Redes Sociais

Como fazer o cronograma de conteúdo das suas redes sociais?

Você quer aprender a fazer o cronograma das suas redes sociais da maneira correta e não consegue? Vem com a gente nesse guia completo de dicas para você montar o seu cronograma de uma vez por todas!

Como fazer o cronograma de conteúdo das suas redes sociais?

Ter um cronograma vai facilitar seu planejamento estratégico.

Quando você faz a programação dos posts mensais do seu Instagram, por exemplo, você consegue visualizar o cenário geral e, dessa forma, vai conseguir distribuir os diversos assuntos que podem ser abordados e formatados, a fim de não deixar nada muito repetitivo.

Se você opta por decidir os posts de última hora, não consegue ter essa visão.

Além do mais, o cronograma garante que suas publicações entrem no ar no dia e horário que você desejar. Sem contar que, por não depender de um trabalho manual para realização dos posts naquele momento, você consegue otimizar - e muito, o seu tempo de trabalho!

Outro benefício de ter um cronograma de conteúdos das suas redes sociais é que, muitos empreendedores que já usam as redes sociais para os seus negócios e não usam um cronograma de postagens, acabam ficando perdidos, sem apresentar um conteúdo estruturado ou acabam postando com pouca frequência.

O melhor organizador de calendário de conteúdo para suas redes sociais!

Com um cronograma de conteúdo das suas redes sociais você, além de não ficar sem postar em algum dia da semana por qualquer eventualidade, também não fica sem assunto.

Dessa forma, você alimenta a sua audiência com conteúdos que são relevantes e os apresenta de forma didática. Podendo, inclusive, trabalhar esses mesmos conteúdos no feed e nos stories, com caixinha de perguntas ou até mesmo, fazendo uma live com seus seguidores para aprofundar o tema que foi abordado no post.

Tipos de cronograma

Cronograma de conteúdo semanal

No seu cronograma de conteúdo semanal, é importante que você organize o tema e horário dos conteúdos que serão postados a cada semana. Essa é a base de cronogramas maiores, contudo é o mais simples para quem está começando.

Você pode fazer o seu cronograma de conteúdo semanal de forma generalizada ou específica. No cronograma generalizado você colocará os assuntos gerais e pensará nos temas de cada postagem posteriormente. Já no cronograma específico, você terá as postagens definidas com tema e título.

Cronograma generalizado

Os seus conteúdos precisarão de um tema. Um assunto central que norteará toda a postagem. No entanto, você não precisa, neste cronograma, colocar um título e nem assunto específico. Você pode definir isso ao longo de cada semana.

É interessante ressaltar também que os dias de postagens são de escolha pessoal, portanto, você pode escolher planejar conteúdos para os dias que escolher, o que não necessariamente precisa ser todos os dias. De qualquer forma, é de suma importância que você mantenha uma frequência adequada à sua estratégia.

Cronograma específico

Nesse cronograma os conteúdos já devem estar planejados em detalhes, com título e tema já definidos, pois aqui o conteúdo é mais específico.

É importante que você crie conteúdos que tenham a ver com o seu nicho, mas que sejam relevantes e que, principalmente, acrescentem valor aos seus seguidores e, dessa forma, aumente a confiança deles com a marca.

No caso de vender algum produto ou serviço, é importante definir alguns dias na semana para fazer a divulgação do mesmo. Se você optar por produzir conteúdos diários, você pode divulgar seus produtos e/ou serviços duas vezes na semana.

Cronograma mensal

É aqui onde você planejará as postagens do mês inteiro das suas redes sociais. Este é um cronograma bem mais complexo que o cronograma semanal, o que o torna também, bem mais específico.

Neste tipo de cronograma, cada dia terá seu próprio tema. Contudo, os temas podem ser repetidos todos os meses ou você pode variar a cada mês.

Pontos importantes para um cronograma de conteúdo

Frequência de posts

Antes de mais nada, é de suma importância que você defina a frequência com a qual realizará os posts. Para fazer isso, basta definir quais os dias e horários em que seus conteúdos serão publicados.

Você pode observar as métricas do próprio Instagram para verificar quais os momentos em que seu engajamento com o público é maior. E, embora não haja uma regra para isso, o ideal é que os novos posts entrem no ar pelo menos três vezes por semana.

Dividir as postagens em editoriais

Você pode organizar o seu calendário de publicações dividindo os posts por editoriais e categorias de assunto, por exemplo. Você pode definir que toda segunda você vai publicar conteúdos sobre lifestyle e as publicações de quinta vão ser tutoriais “DIY”.

Claro que esses temas foram apenas para exemplificar que o importante é você criar uma lógica dentro das redes sociais, fazendo com que os seguidores saibam o que esperar dos seus conteúdos e, principalmente, fiquem ansiosos para tal.

Com o calendário “prevendo” os próximos posts, fica muito mais fácil de você adotar esse sistema. E, sobretudo, fica muito mais fácil identificar quais conteúdos têm "caído no gosto do povo” e quais estão ficando “para escanteio”.

Escolha onde organizará seu cronograma

Existem algumas ferramentas que são grandes aliadas para descobrir que tipo de conteúdo mais interessa a sua audiência. Bons exemplos disso são o Facebook Insights e o Instagram Empresas.

Procure organizar seu cronograma em uma planilha no próprio Excel. Mas se você preferir tem outras ferramentas que são tão úteis quanto, como o Trello ou o Google Agenda.

Ainda existe a possibilidade de você buscar por templates prontos e editáveis que são desenhados especialmente para serem cronogramas de mídias sociais.

Vale ressaltar que nenhuma das opções citadas acima são regras de uso, contudo escolha aquela que melhor se adaptar para a programação de seus conteúdos.

Escolha a ferramenta de postagem

Agora que você definiu seus conteúdos da semana ou do mês, chegou o momento de escolher uma ferramenta para programá-los, garantindo que eles entrem no ar automaticamente nos dias e horários que você definiu.

Para quem administra mais de um perfil, esse tipo de recurso é ainda mais viável. Existem diversas plataformas no mercado que fazem esse trabalho. Pesquisa sobre as funcionalidades delas e escolha a mais viável.

Na maioria dos casos você consegue usá-las gratuitamente, mas com um limite de perfis e postagens por mês.

Conclusão

Agora que você entendeu a importância de montar um cronograma de conteúdos para suas redes sociais e, principalmente, entendeu como fazê-lo, chegou o momento de colocar tudo em prática!

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