Redes Sociais

Vender pelo Facebook: qual o melhor método?

Como vender pelo Facebook? Quais os melhores métodos para vender na maior rede social da Internet? Confira o conteúdo completo sobre o assunto!

Vender pelo Facebook: qual o melhor método?

Os estudantes da Universidade de Harvard, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin acharam que seria uma boa ideia criar uma rede social exclusiva para o campus. E de uma ideia simples e despretensiosa, Zuckerberg criou, em 2004, o thefacebook.com, que se tornou Facebook no ano seguinte.

Hoje essa rede social conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos e está entre os sites mais acessados do mundo. A plataforma permite que os usuários criem um perfil ou fanbages e proporciona uma interação entre pessoas conectadas ao site através dos “likes”, mensagens e compartilhamentos de textos.

A companhia tem como valores a liberdade de compartilhamento de informações e de conexão, respeito à privacidade dos usuários, liberdade e fluxo livre de informações, igualdade de fundamentos, responsabilidade e transparência.

É uma ótima forma de você manter contato com seus amigos e familiares que estão mais longe. Mas a rede social não se resumo só a isso.

Existem diversos grupos na plataforma com finalidades específicas como, por exemplo, grupos focados em vagas para diversas localidades que te ajudarão a encontrar o emprego que você tanto almeja.

Existem diversas páginas que contam com conteúdo exclusivos para você se manter atualizado, por exemplo, daquele jogo que você perdeu ou para você saber a data de lançamento da sua série favorita.

Mas, ainda sim, há quem afirme que o Facebook está “morrendo” aos poucos. Embora os números mostrem exatamente o contrário.

Em fevereiro desse ano, Zuckerberg divulgou o relatório financeiro do quatro trimestre de 2020. Esse relatório mostra que o número de usuários diários ativos cresceu cerca de 11% em relação ao mesmo período de 2019 e saltou para 1,84 bilhão.

Em relação aos usuários diários, mensais, o número cresceu para 12% em relação ao ano anterior, ficando em 2,8 bilhões.

Os números não mentem e são realmente impressionantes, por isso, não há razões para afirmar que essa plataforma, que cresce tanto em qualidade e quantidade, esteja em decadência.

A pandemia de Covid-19 aumentou significativamente o consumo de informações dentro das mídias sociais, gerando mudanças e reposicionamentos na lista das redes sociais mais usadas no Brasil, por exemplo.

O Facebook, durante esse período, retorna para o primeiro lugar no país em 2020 e, com mais de 2,7 bilhões de usuários ativos, segue sendo a rede social mais utilizada pela população mundial.

Mas engana-se quem pensa que o Facebook é uma rede social de conexão entre pessoas e não serve para gerar negócios. O investimento em Inbound Marketing é algo que tem feito parte da realidade de diversas empresas que migraram para essa rede social com uma finalidade específica: atrair o seu público.

O marketing digital é um novo recurso de divulgação de produtos e serviços ou marcar por meio do ambiente online.

A sua empresa estar onde seu público está e, por isso, se a sua empresa está investindo pesado nele, o Facebook será um grande aliado para que você alcance bons resultados nas suas estratégias.

Essa rede social tem um gigantesco alcance de público e possibilita uma comunicação mais direta com o usuário, através de comentários, curtidas e compartilhamentos. Tornando essa interação uma experiência mais descontraída, além de permitir que sua empresa se aproxime com maior facilidade do seu público-alvo.

O Facebook, quando usado para negócios, permite ampliar as conversões em vendas da sua empresa. Permite que seu consumidor acompanhe tendências e novidades lançadas pela sua marca, sanar eventuais dúvidas sobre o seu produto ou serviço diretamente com você, dar sugestões em tempo real e, até mesmo, comprar diretamente do Facebook.

Você pode vender pela plataforma postando seu conteúdo, fotos, descrição do produto e artigos que tenham um link que direcione a chamada para uma ação. Ou usando algum aplicativo que promete transformar a sua fanpage em uma loja online, através de configurações de uma das abas para que suas vendas sejam realizadas na própria plataforma.

Depois de tudo o que falamos até aqui, você já deve ter entendido que fazer com que sua marca esteja presente no Facebook passou de diferencial para uma necessidade real. A plataforma também entende dessa forma e desenvolveu o Facebook para empresas que é, nada mais nada menos, que uma ferramenta de negócios da rede social que possui um layout, posicionamento, alcance e funcionalidades voltadas exclusivamente para negócios.

Nessa ferramenta que você consegue criar e gerenciar a página da sua empresa, entrar em contato com clientes e, até mesmo, criar uma loja virtual vinculada a sua marca e anunciar produtos diretamente.

Pensando em toda grandiosidade da plataforma e no tanto que ela pode te auxiliar a obter resultados satisfatórios com a sua empresa, queremos descomplicar todo esse processo para você trazendo algumas dicas para te auxiliar a melhorar efetivamente suas vendas na plataforma.

1. Você precisa se informar sobre o seu público-alvo e compreender quais são suas dores e motivações. Isso te auxilia a definir a audiência você deseja atingir. É neste momento que você vai averiguar qual a esperança dele ao procurar e escolher pelo seu produto.

Realizar uma pesquisa desse tipo e, até mesmo, ter acesso a informações é uma tarefa mais fácil desde as redes sociais. Quando seu possível cliente curte a sua página, você detém dados demográficos e comportamentais sobre ele através de uma ferramenta de análise de dados, chamada Facebook Insights.

2. Conquistar uma aproximação com seu cliente é essencial para gerar confiança e, dessa forma, conseguir converter e vender pelo Facebook. Promover conversas permitindo que haja uma discussão aberta sobre os produtos que você comercializa, oferecer descontos para quem publicar comentários sobre sua experiência de compra etc., pode ajudar a mudar a decisão de compra positivamente na hora que as pessoas buscarem por um produto ou serviço que você comercializa.

3. Tenha seus produtos à venda no Facebook, mesmo que sua loja virtual tenha um bom fluxo de acessos pois, através dele você garante que promoções e informações chegarão até o seu consumidor de maneira imediata. Isso sem falar em termos financeiros, já que administrar uma loja na rede social é simples e pode te ajudar a ter uma visão complementar e abrangente sobre seus números de vendas.

4. O Facebook te oferece relatórios estatísticos que te permitem saber quem está comprando, quem está comentando, qual o nível de engajamento dos seus clientes etc. Mas não pense que isso é tudo! Você consegue, através do Facebook Ads, fazer propagando paga. Essa é uma ferramenta que você te possibilita criar campanhas altamente segmentadas para usuários da rede.

5. Gerir uma rede social de maneira profissional e vender por meio dela, faz com que seja necessário que você invista grande parte do seu tempo nisso. Postar novidades, informações que sejam efetivamente relevantes ao consumir, manter seu estoque atualizado, as descrições criativas e o preço competitivo e atualizado sempre que houver alguma alteração é o mínimo que deve ser feito. E isso exige tempo e envolvimento.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a alavancar suas vendas pelo Facebook, mas se você achar que precisa de ajuda para obter os resultados que você tanto almeja, saiba que você pode contar com a Digitalize Now para elaborar um plano de marketing digital que te trará resultados efetivos e surpreendentes.

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A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

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