Marketing Digital

Vender pelo Facebook

Aprenda a utilizar o Facebook como uma forma de rendimento e entenda como anunciar seus produtos nessa rede social enorme a partir desse artigo completo!

Vender pelo Facebook

Sobre o Facebook

O Facebook é um site de redes sociais on-line. O site foi lançado em 4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg com seus colegas de quarto e colegas de faculdade Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. É agora um dos sites mais populares do mundo vendendo através do Facebook.

O Facebook oferece aos anunciantes uma variedade de opções na forma como seus anúncios aparecem e como os usuários interagem com eles. O Facebook também oferece um serviço analítico, que rastreia estatísticas, como quando os usuários clicam em links dentro de um anúncio para visitar outro site. Isto permite aos anunciantes medir o sucesso de seus anúncios e lhes dá ideias para futuras campanhas.

A rede social é atualmente uma das fontes de tráfego de crescimento mais rápido para muitos sites - alguns relatórios indicam que dois terços do tráfego vêm de fontes externas, com aproximadamente 20% vindo especificamente de sites de redes sociais (Lohr, 2011).

O Facebook tem mais de 1 bilhão de indivíduos registrados em todos os dados demográficos e países do mundo. Desde 2006 tem sido integrado em muitos serviços e aplicativos populares da web, e tem sido promovido por programas de televisão americanos, tais como The Office, ICarly e outros.

Marketing através do Facebook

Facebook é o quarto site mais popular do mundo, depois do Google, YouTube e Yahoo! (comScore, 2011). Como muitas pessoas já têm uma conta no Facebook ou têm acesso a uma, isso proporciona aos marqueteiros uma oportunidade sem precedentes de alcançar um amplo público.

De muitas maneiras, o Facebook é o último anúncio direcionado, pois utiliza informações de perfil para rastrear os interesses de seus usuários e direcioná-los com anúncios nos quais eles possam estar interessados.

Sobre vender no Facebook

Vender através do Facebook refere-se ao processo de anunciar seus produtos ou serviços através do Facebook - seja através da página da marca de sua empresa, ou através da criação de um "anúncio" específico dentro do site.

Opções de publicidade para venda através do Facebook

O Facebook oferece duas opções principais para os anunciantes: pode colocar um anúncio diretamente de sua página inicial usando sua plataforma de mídia paga, que atualmente custa US$ 5 por dia; alternativamente, os anunciantes podem acessar tarifas mais baratas usando uma agência de marketing on-line de terceiros que gerencia suas campanhas para eles em nome de seus clientes.

Os anúncios do Facebook podem ser colocados em uma vasta gama de páginas dentro do Facebook. Isto inclui perfis de usuários, páginas de marcas, fotos e grupos, assim como as principais notícias. Cada anúncio terá resultados diferentes, dependendo de onde for mostrado, bem como do público visado.

Um fator importante para determinar se um anúncio é bem-sucedido ou não é quem foi designado para visualizá-lo. O Facebook tem uma grande quantidade de informações demográficas para seus usuários: incluindo faixa etária, sexo e localização (Durig, 2011). Por exemplo: um anúncio dirigido a "homens de 16-18 anos de idade" geraria muito mais interesse do que um que fosse simplesmente dirigido a "homens", não importa quão específico este último possa ser (Lohr, 2011).

Tipos de anúncios para venda através do Facebook

O Facebook oferece atualmente três tipos de anúncios: anúncios de texto padrão, anúncios de imagem e histórias patrocinadas (Seufert, 2011), todos vinculados a outro site. As histórias patrocinadas aparecem nos principais feeds de notícias dos amigos do usuário, portanto, elas incentivam o compartilhamento imediato.

Elas também tendem a gerar mais cliques do que outros tipos de anúncios. As histórias patrocinadas são uma escolha especialmente boa para empresas que desejam que seu conteúdo seja compartilhado pelos usuários no Facebook.

Outra opção de publicidade disponível no Facebook são os "grupos patrocinados" Estes anúncios não fornecem nenhum link, mas aparecem como notificações sob a alimentação das principais notícias.

Anúncios deste tipo podem ser encontrados sob nomes de grupos ou dentro de atualizações de grupos e podem ser colocados nas principais notícias de destaque como um anúncio. Os grupos patrocinados são uma forma única de atingir os usuários do Facebook que já expressaram interesse em um assunto através de um grupo.

Atualmente, o Facebook só permite que seus anunciantes selecionem um país para seus anúncios. Isto complica as campanhas publicitárias que cobrem mais de um mercado, já que é impossível criar vários anúncios diferentes visando várias nações de dentro do próprio site.

Por este motivo, a maioria dos marqueteiros compra seus anúncios através de agências de marketing terceirizadas em vez disso. Produtos ou serviços direcionados a dois ou mais países devem, portanto, incluir a linguagem relevante para cada um desses mercados em sua cópia de anúncio.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer entender como o Marketing Digital revoluciona sua empresa? Deixa que a gente te explica!

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.