Redes Sociais

Instagram profissional: quais os benefícios?

O Instagram Profissional libera vários recursos de análise personalizados para empresas. Quer saber quais os benefícios de ter um Instagram profissional para sua empresa? Confira já!

Instagram profissional: quais os benefícios?

Você sabe quais os benefícios em utilizar um perfil comercial do Instagram? Caso você queira criar um perfil comercial do Instagram, então não saia deste artigo até compreender como essa rede social vai ser poderosa para alavancar a estratégia de marketing digital da sua empresa.

No mundo inteiro existem cerca de 3,8 bilhões de pessoas conectadas às redes sociais. Além disso, o brasileiro gasta, em média, 9h30m do dia navegando na internet.

Essa mesma pesquisa revela que o Instagram é uma rede social em alta, isso porque são mais de 1 bilhão de usuários cadastrados ao redor do mundo, além disso a própria empresa já confirmou que apenas no Brasil, existem cerca de 70 milhões de usuários ativos.

O que isso quer dizer com as vantagens de utilizar o Instagram profissional? Quais são as funções das contas comerciais? Como criar um Instagram profissional?

Por que  criar um Instagram Profissional?

O Instagram profissional comercial você pode utilizar recursos exclusivos a fim de ajudar as empresas na expansão dos negócios.

Da mesma forma que o Facebook Business, o Instagram é uma rede social que pode ser usada de forma estratégica a fim de conectar as pessoas às suas inspirações e empresas que elas admiram ou conseguem atender o que é solicitado por elas.

O instagram pode ser mais do que uma rede que oferece uma série de recursos visuais e interativos, pode ser também, uma ferramenta impulsionadora de vendas.

Vale destacar que mais de 59% dos brasileiros já realizaram uma compra após serem impactados por um determinado produto que chegou na timeline por meio do Instagram, segundo um Facebook Iq.

Isso quer dizer que, se a sua marca ainda não está por dentro desta tendência, pode ser uma ótima oportunidade para avaliar essa possibilidade.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as verdadeiras vantagens em criar um  perfil comercial do instagram.

Tudo irá depender do segmento, hábitos de consumo da persona,  comportamento do público alvo e, é claro, do produto. Por esse motivo, deve haver uma análise própria antes da criação da conta.

Um Instagram Profissional tem uma série de benefícios tais como:

  • Ferramentas específicas;
  • Dados analíticos sobre o perfil de seus cliente;
  • Recursos especiais para anúncios e campanhas;

Iremos abordar, a seguir, um pouco mais sobre cada uma das vantagens de usar um Instagram Profissional.

1. Botões que facilitam o contato com o cliente

Alguém nunca desistiu de realizar uma determinada compra ou mesmo tirar uma dúvida por conta da dificuldade de encontrar o contato da empresa?

Transformando a conta da sua empresa em um Instagram Profissional, esse problema vai ser resolvido e nenhum cliente vai desistir de uma compra.

Com essa ferramenta é possível configurar um botão de contato na parte inferior da bio. A partir dele o usuário pode clicar e entrar em contato com a sua equipe de vendas de forma rápida e simples.

São exemplos de chamadas que podem ser configuradas a partir da ferramenta:

  • Entrar em contato através do WhatsApp;
  • Enviar e-mail;
  • Enviar mensagem;
  • Ligar;
  • Visitar o site.

No caso do e-mail, o usuário também já é redirecionado para a tela de um e-mail e assim por diante.

Para o  call to action que irá levar o cliente para o WhatsApp, o preferível é que o usuário clique em cima e o aplicativo de mensagens  já seja aberto.

Não é somente uma grande vantagem, mas além disso esse tipo de é uma necessidade para o seu negócio.

2. Crie sua própria loja virtual no Instagram Profissional

Cerca de 90% dos usuários da rede social já visitaram uma loja virtual alguma vez.

Visando essa tendência, o time do Instagram, há pouco tempo, criou a função shopping dentro do aplicativo.

Você pode criar sua própria loja virtual, caso você tenha um perfil comercial do Instagram, basta configurar o modo de exibição dos seus produtos.

Para que você possa ativar esse recurso, o Instagram realiza uma análise e se tudo estiver correto, você poderá usufruir de diversas vantagens como: marcar determinados produtos da loja, colocar os preços dos produtos, utilizar o instagram stories a fim de aumentar o alcance dos produtos que estão no catálogo, conectar ao seu e-commerce,  etc.

Para você criar sua vitrine virtual e compartilhar suas ações com seus clientes, virtualmente, é preciso que você use um Instagram Profissional associado a sua página do Facebook.

3. Tenha acesso aos dados reais pelo Analytics

Em 2016 o Instagram possibilitou aos seus usuários a realização de stories e postagem de lives através da plataforma.

Esses formatos permitem a criação de diversos tipos de estratégias a fim de gerar engajamento, criar conteúdo relevante e claro, elaborar muitas estratégias com o objetivo de geração leads.

Mas o que adianta utilizar todos esses recursos sem saber o que está realmente dando resultado e qual é a performance de cada ação?

No perfil da sua conta normal no Instagram, não é possível ser visto dados mais complexos que podem ser a base para rever suas estratégias de marketing e analisar o desempenho de cada post no stories e feed.

Utilizar a conta do Instagram profissional vai auxiliar e muito sua estratégia. O Instagram para negócios possui diversas ferramentas que permitem um acesso a diversas informações de ouro, como, por exemplo:

  • Número de interações realizadas;
  • Localização dos seus seguidores;
  • Contagem de seguidores por faixa etária;
  • Alcance dos seus posts;
  • Engajamento;
  • Quantidade de pessoas que salvaram uma publicação;
  • Gênero dos seus seguidores;
  • Número de cliques, etc!

Há uma seção no Instagram profissional que fornece os insights e gráficos que facilitam para você a leitura dos dados. Em cada publicação, também você pode visualizar os dados!

4. O Instagram fortalece o relacionamento com seu público

Em uma pesquisa realizada pelo Facebook, empresa responsável pelo gerenciamento  do Instagram, revelou-se que uma boa presença de determinada empresa nesta rede social impulsiona o relacionamento com o cliente e associa a marca a uma boa imagem.

Essa rede social conta, além disso, com várias funcionalidades que ajudam a aproximar o contato entre a empresa e o cliente.

A seguir coloquei uma  lista com alguns exemplos:

  • O cliente pode enviar mensagens via direct;
  • Compras pelo Instagram através da loja virtual
  • Utilizar as hashtags facilita a busca dos usuários por determinadas empresas e conteúdos relevantes;
  • A marca é capaz de interagir com os usuários por meio de enquetes, campanhas por # e demais recursos oferecidos.

Além desses benefícios, um Instagram profissional é extremamente essencial para o sucesso do seu negócio, para o caso dessa  mídia social ser estratégica para a sua marca.

Na maioria das vezes, um perfil corporativo passa mais credibilidade do que um perfil pessoal.

É muito importante que a sua estratégia seja alinhada, para poder explorar todos os benefícios, tanto em conteúdo com fotos e vídeos, como na personalidade da sua empresa propriamente dita.

Recapitulando todos os motivos e vantagens para criar seu instagram profissional vale dizer que essa rede social vai ajudar, e muito, a sua empresa a vender melhor e se destacar. Além do branding e do relacionamento com seus potenciais clientes que irá te trazer.

Espero que essas ferramentas e dicas sobre um Instagram Profissional tenham sido úteis. Veja na prática agora mesmo, que tal? Fica a dica!

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer entender como as Redes Sociais podem explodir a divulgação da sua empresa? Deixa que a gente te explica!

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.