Redes Sociais

Como aumentar as vendas no Instagram?

Você quer entender como aumentar suas vendas no Instagram? Leia nosso conteúdo completo sobre a rede social e quais recursos você pode utilizar para alavancar suas vendas!

Como aumentar as vendas no Instagram?

Atualmente, grandes empresas estão utilizando o Instagram em sua estratégia de marketing. Quando se tem o objetivo de abrir um negócio online, pensa-se logo em montar uma loja virtual. No entanto, uma das alternativas mais práticas que vem conquistando diversos empreendedores é o comércio através das redes sociais.

Destacando-se o Instagram, pois o aplicativo se mostra eficiente para o comércio virtual, trazendo visibilidade para marcas, aproximação com os clientes e, assim, uma maior quantidade de vendas.

De acordo com os dados de abril de 2020 do site Statista, a rede social se encontra em 6ª posição do ranking das mais utilizadas no mundo e possui mais de um bilhão de usuários ativos por mês.

Muitos empreendedores podem achar fácil criar um perfil nas redes sociais, anunciar seus produtos e esperar por bons resultados. Porém, não é bem assim. Para que seja possível montar um negócio próprio através do Instagram, é necessário criar boas estratégias que garantirão o seu sucesso. É necessário ter um bom planejamento.

O que as empresas estão constantemente se perguntando é: como aumentar as vendas pelo Instagram efetivamente e que transfira bons retornos para o meu negócio?

Caso essa seja uma dúvida frequente para você, preparei este artigo com dicas e direcionamentos para você ter consciência de como aumentar as vendas pelo Instagram e alcançar os seus objetivos.

Passo a passo de como aumentar as vendas no Instagram

Abaixo listei 10 dicas com os principais pontos a serem observados por você, que deseja transformar seu perfil no Instagram em um grande canal de vendas eficiente e para você conseguir aumentar as suas vendas no Instagram e também aumentar a quantidade de seguidores.

Crie uma estratégia para o seu conteúdo

O marketing é necessário, antes de se preocupar com seguidores e soluções de e-commerce para o Instagram, se preocupe em criar um conteúdo que gere envolvimento.

Crie um conteúdo que faça a diferença no dia a dia da sua audiência, para que seja possível criar laços de relacionamento com o seu público-alvo.

Ao criar um perfil no Instagram você deve preenchê-lo com todas as informações do seu negócio para que a sua persona conheça a sua marca.

Não deixe de mencionar onde está o seu negócio, pois, mesmo quando são apenas on-line, os clientes gostam de saber a localização de seus fornecedores. Acrescente também as formas de pagamento, contato e entrega.

Aproveite os destaques

Aproveite os destaques do Instagram para que o seu perfil se torne um verdadeiro cartão de visita.

Na maioria das vezes, a pessoa entra no seu Instagram buscando mais especificações acerca do seu produto.  Então faça destaques organizados e explicativos que respondam dúvidas mais frequentes e fale mais sobre a qualidade do seu produto.

Vale ressaltar que é para ser mais eficiente, procure dar nome aos destaques, para que o usuário consiga encontrar de forma mais rápida aquilo que ele precisa. E também crie postagens chamativas para colocar em seus destaques.

É de extrema importância que seu conteúdo seja excelente aos olhos de quem vê, pois essa é a moeda de troca para obter um bom engajamento e aumentar as vendas e-commerce no Instagram. Utilize para isso, o Canva/Pablo para criar o seu conteúdo.

Crie abas para direcionar a pessoa até o atendimento, torne seu canal de contato o mais prático possível.

Decida os melhores dias e horários para postar

É de extrema importância você saber quais são os melhores dias e horários para postar no Instagram. Considere o padrão que identifica os horários em que as redes sociais têm maior número de usuários ativos. Comece a fazer testes, a partir disso.

Observe quais são os dias e horários em que as suas postagens possuem maior engajamento, pois isso indica os momentos em que a sua persona acessa o Instagram. Desse modo, você terá uma base de períodos para postar e conseguir atingir os seus clientes e, consequentemente, aumentar as vendas no Instagram.

Entenda a sua persona

A sua persona é, de modo geral, o comprador ideal que o seu negócio precisa. O ideal, então, é que você a compreenda de forma completa para que seja possível aumentar as vendas pelo Instagram. Com uma personalidade previamente traçada, é possível entender a interação do seu possível cliente nas redes sociais.

Se coloque no lugar da sua persona e foque a maior parte dos seus esforços para atender às suas demandas em toda divulgação do seu conteúdo.

Invista em conteúdo audiovisual

Através das redes sociais, as marcas passam o dia enchendo os usuários de postagens que às vezes não são relevantes.

A sua persona deve notar o seu diferencial. Então aposte em conteúdos audiovisuais. Eles possuem grande efetividade no momento de atrair o público e te ajudar a aumentar as suas vendas no Instagram, pois a rede social interage com ele de forma mais dinâmica.

No caso do Instagram, existe mais de uma forma de realizar isso: crie vídeos mais descontraídos e poste stories ou, faça um vídeo com maior elaboração que se destaque em meio às imagens estáticas em seu perfil.

Interaja com seus seguidores

Uma das práticas mais importantes para você que quer saber como aumentar as vendas no Instagram e ganhar mais seguidores é interagir com eles. Além de mostrar que você está sempre ativo e disposto a conversar, você transmite confiança, criando um bom relacionamento de proximidade com o seu público.

Por esse motivo, sempre responda a comentários, dúvidas e mensagens privadas e não esqueça de retribuir o like.

Procure tirar um momento do dia para visitar os perfis de clientes e curtir algumas de suas fotos. Além de trazer visibilidade para o seu perfil, pode atrair, também, mais usuários para conhecerem a sua marca.

Atualize seu perfil constantemente

Nunca deixe o seu perfil desatualizado. É de extrema importância que você mantenha uma frequência de postagens para que seja possível a sua persona notar que você está ativo. Vale ressaltar que perfis abandonados ou com poucas atualizações não possuem venda.

Por esse motivo, para aumentar as vendas no Instagram e ter um maior reconhecimento da sua marca, poste cerca de 2 a 3 vezes no dia e em horários diferentes e ideais. Tente não ultrapassar essa quantidade de postagens, pois isso pode cansar seus clientes, e pode ocorrer de você perder seguidores. Mantenha um equilíbrio sempre.

Escolha as melhores legendas e hashtags

Além de trabalhar as imagens para o seu perfil, você precisa pensar nas legendas como parte obrigatória da sua estratégia, visto que elas vão traduzir a sua imagem. Para tanto, construa textos claros e autoexplicativos.

O Instagram é mais voltado para o aspecto visual, então as pessoas prestam atenção em legendas menores. Por esse motivo, evite criar textos longos, mas, sim, pequenos e chamativos, trazendo a informação necessária à sua persona.

Além disso, use hashtags para caracterizar as suas postagens. Escolha palavras que tenham a ver com o seu negócio e que não sejam muito genéricas. Não exagere na utilização delas, coloque cerca de 3 por postagem, é o ideal.

Invista em anúncios no Instagram Ads

Talvez uma das formas mais eficazes para você que deseja saber como aumentar as vendas no Instagram, seja no investimento em anúncios no Instagram Ads.

Utilize anúncios para alavancar a conversão da sua rede social. Essas postagens promovidas podem, muitas vezes, levar os usuários até vários conteúdos diferentes: o site da sua empresa, ebooks ou, até mesmo, para uma página de vendas, por exemplo.

O site possui uma grande quantidade de usuários e uma alta taxa de engajamento, pode ser o local perfeito para você investir em anúncios para quem quer saber como aumentar as vendas pelo Instagram. Existe apenas uma exigência: possuir uma conta no Facebook Business para que seja possível vincular.

O processo de criação é feito através do Gerenciamento de Anúncios, ferramenta criada pelo próprio Facebook. Lá é possível que você defina seu público-alvo, o objetivo da sua campanha e o orçamento, que pode variar de acordo com suas expectativas e com os recursos disponíveis.

Utilize as plataformas de monitoramento

Para que seja possível otimizar o seu trabalho e observar a estratégia, utilize plataformas de monitoramento. Elas te ajudarão na sua organização, agendamento de postagens, acompanhamento de comentários e likes e no crescimento do seu perfil.

Algumas das ferramentas mais eficientes são o Postgrain e o Wisp Social. Com eles é possível que você acompanhe a sua performance através da análise de métricas, retorno sobre o investimento e relacionamento com os clientes.

É através desse tipo de ferramentas que você poderá verificar se a sua estratégia está sendo eficaz. Por esse motivo, é interessante que você faça o trabalho de divulgação e vendas no Instagram com o auxílio dessas plataformas.

Com essas dicas, você terá grandes resultados com vendas no Instagram e irá alcançar seus objetivos e da sua empresa.

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