Marketing Digital

Gerar leads: principais dicas!

Nesse conteúdo, traremos as principais dicas para gerar leads de forma assertiva e que traga resultados para sua empresa. Confira!

Gerar leads: principais dicas!

Toda a empresa é criada com o intuito de solucionar algum problema. Às vezes o dono da empresa nem pensa nisso, mas de fato, ele está solucionando algum problema e existem pessoas dispostas a pagar por essa solução que está disponível no mercado. Aquela companhia que melhor satisfazer a necessidade tem maior probabilidade de ser a escolhida pelo consumidor.

Dito isso, o grande desafio das empresas é fazer com que os potenciais clientes a conheçam e a considerem na hora de comprar um produto ou serviço para satisfazer a necessidade naquele momento, ou seja, gerar leads. É preciso que o potencial cliente tenha ouvido falar da empresa, seja por um amigo, familiar ou alguma propaganda, quando isso acontece e ele te fornece as informações de contato, isso é gerar leads.

Esse cliente potencial é um lead. O lead é aquele consumidor que tem um certo interesse no produto ou serviço que você oferece e, além disso, você tem as informações dele para fazer o primeiro o contato direto com ele.

Depois de gerar leads, é necessário que você nutra esse seu potencial cliente através de conteúdos e informações úteis e relevantes. Coisas que ele tenha interesse em saber e que a probabilidade de ele consumir é alta. Isso é feito para que você tenha leads qualificados. O lead qualificado é aquele potencial cliente que tem alta probabilidade de consumir o seu produto, pois ele já te forneceu as informações de contato, demostrou interesse ou intenção de compra do seu produto ou serviço e se encaixa no perfil do público-alvo que você definiu.

Ter um processo de qualificação de leads é muito importante pois aumenta a assertividade das suas campanhas o que gera melhores resultados com menos esforço. Para as pequenas e médias empresas é excelente pois se economiza recursos e é possível saber onde eles devem ser melhores alocados para gerar mais faturamento.

Dicas para gerar leads

Um estudo realizado pela Boa Vista revelou que em 2018, 96,5% das empresas brasileiras que entraram em processo de falência eram Pequenas Empresas. Também, em 2017, o IBGE mostrou que as pequenas empresas com um pouco mais de 5 anos, entram em processo de falência.

E você que tem uma pequena e média empresa, como fazer para evitar a morte da sua empresa?

São diversos fatores que podem influenciar o fechamento de uma empresa, mas a geração de receita para o pagamento das dividas que se tem é um dos principais fatores. Uma empresa precisa vender para sobreviver, fato.

Por conta disso, vamos te mostrar algumas maneiras de gerar leads para a sua empresa e consequentemente melhorar o número de conversão que ela tem, além de trazer algumas alternativas de promoção mais em conta do que as usuais.

Público-alvo

Antes de fazer qualquer ação para gerar leads, é fundamental saber quem é o seu público-alvo. Nos da Digitalize Now sempre batemos nessa tecla, pois as pequenas empresas devem ser assertivas na hora de investir os poucos recursos que tem (mão de obra, dinheiro, tempo, etc.). Sendo assim, ter bem definido quem é o seu público-alvo te poupará muitos recursos, além de fazer com que os resultados venham mais rápido e com pouco investimento para gerar leads que, de fato, tenham intenção de comprar seu produto ou serviço.

Partimos do pressuposto de que nem todas as pessoas tem a mesma necessidade e os mesmos desejos, portanto, é necessário segmentar o mercado. A segmentação pode ser feita através de algumas variáveis, tais como: demográfica (lugar onde vivem, idade, sexo, etc.), psicográficas (estudo do estilo de vida, atividades, interesses, etc.) e comportamentais.

Após identificar os segmentos de mercado, é preciso decidir qual dos segmentos é mais atrativo e então definir o público-alvo. Para cada público-alvo identificado, deve-se ter uma oferta que atenda melhor cada necessidade específica e aí sim, gerar leads com as características que você definiu.

Produção de Conteúdo

Uma vez que seu público-alvo esteja bem definido, é hora de produzir conteúdos que sejam relevantes e úteis para eles. Por que produzir conteúdo? Dentro do Inbound Marketing, os conteúdos são uma boa estratégia para atrair a atenção do seu público-alvo sem ser invasivo e, além disso, agregando valor para o cliente.

Você deve produzir conteúdos relevantes e úteis para que os clientes em potencial tenham vontade de ter acesso aos conteúdos, assim você vai gerar leads com grande probabilidade de comprar mais facilmente. E, para que eles tenham acesso aos seus conteúdos, eles devem deixar as informações de contato para a sua empresa, dentro de landing pages (ou páginas de captura) com um call to action (uma frase ou botão que diga para o seu cliente em potencial fazer algo que você queira, nesse caso, deixar as informações de contato para ter acesso ao conteúdo). O seu conteúdo deve ser tão bom a ponto de o consumidor em potencial querer trocar as informações de contato para ter acesso a ele e consequentemente você vai gerar leads.

Existem alguns tipos de conteúdo que você pode produzir para gerar leads. Você pode criar artigos informativos e e-books (são conteúdos produzidos em formato de livro/artigo digital, geralmente feitos em PDF. São excelentes na geração de leads, quando o conteúdo é relevante para o público-alvo), vídeos (por se tratar de um conteúdo que não gera esforço para quem está assistindo, é uma excelente maneira de levar informação e muito atrativa para o consumidor), podcasts (é um conteúdo passado através de áudio e, assim como o vídeo, não gera esforço para quem está consumindo. Além disso, o consumidor pode ouvir a qualquer momento do dia), webinars (são vídeos ao vivo para transmitir conteúdo específicos. Podem ser feitos no Instagram, Facebook, Youtube ou alguma outra plataforma que permite transmissões ao vivo), planilhas (geralmente é utilizado o excel, é uma ferramenta muito útil quando se trata de gestão, controle de vendas, controle de caixa, checklist, etc.)

Existem algumas técnicas na produção de conteúdo que é utilizar as palavras-chave corretas e as palavras-chave relacionadas para gerar leads. Isso ajuda os robôs dos motores de busca entenderem melhor do que se trata o seu conteúdo e indicar para as pessoas que estão procurando no Google, Bing, Yahoo entre outros.

Mídia Paga

O intuito de todas essas ações de marketing e vendas é gerar leads, ou seja, gerar leads é fazer com que, cada vez mais, pessoas que se encaixam no seu público-alvo conheçam a sua marca e tenham intenção de comprar seu produto entrem no seu funil de vendas. E a mídia paga pode ajudar a sua empresa a alcançar muito mais gente e de maneira assertiva, isso é, somente aquelas pessoas que tenham o perfil que você definiu lá no público-alvo.

As redes sociais são os principais canais que você pode contratar para investir em Mídia Paga na internet para gerar leads. Existem o Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, mas também existe o Google Ads que é utilizado para as buscas no Google onde você pode impulsionar seu negócio. Dentro desses canais é possível configurar as campanhas de acordo com o seu objetivo, conhecimento de marca ou conversão para gerar leads ou converter leads (geralmente os mais utilizados).

No conhecimento de marca os algoritmos focam naquelas pessoas que ainda não conhecem a sua marca, para ter o primeiro contato com ela, sempre dentro do seu público-alvo pré-estabelecido para gerar leads.

Já a conversão vai para aquelas pessoas que já conhecem a sua marca e estão pesquisando pelo seu produto ou serviço, ou seja, existe algum interesse nele.

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