Marketing Digital

Marketing: Inbound e Outbound

Entenda no que consiste o Marketing Digital, as diferenças entre suas abordagens Inbound e Outbound e como funciona um Plano de Marketing! Venha conosco nesse artigo super informativo!

Marketing: Inbound e Outbound

O que é marketing digital?

Marketing digital é o uso de canais digitais para promover um produto ou serviço. A mídia digital pode abranger tudo, desde mídia social, e-mail marketing, search engine marketing (SEM), conteúdo/blogging, até automação através de agentes como chatbots.

O marketing digital se concentra na aquisição eficiente de clientes para produzir um alto ROI, com o objetivo final de conduzir as compras através de múltiplos canais.

O aumento da popularidade do marketing na Internet resultou em um aumento da pesquisa sobre o que é exatamente o marketing digital. O marketing digital envolve o uso de tecnologias digitais para melhorar ou alterar os comportamentos do consumidor, afetar as escolhas do consumidor ou influenciar a experiência do consumidor.

Marketing digital é o uso da Internet, dispositivos móveis, mídias sociais, mecanismos de busca, exibição de publicidade e outros canais para atingir os consumidores direta ou indiretamente.  

A mídia digital tem dado aos consumidores novas maneiras de fazer compras enquanto se envolvem em suas atividades favoritas, que incluem fazer compras em seus smartphones durante o jantar enquanto tentam se informar com as últimas atualizações de status dos amigos.

De acordo com o CEO do Google Eric Schmidt, "os celulares estão ampliando as capacidades das pessoas na web", e estas capacidades ampliadas podem ser utilizadas para fins de compras.

Uma tendência digital recente despertou interesse em estratégias de marketing digital multicanal que envolvem o uso simultâneo de vários canais digitais, como o uso de SEM junto com SEO em conjunto em uma única campanha para maximizar sua potência.

O que é o inbound marketing?

Inbound Marketing é uma abordagem focada em atrair clientes, fornecendo conteúdo que atrai e retém a atenção de um cliente. O marketing de entrada é "uma abordagem de sistema aberto para atrair, converter e reter clientes".

O marketing de entrada refere-se aos métodos de atrair clientes para um negócio através de conteúdo em vez de vendas de saída, como a publicidade que interrompe um consumidor de suas atividades cotidianas. O marketing de entrada é "uma metodologia que se concentra na criação de conteúdo de qualidade que traz as pessoas para seu negócio naturalmente".

O marketing de entrada depende do estabelecimento de uma presença, do envolvimento através de redes sociais e trata-se de construir relacionamentos ao longo do tempo. É visto como a antítese do marketing de saída, que envolve a compra de anúncios para promover o próprio produto.

O que é o outbound marketing?

O marketing de saída é o oposto do marketing de entrada. Ele usa vários meios de comunicação para gerar consciência sobre um produto ou serviço, o que ajuda a impulsionar as vendas off-line.

O Outbound Marketing pode incluir publicidade na TV, anúncios impressos, campanhas de mala direta, feiras comerciais e outros tipos de eventos promocionais. O Outbound Marketing tenta fazer com que os clientes comprem interrompendo seu dia-a-dia com mensagens de difícil venda.

No entanto, nem sempre é necessário que os comerciantes de Outbound paguem por espaço publicitário porque esses meios de comunicação estão disponíveis gratuitamente na Web. Além disso, algumas pessoas realmente gostam de receber amostras grátis no correio ou em suas casas.

Em outras palavras, o marketing de saída é uma iniciativa que busca atingir objetivos específicos, atingindo um mercado alvo predefinido.

O estágio final de crescimento de volume ocorre quando um produto se estabeleceu o suficiente na mente de sua base de clientes em potencial para envolvê-lo sem muita persuasão da empresa - neste ponto, o volume de vendas de um produto pode ser calculado simplesmente tomando a taxa de crescimento da receita e subtraindo qualquer crescimento negativo ao longo do tempo.

Como funciona o Marketing Digital?

O Marketing hoje existe em duas formas: tradicional e digital. O marketing tradicional exige que as empresas gastem dinheiro em métodos publicitários, como comerciais de TV, folhetos de papel, anúncios de rádio, patrocínios de eventos, etc.

O marketing digital utiliza canais baseados na Internet para promover produtos e serviços. Estes canais incluem sites de mídia social como Facebook e Twitter; tecnologias de armazenamento em nuvem como Google Drive; mercados de comércio eletrônico como Amazon; sites de hospedagem de vídeo como YouTube; publicações online como esta; mecanismos de busca como Google Inc.; aplicativos móveis para dispositivos iPhone/iPad/Android; alertas SMS enviados diretamente para celulares ou telefones fixos dos clientes quando os preços estão reduzido; e notificações no local sobre produtos ou serviços que estão disponíveis em um local físico da empresa.

Em outras palavras, o marketing digital é o uso de canais baseados na Internet para promover produtos e serviços.

O marketing digital oferece benefícios como atingir um público amplo a baixo custo, podendo atingir públicos específicos com base na demografia ou preferências, permitindo campanhas publicitárias interativas onde as marcas podem interagir com seus consumidores através de mídias sociais ou outras plataformas online, e permitindo uma maior medição e acompanhamento do comportamento do consumidor ao longo do tempo.

Por que você precisa de um Plano de Marketing?

Um plano de negócios formal estabelece seus objetivos de longo prazo e como você planeja alcançá-los. É um roteiro importante que ajuda desde o primeiro dia do início de seu negócio.

Embora seja importante para todos os empresários - desde os iniciantes até as empresas estabelecidas - todo empresário deve ter um plano. Um plano de marketing é uma parte crítica deste roteiro, e descreve como você pretende atrair clientes - sejam eles novos ou de volta - e envolvê-los em conversas que os motivem a comprar seu produto ou serviço.

Um plano de marketing também assegura a coordenação com outras funções em sua empresa, tais como vendas, atendimento ao cliente, inovação, operações, finanças, recursos humanos (RH), etc. É importante que todas as empresas estabeleçam metas sobre para onde querem que seus negócios vão; qual é a meta; metas para as quais os esforços serão direcionados; e quando esses objetivos podem ser alcançados.

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