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Marketing Digital para pequenas e médias empresas: como fazer e aumentar as vendas?

Confira as principais vantagens do Marketing Digital para pequenas e médias empresas, como fazer, como aumentar as vendas com o Marketing Digital e tudo sobre o assunto!

Marketing Digital para pequenas e médias empresas: como fazer e aumentar as vendas?

As empresas, nos dias de hoje, possuem diversas formas de se relacionar e para que seja possível encontrar novos clientes. Isso devido à internet e aos benefícios do marketing digital para o mercado consumidor.

É fundamental entender que, há anos atrás, as empresas precisavam gastar uma quantidade elevada de dinheiro para fazer propagandas em mídias tradicionais: TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos.

Hoje em dia as pessoas estão mais expostas a uma grande variedade de opções de mídia, produtos e canais de informação, e, também, estão cada vez mais ignorando propagandas invasivas ou irrelevantes.

O valor investido em marketing digital é cerca de 60% mais baixo do que em canais convencionais, se realizado de forma correta, além de contar com a possibilidade de segmentar o público atingido pela sua empresa. É também com conteúdos relevantes e anúncios bons que a construção de base de dados para a geração de leads se torna mais concreta.

Além disso, com o marketing digital, a sua empresa conseguirá medir e analisar com maior precisão e eficiência as métricas e resultados de cada campanha a fim de atrair o público alvo.

Dessa forma, você poderá entender o que funciona para seu público e conseguirá identificar investimentos que dará o melhor retorno para sua empresa

O marketing digital para pequenas e médias empresas é uma realidade no Brasil e ignorar essa realidade do mundo pode custar bem caro para seu negócio.

Neste artigo, irei falar sobre a importância e os benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas.

Os benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas

Entre as importâncias do marketing digital para pequenas e médias empresas destacam-se:

Aumento da competitividade

Com auxílio do Marketing Digital a sua média ou grande empresa pode aumentar o poder competitivo, pois através dele, você atingirá e conquistará novos leads, ou seja, potenciais clientes que estão no momento da compra.

Assim, empresas que fazem uso das técnicas do Marketing Digital, mesmo que não possua um tamanho considerado grande, torna-se tão competitiva quanto as empresas de grande porte, conseguindo destacar-se no mercado.

Mensurabilidade dos resultados

Um dos maiores benefícios do marketing digital é sua geração de métricas. Sendo possível mensurar detalhadamente todos os resultados de cada campanha e saber o que de fato funciona. Assim, você saberá se deve dar continuidade a um projeto ou se precisa mudá-lo.

Segmentação do público

É possível que você promova ações destinadas a determinados públicos, dessa forma você irá atingir diretamente quem tem interesse.

Dessa forma, você também não corre o risco de incomodar  pessoas que não estão interessadas no seu conteúdo, o que poderia causar um resultado negativo às pequenas e médias empresas.

Ótimo custo-benefício

O Marketing Digital para pequenas e médias empresas permite que se alcance os melhores resultados possíveis mesmo com baixos investimentos. Combinando a boa aplicação de recursos com ideias inteligentes e criativas, além da ajuda de ferramentas específicas, o investimento na internet tem um retorno muito maior se comparado às mídias tradicionais

Atração contínua

No momento em que você investe em buscas orgânicas do Google, e-mails ou mídias sociais, por exemplo, você consegue atrair novos leads gratuitamente para a sua página.

Vai depender, é claro, da relevância do conteúdo divulgado.

Construção de uma audiência

Ao produzir conteúdo relevante, o Marketing Digital possibilita a construção de uma base de clientes o que, ao longo do tempo, se torna um ativo de marketing que não pode faltar para o crescimento da empresa.

Eleva a abrangência

O Marketing Tradicional, embora efetivo na maioria das vezes, é delimitado por questões muitas vezes geográficas, visto que não é possível atuar em todos os lugares ao mesmo tempo.

A internet possui uma abrangência enorme e por esse motivo o Marketing Digital possibilita que as empresas atinjam um maior número de clientes em qualquer lugar e a qualquer momento.

Simples e gera bons resultados

Cada vez mais as pequenas e médias empresas têm experimentado grandes resultados e, em consequência disso, têm investido cada vez mais no Marketing Digital.

Para as pequenas e médias empresas, esses benefícios possuem uma relevância bem maior, já que na maior parte das vezes elas dispõem de poucos recursos para promover os seus serviços.

Um grande número de empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não aproveitam todo esse grande potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas ou mesmo por terem receio de uma possível complexidade existente.

A efetividade do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma das estratégias do Marketing Digital que já se popularizou devido a sua eficiência.

Conhecido também como Marketing de Atração, no Inbound Marketing, as empresas procuram entender as dores e necessidades de seus clientes para que seja possível criar uma relação mais próxima e oferecer a solução.

A metodologia utiliza ferramentas de SEO  Marketing de Conteúdo e Estratégias em Redes Sociais para levar a um público específico os resultados mais relevantes que atendam seus desejos.

Os passos são:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Vender

O quinto passo que é de suma importância e já foi neste artigo: analisar.

A vantagem dessa estratégia é estar em constante contato com seu público-alvo por toda a jornada de compra.

A produção de conteúdo relevante lhe ajuda a criar um vínculo duradouro entre os clientes e a sua marca. O resultado disso é uma audiência mais ativa e interessada.

Entre os benefícios da Inbound Marketing para pequenas e médias empresas, temos:

Poder de persuasão

Convencer o cliente a comprar um determinado produto é o grande desafio das empresas. Um dos maiores erros cometidos pelos que vendem é tentar empurrar um produto que o cliente não quer e não precisa.  É bem mais difícil vender para quem não tem interesse ou ainda está em dúvida.

O Inbound Marketing auxilia as pequenas e médias empresas a fugirem desse problema.

Ciclo de venda menor

O ciclo de vendas é o tempo que a empresa gasta para fechar um determinado negócio com seu cliente, que é contado desde o início até o fechamento da venda. Para chegar até este índice é preciso considerar todas as etapas da jornada de compra.

O Inbound Marketing trabalha para fazer com que o ciclo seja mais curto. Por conta do conteúdo relevante e personalizado.

Maior ticket médio

Enquanto o ciclo de venda diminui, cresce o valor do Ticket Médio das empresas que utilizam Inbound Marketing em sua estratégia de marketing digital.

Vale lembrar que uma abordagem completa nutre os potenciais clientes para saber em qual ponto da jornada de compra ele está. Diminuindo assim a incidência da perda de suas vendas.

Diminuição de custos

Além de ajudar a diminuir o CAC, a abordagem permite às marcas otimizarem seus investimentos para qualificar os leads e tratar diretamente com pessoas que demonstram interesse pelo seu serviço.

Isso, por si só, já é o  suficiente para uma redução de custos, mas os benefícios não acabaram.

O Inbound Marketing é consideravelmente o meio mais barato dentre estratégias mais tradicionais de Marketing, como anúncios publicitários por exemplo.

Porém, a diminuição de gastos não é proporcional à qualidade. Então, sua empresa não sofre com perda de desempenho e resultados, e sim, projeta um investimento mais eficiente.

Sem gastar mais dinheiro do que precisa, sua marca terá mais recursos para investir em estratégias de sucesso.

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A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

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