Marketing Digital

Estratégia digital: como montar uma?

Entenda por completo como funciona e como montar uma Estratégia Digital, e os incríveis benefícios que você vai adquirir se adota-la! Vem com a Digitalize Now nessa transformação digital!

Estratégia digital: como montar uma?

O que é uma estratégia digital?

É uma reflexão que envolve todos os atores de uma organização, assim como todas as partes interessadas (intermediários e fornecedores), a fim de pensar em maneiras de torná-la mais eficiente. Isto também oferece novas oportunidades de crescimento, mas dentro de uma economia fortemente baseada em ferramentas digitais.

Por que desenvolver uma estratégia digital?

Uma empresa não pode agora funcionar sem desenvolver e implementar uma estratégia relativa à sua transformação digital: porque a cada dia é mais difícil sobreviver no mercado se você não tiver uma.

E estamos falando de empresas grandes ou pequenas - mesmo agências governamentais - ou associações... O objetivo é que elas antecipem quaisquer mudanças que aparecerão com o tempo e pensem no que isso significa para sua própria atividade. Em outras palavras, eles precisam saber quem são seus clientes, onde eles estão e como se comportam. E quando falamos de "clientes", devemos também falar sobre o bem mais valioso: o tempo.

A parte mais valiosa do faturamento de uma empresa é sua base de clientes: na verdade, esta é muitas vezes a única razão pela qual qualquer pessoa entra no negócio, pois é cada vez mais difícil vender produtos ou serviços que os clientes não querem.

Portanto, as empresas precisam antecipar mudanças futuras e apresentar novos planos de ação (incluindo o desenvolvimento de ferramentas digitais) a fim de manter os clientes satisfeitos e motivados o suficiente para permanecerem fiéis a eles. As ferramentas digitais tornam isso possível - mesmo que isso signifique criar interações "virtuais" com o cliente... mas é preciso pensar de forma criativa!

Em resumo, a estratégia digital é uma reflexão que as empresas precisam realizar para se estruturarem melhor para o que está por vir. Isto envolve todos os departamentos de uma organização, seus funcionários e partes interessadas externas (tais como fornecedores), que também são afetados pelas mudanças.

É importante que eles pensem em como suas atividades mudarão com o tempo, especialmente se forem clientes internos ou externos, ao levar em consideração aonde e como eles vão realizar seus negócios.

Quais as vantagens que uma boa estratégia digital oferece para a sua empresa?

Uma empresa que tenha uma estratégia digital inovadora não só será mais eficiente, como também manterá sua vantagem competitiva. De modo geral, trata-se de antecipar as mudanças e entender como utilizá-las em seu benefício. Portanto, sim, existem "novas oportunidades de crescimento".

Quais são os componentes de uma boa estratégia digital?

Não há regras reais aqui, mas é fundamental entender que não se trata simplesmente de usar o software certo. O desenvolvimento de uma estratégia digital requer cooperação entre todas as partes interessadas que fazem parte da "cadeia de fornecimento" de uma organização, tanto interna quanto externa.

Ela envolve todos em termos de compreensão do tipo de ferramentas necessárias para sua própria área (marketing, operações administrativas) ou pela criação de novos modelos de negócios que antes eram inimagináveis devido a limitações tecnológicas.

Por exemplo, as empresas podem agora desenvolver estratégias de IdC, que cobrem desde a manutenção preditiva até a compra de produtos com moedas criptográficas. Até mesmo as pequenas empresas devem pensar nisso enquanto crescem.

As pessoas responsáveis pelo desenvolvimento da estratégia digital de sua empresa precisarão ser educadas sobre o assunto (na verdade, muitas empresas agora operam com o entendimento de que a estratégia digital é responsabilidade de todos).

A estratégia tem que incluir tanto ferramentas tecnológicas quanto novos meios de comunicação com os clientes. Ela precisa levar em consideração não apenas a tecnologia "concreta", mas também o que ela representa em termos de como você administra sua empresa internamente.

Que áreas uma estratégia digital pode cobrir?

Todas elas! Esta área trata de cada aspecto de uma organização, portanto é melhor abordada como se estivesse mapeando toda uma nova empresa que terá diferentes métodos de trabalho internos. Por esta razão, a maioria das empresas começa identificando seus pontos fortes e fracos através do uso da análise SWOT, o que as ajuda a entender o que estão fazendo atualmente bem ou mal e onde eles poderiam melhorar.

Por último, mas não menos importante, é importante lembrar que qualquer mudança organizacional precisa ser bem comunicada aos funcionários para evitar mal-entendidos e perda de motivação ou produtividade (isto é particularmente verdadeiro se houver grandes mudanças em andamento).

É uma boa ideia, neste ponto, que as empresas revejam sua estratégia de comunicação existente e se coordenem com sua estratégia digital para garantir que ambos os programas se complementam.

Quais devem ser os primeiros passos?

Definir o propósito de sua empresa é definitivamente um passo essencial no desenvolvimento de uma estratégia digital sólida. Isto implica olhar para tudo, desde seus produtos/serviços, ambiente de mercado (incluindo concorrentes), cadeia de fornecimento, expectativas das partes interessadas e cultura da empresa - o que também resulta em uma melhor compreensão das necessidades dos clientes.

Uma vez identificado seu propósito, é hora de trabalhar no desenvolvimento de uma estratégia digital. É melhor quebrar essas barreiras mapeando iniciativas específicas da equipe que estão diretamente ligadas aos objetivos estabelecidos no início.

Dependendo do tamanho de sua empresa, pode ajudar a montar um grupo multifuncional de funcionários ou equipes que representem cada departamento. Esta é uma forma de manter todos envolvidos no processo e garantir seu compromisso durante qualquer transformação digital.

Como as empresas podem desenvolver uma estratégia digital eficaz?

Primeiramente, as empresas precisam considerar por que estão fazendo isto em termos de seus objetivos de longo prazo (isto não significa que elas tenham dado sobre as "velhas" maneiras de fazer as coisas). Às vezes, isto pode simplesmente envolver um melhor uso da tecnologia que eles já possuem, a fim de agilizar os processos internos. Em outros momentos, pode significar identificar novas oportunidades que atualmente não estão sendo exploradas.

A estratégia digital em si tem que ser realista: se você não tiver as pessoas ou os conhecimentos necessários, então a implementação de certas partes do plano será quase impossível.

É importante priorizar o que é mais importante nesta fase e garantir que todos os departamentos estejam por trás de sua visão geral para a empresa. Isto significa que ninguém será pego desprevenido quando as mudanças começarem a acontecer - eles saberão o que esperar e como suas funções podem mudar com o tempo.

Finalmente, as organizações de sucesso precisarão definir os resultados esperados da estratégia, portanto, é uma boa prática estabelecer metas SMART. Elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

Como as empresas devem se adaptar às mudanças nas tendências digitais?

Como mencionado anteriormente, as estratégias digitais podem variar muito dependendo de até onde uma organização quer/necessita ir com sua transformação.

Portanto, você deve sempre tentar manter-se atualizado com quaisquer desenvolvimentos que possam afetar seus negócios - não apenas porque eles podem oferecer oportunidades de melhoria ou expansão para novos setores, mas também porque isso cria uma melhor chance de evitar interrupções que são causadas por fatores externos.

É importante, no entanto, nesta fase, entender quais os riscos que podem surgir com mudanças muito rápidas (por exemplo: interromper os processos estabelecidos ou "quebrando" a tecnologia existente).

Embora seja sempre uma boa ideia usar estratégias digitais como uma oportunidade de vantagem competitiva (através da introdução de novos produtos e serviços), isto não significa que você deve ignorar outros fatores que podem afetar sua empresa. Por exemplo, você precisa levar em conta as exigências e expectativas das partes interessadas; como elas podem mudar com o tempo; e se elas serão atendidas por tais medidas.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer entender como o Marketing Digital revoluciona sua empresa? Deixa que a gente te explica!

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.