOZbar

A Moz bar é uma extensão gratuita que pode ser instalada nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. Ela ajuda o usuário a entender técnicas de otimização utilizadas em outros sites, assim é possível desenvolver parâmetros que podem ser desenvolvidos na sua página.

Quando ativada, a extensão, primeiramente, mostra informações como a autoridade da página, autoridade de domínio e compartilhamento em redes sociais referentes à página. Para mais informações basta acessar a lupa posicionada na barra aberta e você liberará informações como:

  • Tempo de carregamento de página;
  • Links internos e externos;
  • Título da página;
  • Meta descrição;
  • Alt Text.

Além disso, o MOZbar possibilita o usuário estudar seus concorrentes, garantindo um ótimo início àqueles que estão começando seu negócio na internet, permitindo compreenderem quais técnicas de otimização outras plataformas utilizam para auxiliar no rankeamento de sua página.

MOZ vale a pena?

Honestamente, sim!

A MOZ tem uma métrica de autoridade de domínio e de página bem conhecida desde os primórdios do SEO e é muito precisa na estimativa competitiva de seu site ou qualquer outro.

Suas outras métricas também são ótimas para avaliar o valor de classificação de uma palavra-chave, com um número de CTR orgânico bastante interessante e difícil de conseguir.

Além disso, algumas métricas podem ser verificadas por você mesmo, caso não confie na análise da MOZ por conta das palavras-chave serem extremamente competitivas, assim, vendo se as métricas de Prioridade e Dificuldade são compatíveis.

Dependendo de sua necessidade a MOZ te atenderá completamente, por conta da quantidade de recursos e funcionalidades que a plataforma traz. Contudo, você pode optar por colocar um valor maior nas análises e métricas superiores que a MOZ fornece ou em seus recursos de gerenciamento do cliente.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer entender como o SEO te diferencia dos seus concorrentes? Deixa que a gente te explica!

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.