Redes Sociais

Quanto custa anunciar no Facebook?

Entenda a principal métrica dos anúncios no Facebook: quanto custa? Veja também sobre como otimizar os custos do seu anúncio, quanto custa o anúncio em outras plataformas e muito mais!

Quanto custa anunciar no Facebook?

A principal pergunta de quem está começando a trabalhar nas redes sociais é: Quanto custa anunciar no facebook?

O valor de um determinado anúncio no Facebook pode variar de acordo com a quantidade de cliques ou impressões que ele for receber, pois a cobrança feita pelo Facebook Ads (programa de publicidade no Facebook), no geral, é feita por CPC, é o valor cobrado toda vez que alguém clicar no link do seu anúncio.

O valor do CPC varia de acordo com o orçamento feito por você, além disso é possível deixar o lance automático ou manual definindo o valor máximo que quer pagar por cada clique, ou CPM, Diferente do CPC, o importante aqui é que o anúncio seja visualizado. Varia exclusivamente de acordo com seu objetivo. Caso a campanha visse reconhecimento da marca, o CPM pode ser mais indicado, mas se o objetivo for levar o usuário até o seu site você pode optar pelo CPC. De forma resumida ele  indica a média de cada mil impressões do anúncio.

Como nesta plataforma o usuário tem controle sobre o orçamento que será utilizado, então podemos dizer que o custo de anunciar no Facebook é determinado pelo usuário.

Por que anunciar no Facebook?

Como você já sabe, milhões de pessoas pelo mundo todo estão conectadas diariamente às redes sociais. Mas será que isso justifica anunciar nas redes sociais? É garantido que sim! Essa é uma excelente maneira de promover a sua empresa e ainda estar presente no mundo online, onde é exatamente onde seu público está. Há também outras vantagens como: aumentar as suas vendas, aumento do tráfego orgânico, variedade de anúncios, ótimo custo benefício.

Como é feito o cálculo do custo de anúncio para o Facebook?

Geralmente o Facebook Ads cobra pela quantidade de cliques ou visualizações recebidas por um determinado anúncio. Há campanhas, inclusive, que podem ser cobradas pela quantidade de visualizações da página de destino, quando se trata de um anúncio na modalidade lead ads. A base de cálculo é feita para saber quanto irá custar para anunciar no facebook a partir dos cliques e impressões das postagens.

Resumidamente a forma de pagamento do Facebook Ads é semelhante à do Google, ou seja, não existe uma taxa fixada ou um valor estipulado para anunciar.

O valor que deverá ser pago é dividido por dois fatores, são eles:  orçamento e lance. O orçamento é a verba disponível para os anúncios. Na prática, caso seu orçamento seja de R$ 100 reais e o lance desejado seja R$ 0,25 por clique, a campanha fica limitada até 400 cliques. Já o lance é o valor que é desejado pagar por cada resultado objetivo. Ex.: “desejo pagar R$ 0,25 por cada clique em um anúncio”.

Quanto custa para anunciar no Facebook, Instagram e Google?

O valor de anúncios no Instagram, Facebook e Google é extremamente barato. Pelo ponto de vista custo x benefício, atingir pessoas interessadas no serviço prestado por você por centavos, tornam essas Ads as melhores opções quando o orçamento de determinada mídia é baixo.

Para ter uma noção melhor de quanto custa anunciar no Facebook, principalmente, é necessário trabalhar bem Facebook Ads, é aconselhável, portanto, usar o gerenciador de anúncios do Facebook. Por meio dele, você poderá ter muitos outros recursos, ter uma visualização de  índice de qualidade do anúncio e ter relatórios bem mais densos. Para tanto, você pode criar anúncios em diversos posicionamentos, como feed de notícias, stories, etc. Isso vai depender da  estratégia de marketing que você irá empregar.

Métricas para o funil de vendas

Além dos já citamos, é possível calcular quanto custa anunciar pelo facebook  para converter um visitante em lead  seguindo a estratégia do funil de vendas:

  • Custo por lead: para realizar esse cálculo  por lead dívida o valor do investimento em anúncios pelo número total de leads gerados.
  • Lead por venda: é necessário analisar quantos leads foram necessários para sque uma venda ocorra. Para tanto, divida o número de lead pela venda.
  • Retorno sobre investimento: medir o retorno sobre o seu investimento é essencial para qualquer campanha no mundo do marketing. A partir dele, você poderá mensurar o retorno obtido a partir de um determinado recurso. Nesse caso, significa avaliar o custo-benefício ao anunciar no Facebook.

Recurso importante: o pixel do Facebook

Nas campanhas dos Ads, não é necessário apenas enviar o usuário para um determinado destino, mas sim saber, também, o que o levou até lá e o que foi realizado por ele. Para isso, é preciso que você tenha um pixel instalado na sua rede social.

São nada mais que scripts (codificação) que você insere no seu site para monitorar o comportamento do usuário quando ele carrega uma determinada página. Você poderá criar conversões e ter campanhas com foco específico nela, podendo calcular o ROI (Retorno Sobre o Investimento) nessas campanhas.

Quanto investir em um anúncio do Facebook?

O valor a ser investido por você, irá  depender do seu único e exclusivo objetivo de campanha, da concorrência e da otimização dos seus anúncios. Como vimos acima é possível iniciar a campanha com um custo diário baixo.  Portanto, caso você possua um orçamento limitado, é possível começar com um valor reduzido, algo em torno de  R$9 por dia, por exemplo, e ir aumentando gradualmente, a fim de melhorar os seus resultados.

Para ter retorno anunciando no Facebook é importante manter uma campanha a longo prazo e aprimorá-la quando for necessário, pois afeta diretamente nos custos dos anúncios. Por esse motivo é essencial: segmentar seu público alvo, possuir uma boa página de destino, acompanhar frequentemente as métricas e possuir anúncios de alta qualidade.

Foi possível sanar as suas dúvidas  acerca de quanto custa anunciar no Facebook? Espero que este texto tenha sido útil! Mas, antes de tudo, tenha em mente que, para conseguir atingir seu objetivo, é preciso defini-lo, conhecer seu público e, principalmente, investir em boas campanhas de qualidade. Busque sempre o conhecimento!

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