Redes Sociais

Como fazer um Instagram profissional: passo-a-passo atualizado em 2021!

Você quer aprender como montar um Instagram profissional, conseguindo analisar as métricas e resultados que essa rede social está trazendo para o seu negócio? Então siga nosso passo-a-passo completo!

Como fazer um Instagram profissional: passo-a-passo atualizado em 2021!

Quer saber como fazer um Instagram Profissional de sucesso?

Conhecendo o potencial que as redes sociais têm na divulgação de uma determinada empresa e em seu produto ou serviço. Além disso, sabemos que essas mídias sociais ajudam a criar um bom relacionamento com os clientes e assim criar conteúdos relevantes para o seu público alvo.

O Instagram, é uma plataforma para a publicação de fotos e vídeos, ajudando a chamar a atenção para esses itens oferecidos. No entanto, para que ele contribua efetivamente para o alcance de bons resultados, o ideal é criar perfil comercial do Instagram.

Você pode conhecer melhor as características do seu público, saber os melhores dias e horários para a publicação, saber qual o conteúdo relevante para o seu público e interagir com eles são algumas das opções da rede social.

Para isso, é necessário aperfeiçoar a conta com alguns recursos do marketing digital e compreender melhor os recursos oferecidos pelo próprio Instagram.

Se você quer saber como funciona e o passo a passo de como criar um perfil comercial no Instagram. Veja a seguir neste artigo a importância e como fazer um Instagram Profissional.

O que é um Instagram Profissional?

Em junho de 2016, o Instagram permitiu a criação de contas comerciais com a finalidade de diferenciar os perfis pessoais dos perfis de uma empresa, que geralmente possui uma loja virtual. Oferecendo, além disso, métricas que podem ser acompanhadas com maiores precisões pelos profissionais que desejam utilizar essa rede social para aumentar a visibilidade da sua empresa, gerar parcerias e, principalmente, realizar vendas.

Isso irá ajudar a transmitir mais confiança e credibilidade para os seus clientes atuais e futuros, pois irão notar que a ação não se trata de algo informal ou amador. Tendo essa segurança, as chances de os potenciais clientes resolverem comprar na sua loja são maiores.

Como fazer um Instagram Profissional

A criação de uma conta comercial no Instagram é bem simples e leva alguns minutos apenas. Nos tópicos a seguir, listei 4 passos que devem ser seguidos para concluir sua conta profissional.

Baixar o Aplicativo

O primeiro passo a ser seguido é baixar o aplicativo em seu smartphone.

Ele está disponível na App Store (para iOS iPhone), na Windows Phone Store (para celulares Microsoft) e na Play Store (para celulares com Android).

Assim que for instalado, clique no ícone no menu para abri-lo e iniciar as configurações da conta.

Criar uma conta

Existem duas formas para criar um perfil profissional no Instagram.

A primeira forma, é a mais simples, através do login com um perfil do Facebook, caso você tenha um perfil ou páginas no Facebook. Caso você já possua cadastro dentro desta plataforma, pode seguir essa opção.

A segunda forma requer um novo registro. Para tal, clique em “cadastre-se”. O próximo passo a ser seguido será digitar um endereço de e-mail que você utiliza e pressionar o botão “avançar”.

Como conseguir mais seguidores no Instagram?

Configurar o perfil

Agora, já no seu perfil criado, clique sobre os três pontinhos que ficam no canto superior direito da tela e vá clique em “configurações”, depois em "conta" e por fim em “alterar para conta comercial”.

Seguindo esses passos, é hora de personalizar o seu perfil, inserindo uma foto de identificação da sua marca.

Após, é preciso incluir outras informações sobre o site, telefone, endereço para contato, horário de funcionamento, etc.

Iniciar a utilização da conta

Esse último passo a ser seguido não se relaciona à criação da sua conta em si, mas vale a pena fazer essa ressalva. Comece a utilizar o seu Instagram profissional e aproveite os recursos do Instagram da ferramenta postando fotos e vídeos curtos.

É interessante, também, seguir diversas outras contas.

Métricas

Agora que você já sabe como fazer um Instagram profissional vou falar sobre as métricas de vaidade.

Mas, antes de mostrar as métricas que você pode visualizar com uma conta profissional no Instagram, aqui vai um conselho: tome cuidado com as métricas de vaidade!

Caso você esteja se perguntando o que são essas métricas de vaidade, eu te explico:

Essas métricas se referem aos números que refletem mais a quantidade de um conteúdo do que a sua qualidade.

São números que nos enganam e, até mesmo, inflam nosso ego.

Quantas vezes você entrou em uma determinada conta no Instagram com um número enorme de seguidores e ficou chocado? Bom, às vezes, eles não significam nada.

O que importa para nós, na verdade, é o grau de engajamento que os usuários têm com as contas.

Lembre-se que não adianta uma conta com, por exemplo, 60.000 seguidores, se poucos interagem com esse perfil.

Então, procure seguidores ativos e usuários que interajam com seus posts. Não somente seguidores fantasmas.

Crie conteúdo relevante e de qualidade para conquistar os seus seguidores.

Desse modo, será mais valoroso uma quantidade menor de seguidores, desde que a quantidade consuma o seu produto.

Agora que você já sabe como fazer um Instagram profissional e também, que deve tomar cuidado para não se deixar levar pelas métricas de vaidade, vou te explicar as métricas do Instagram.

Quando você cria um perfil profissional, o aplicativo permite a você o acesso ao Instagram Insights, uma funcionalidade que permite ao usuário acesso a métricas como:

1. Alcance das publicações

O número de alcance representa a quantidade de usuários que as suas publicações atingiram na última semana.

Retrata a quantidade de contas que visualizaram pelo menos um de seus posts.

2. Impressões

Aqui, há um número geral da quantidade de vezes que os usuários visualizaram algum dos seus conteúdos, isso num período de uma semana.

Um único usuário pode ter visto seu conteúdo mais de uma vez, então, caso uma conta visualize um post seu duas vezes, contará como duas impressões.

3. Visualizações do perfil

Como o próprio nome sugere, ela representa a quantidade de vezes que o seu perfil foi visitado na última semana.

4. Cliques no site

É aquele link que fica disposto abaixo da bio.

Essa métrica é responsável por conta do número de cliques que ele recebeu na última semana.

Veja que o Instagram permite que você veja os números atuais com os números alcançados em semanas anteriores.

Além dessas métricas citadas, o Instagram permite, também, que você saiba um pouco mais sobre o seu público.

As métricas referentes ao seu público são:

  • Porcentagem entre homens e mulheres que te seguem;
  • Idade dos seus seguidores;
  • Quantidade de curtidas e comentários nos seus posts;
  • Localização por países e cidades;
  • Horários e dias que seus seguidores ficam mais tempo na rede social;
  • Quantos usuários começaram a seguir ou deixaram de seguir o seu perfil.

Ter uma conta profissional também permite que você visualize algumas métricas específicas das publicações do seu feed, entre elas:

  • Quantidade de vezes que o seu conteúdo foi compartilhado com alguém na dm ou stories;
  • Quantidade pessoas salvaram seu conteúdo;
  • Quantas pessoas visualizaram o seu perfil a partir de um post;
  • Alcance de uma postagem;
  • Impressões da publicação e de onde elas vieram;
  • Melhores horários para publicações
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