SEO

Algoritmo SEO

Veja como funciona o algoritmo que o SEO foi desenvolvido e aprenda como usa-lo a seu favor! Conte com a Digitalize Now neste artigo que te informamos sobre tudo!

Algoritmo SEO

O que é SEO?

O SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento do site em termos de busca orgânica. Basicamente, trata-se da otimização digital, que visa conseguir melhor visibilidade nos resultados das buscas, por meio do posicionamento orgânico.

SEO é a ação de aprimorar um site para alcançar os melhores resultados e posições nos sites de busca. O SEO consiste em otimizar um(a) site(site/blog), fazendo com que este seja encontrado nos sites de busca, geralmente da forma mais relevante possível.

Como o SEO funciona?

A atuação do SEO é dividida em diversas etapas, desde uma análise inicial do site para identificação dos problemas e falhas, passando pela otimização propriamente dita e concluindo com a avaliação da evolução do site.

Quais são as etapas do SEO?

A otimização do site é feita em diversos momentos, a começar pela análise inicial, para entender qual o objetivo do cliente e revelar possíveis problemas e falhas de otimização.

Depois vêm as atividades propriamente ditas para otimizar os resultados, como alterações no site, análise de palavras-chave e correção do tempo de retorno dos motores de busca. Por fim, é feita uma avaliação da evolução do trabalho realizado, para mostrar como está a performance do site nos mecanismos de busca.

Quais são os benefícios do SEO?

O primeiro e principal benefício do SEO é obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca, e consequentemente melhor visibilidade nos resultados das buscas. Outra grande vantagem é uma maior experiência do usuário ao consumir o conteúdo do site, que aparece com mais frequência nos resultados das pesquisas.

Além disso, todo o trabalho realizado para melhorar os sites também se reflete em outras formas de engajamento da marca no mercado digital, como redes sociais, e-mail marketing e SEO off-site (que envolve a otimização de links externos para site, como link patrocinado).

Por que escolher um profissional experiente em SEO?

O objetivo do trabalho realizado é ser encontrado nos resultados das pesquisas. Portanto, é fundamental contar com profissionais experientes e capacitados para poder atingir o máximo potencial no posicionamento dos sites, além de garantir uma boa visibilidade online.

Como os mecanismos de busca são atualizados constantemente, é essencial ter um profissional experiente para conseguir entender as novas regras adotadas e poder atingir os melhores resultados possíveis.

Onde encontrar um bom profissional de SEO?

Os sites já existentes hoje na internet podem ser consultados para saber quais os critérios utilizados pelo Google, por exemplo, para aparecer nas primeiras posições nos resultados das pesquisas.

Além disso, o Google disponibiliza alguns recursos online para verificar a performance do site, como o Google PageSpeed Insights, que mostra como ficou a performance do site após sermos otimizados para o posicionamento.

Hoje em dia, os profissionais de SEO costumam disponibilizar na internet alguns dos seus serviços e atividades realizadas no passado, por meio de sites empresariais e/ou pessoais.

Como funciona o algoritmo SEO?

É importante ter em mente que é o público-alvo quem faz as buscas online, não os mecanismos de busca. Por isso, a melhor forma de alcançar o posicionamento desejado nos resultados das buscas é tentar entender as preferências dos usuários, e atingir os melhores resultados possíveis para esses termos.

É claro que uma boa estratégia para conseguir esse objetivo seria utilizar as palavras-chave da pesquisa exatamente como elas foram colocadas, porém isso pode gerar um resultado muito ruim para o site.

Além disso, é importante saber às vezes a conversação do mercado, utilizando termos mais genéricos para atingir um público mais amplo possível. Algumas dicas de palavras-chave podem ser encontradas em sites como o Searchmetrics e o Moz (que também não devem ser usados como referência absoluta).

Como utilizar o algoritmo SEO em seu benefício?

Uma boa estratégia de SEO consiste em trabalhar com oportunidades de palavras-chave que podem trazer resultados favoráveis, mas não sejam utilizadas por outros competidores. O processo para descobrir essas oportunidades envolve uma análise completa do mercado e do comportamento da concorrência nos mecanismos de busca.

Alguns exemplos de termos interessantes são termos muito longos e genéricos, assim como termos menores, mas que possam demonstrar maior empolgação com o assunto. Dessa forma, é possível utilizar técnicas de Keyword Research para encontrar os melhores termos-chave para seu projeto.

Quais os cuidados necessários na hora de fazer SEO?

Ter cuidado é essencial na hora de fazer SEO. É necessário evitar ferramentas e técnicas demais, pois isso pode gerar prejuízos à imagem do site e até mesmo levar a uma penalização pelo Google.

Outra dica importante é não exagerar no posicionamento de links patrocinados (ou seja, não tentar comprar o primeiro lugar nos resultados). Isso gera utilização excessiva de recursos financeiros, além de elevar as chances de os links serem denunciados como spam pelo mecanismo de busca.

Uma boa estratégia é trabalhar a combinação entre o SEO orgânico e o Paid Search (ou seja, palavras-chave patrocinadas), uma vez que ambos podem trazer bons resultados para um site.

Por fim, é importante ter consistência nas atividades do projeto como um todo, pois isso pode influenciar positivamente nos resultados da campanha.

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