Marketing Digital

Marketing Digital: o guia completo com estratégias e ferramentas!

O Marketing Digital é uma das coisas mais importantes nos tempos que vivemos, principalmente após a fase da pandemia.

Marketing Digital: o guia completo com estratégias e ferramentas!

O marketing digital é definido como um conjunto de estratégias visando a se comunicar com um novo cliente na internet e potenciais clientes por meio da divulgação de uma marca ou de um serviço.

Dentre as estratégias conhecidas estão SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing etc.

É quase impensável em qualquer atividade do dia a dia que não tenha sido impactada pela transformação digital.  

O marketing digital trouxe uma revolução relacionada ao consumo e relacionamento com empresas e negócios.

Atualmente, existem muitos empreendedores que utilizam as estratégias em seus negócios.

Nos dias de hoje, tornou-se cada vez mais comum utilizarmos a internet para se informar sobre produtos e serviços, pesquisar preços e consumir.

Além disso, o objetivo central do marketing sempre foi se conectar com o público. Então, caso você deseje vender online, é necessário estar presente onde o seu público passa a maior parte do tempo, ou seja, a internet.

Neste artigo falaremos sobre o que é marketing digital, realmente, bem como quais são suas principais estratégicas e quais os benefícios dele para o seu negócio.

O que é marketing digital?

O marketing digital se deu a partir da explosão da internet nos anos 1990, invadindo a casa de milhões de pessoas.

Juntamente com este fenômeno, apareceram os primeiros mecanismos de busca, como Yahoo, MSN e depois o Google, sendo, atualmente, o maior entre os mecanismos, vieram, juntamente, os domínios de e-mail, surgindo as primeiras campanhas de e-mail marketing.

A interação entre cliente e empresa era quase inexistente, além disso, a comunicação acontecia de forma unilateral. A tecnologia nessa época era limitada e as páginas dos sites eram simples.

Nos anos 2000, o número de usuários aumentou consideravelmente e o marketing digital começou a ser moldado. Surgiram as primeiras redes sociais e o Google ganhou visibilidade como buscador.

Com uma quantidade maior de pessoas conectadas, as empresas passaram a investir um número maior em divulgação online e novas maneiras de se relacionarem com o público.

Vantagens do Marketing Digital

Diferente do marketing tradicional, o marketing digital torna possível que os resultados sejam medidos e vistos em tempo real.

Um anúncio no jornal é difícil de saber a quantidade de pessoas que realmente viram seu anúncio. Com os anúncios nas redes sociais e em buscadores, é possível medir todas as ações do usuário.

O marketing digital realmente transformou a relação das empresas com seus clientes. Mas por qual motivo essa estratégia é de fato importante? Quais os benefícios para seu negócio?

Veja a seguir quais são as vantagens do marketing digital:

1. Interatividade com o usuário

Uma das características do marketing digital e que o faz ser cada vez mais adotado comparado aos meios de comunicação tradicionais é a interatividade com o público-alvo que ele fornece.

Visto que, um anúncio em jornal ou uma propaganda na TV representa um meio de comunicação de mão única. Ou seja, a empresa passa uma mensagem, mas não dialoga com o seu público.

Por meio dos canais digitais, por outro lado, o público interage com determinada marca, consegue opinar sobre os produtos e serviços oferecidos, além de compartilhar conteúdos de forma mais rápida e simples.

2. Segmente seu público

Não existe um determinado controle sobre quem é impactado por alguma campanha de marketing, esse é um dos maiores problemas das estratégias de marketing tradicionais.

É possível escolher uma emissora de tv ou um jornal, alinhada ao perfil do seu público-alvo, mas não é certeza que o usuário terá realmente um interesse pelos seus produtos e serviços.

Por meio do marketing digital, é possível direcionar conteúdo e mensagem para o público certo.

Nas mídias sociais e nos sites, é possível que você segmente o público com muito mais precisão utilizando informações como: faixa etária, nível de escolaridade, gênero, localização geográfica e até hábitos de consumo.

Desse modo, você terá uma campanha correta e que dialogue com o consumidor.

3. Custo baixo

Investir em uma estratégia de marketing offline, como anúncios na TV e no jornal é muito caro!

O marketing digital exige menos profissionais e recursos para ser posto em prática. Anúncios nas redes sociais exigem apenas uma pequena quantidade de investimento em comparação com uma estratégia offline.

Além disso, os recursos são investidos com muito mais eficiência, visto que é possível segmentar o público com muito mais precisão

4. Qualquer empresa pode investir

O marketing digital possui um custo mais baixo, por isso podemos dizer que ele também é mais democrático que os meios de divulgação convencionais.

Propagandas na TV são ações reservadas para empresas de grande porte, devido ao seu valor elevado, já o marketing digital pode ser aplicado por qualquer tipo de empresa, seja grande ou pequena.

5. Análise e mensuração das ações

Dificilmente você consegue determinar quantas pessoas foram atingidas pelo conteúdo, quando você divulga um anúncio em uma revista, por exemplo, bem como a porcentagem delas que adquiriram o produto.

Você consegue direcionar sua comunicação para o perfil do seu público-alvo, graças à segmentação. Além disso, a partir das ferramentas online é possível que você acompanhe os resultados das campanhas com total precisão.

Ferramentas mais utilizadas no marketing digital

Um aspecto que torna o marketing digital benéfico é a quantidade de ferramentas que ajudam no acompanhamento dos resultados e ações.

Essas ferramentas auxiliam na filtragem das informações relevantes para compreender o desenvolvimento das estratégias de marketing digital.

Você irá conferir abaixo, as principais ferramentas dentro do marketing digital:

1. SEO

É fundamental otimizar seus conteúdos e conquistar boas colocações nos motores de busca, fica muito mais fácil com o uso das ferramentas corretas.

Pesquisa de palavras-chave

As ferramentas de palavras chaves permitem que o usuário descubra as melhores oportunidades, além disso identifica a quantidade de buscas e a competitividade de cada termo.

Os principais serviços são: SEMrush e Google Keyword Planner são algumas delas.

2. Análise

Para que você saiba se as suas estratégias de marketing digital estão funcionando como o esperado, é importante usar algumas ferramentas de análise para acompanhar alguns dados.

Análise de métricas

Muitas ferramentas disponibilizam serviços relacionados a análise de métricas, sendo bastante úteis

Porém, algumas ferramentas podem ser utilizadas de forma estratégica para aumentar a compreensão acerca dos dados. Por exemplo:

  • Google Analytics
  • SEMRUSH
  • Entre outras!

Um segredo de qualquer estratégia de marketing digital é acompanhar a sua concorrência. Dessa forma, você consegue identificar pontos de melhoria e até aprender com seus acertos e erros.

3. Redes sociais

Gerenciar esses canais digitais demanda muito tempo dos profissionais, os quais precisam saber criar e agendar os posts, responder os usuários da plataforma bem como acompanhar as métricas.

4.  E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos canais mais eficientes com a finalidade de se relacionar com o público.

Com contatos cada vez maiores, se torna mais difícil gerenciar tudo de forma correta. Criar mensagens, mensurar os resultados, acompanhar os contatos, e traçar estratégias mostra-se uma tarefa complicada. Por esse motivo deve-se ter atenção, cuidado e um tempo livre para sua realização de forma correta.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a compreender o que é marketing digital, e também suas principais vantagens e benefícios para o seu negócio alavancar nas vendas e crescer cada vez mais!

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