Marketing Digital

Dicas sobre Marketing de Conteúdo

Veja algumas dicas sobre como criar conteúdo relevante ao seu site e exemplos de grandes empresas que usam essa estratégia! Conte com a Digitalize Now que te deixamos a par!

Dicas sobre Marketing de Conteúdo

O marketing digital é cada vez mais uma das ferramentas de marketing que as empresas utilizam para se diferenciarem de sua concorrência.

Além disso, também é uma das maneiras mais eficazes dentro do digital para que empresas consigam atingir seus clientes e oferecer um serviço ou uma venda.

Por isso, esse mercado vem crescendo nos últimos anos e conquistando cada vez mais adeptos.

E entre as várias formas de marketing digital, um dos mais populares e usados atualmente é o marketing de conteúdo.

Sobre o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das formas mais poderosas que existem para atrair e fidelizar os clientes.

Esse tipo de marketing consiste em trabalhar com a criação, distribuição e disseminação de conteúdo relevante e original para os seus públicos alvos.

Trata-se de uma estratégia que visa aumentar a confiança e credibilidade da sua marca, assim como atrair novos leads para a sua organização.

A ideia básica é produzir conteúdo valioso para o seu público-alvo e disponibilizá-lo na internet.

Por ser um tipo bem consistente de estratégia, a grande vantagem do marketing de conteúdo é que ele pode ser aplicado para qualquer negócio, seja um blog, uma empresa tradicional ou até mesmo um canal no Youtube.

O marketing de conteúdo não precisa necessariamente ser voltado para produtos e serviços, mas sim para trabalhar os assuntos de interesse dos seus públicos e com isso criar conteúdos relevantes.

Dessa forma você consegue apresentar-se como um especialista no assunto e atrair leads qualificados para potencializar a sua empresa.

Quem pode se beneficiar com esse tipo de marketing?

Dentro do digital, o marketing de conteúdo é uma solução que qualquer negócio pode adotar e que vai trazer resultados, independente do seu ramo de atuação.

Porém, o marketing de conteúdo tende a apresentar melhores resultados para empresas que trabalham com produtos e serviços vocacionais ou com geração de leads.

Assim, negócios que buscam incorporar o marketing de conteúdo em seu mix de estratégias tendem a ser as indústrias do ramo B2B.

Dessa forma é comum encontrar essa tática sendo aplicada por profissionais especialistas em determinados campos, como por exemplo advogados.

Como trabalhar o marketing de conteúdo?

Nesse tipo de estratégia, a criação e distribuição do conteúdo é que vai diferenciar as empresas onde o resultado será a difusão do seu conhecimento e experiência.

Para isso, existem alguns passos simples e que qualquer negócio pode seguir para potencializar o marketing de conteúdo:

Pesquisar antes de criar conteúdo

A primeira etapa é identificar os assuntos do interesse dos seus clientes, ativos para o seu negócio.

Além das palavras-chaves que as pessoas usam para pesquisar e encontrar conteúdos relevantes, é necessário conhecer bem o assunto em que você será especialista e seus concorrentes.

Para isso, é recomendado realizar um estudo de mercado e também uma análise das outras empresas que trabalham com o mesmo segmento para entender melhor as necessidades dos seus clientes.

Seja especialista

Depois de analisar quais são os assuntos mais abordados e procurados pelo seu público, inicie a produção do seu conteúdo.

Para isso, é importante você ser um profissional qualificado no assunto que você está abordando, para que o seu texto fique mais interessante e relevante.

Esse é um dos principais motivos pelo qual esse tipo de marketing pode apresentar resultados melhores do que outras estratégias de marketing digital.

Crie conhecimento valioso

Os conteúdos que você deseja criar devem ser os mais atraentes possível e trazer informações relevantes para os seus públicos-alvo.

Produzir conteúdo de qualidade e focar em um público específico é o que vai fazer a sua marca se destacar no meio da concorrência.

Se você trabalhar com um público específico, então o seu conteúdo terá que ser relevante para ele.

Por isso, pesquise bem sobre as necessidades e desejos do seu público para criar um conteúdo que realmente traga alguma solução para eles.

Como vender?

Depois de produzir um conteúdo valioso para o seu público, é preciso colocar esse conteúdo no local que ele apresenta os melhores resultados.

Isso quer dizer que você precisa estar presente onde se encontram os leads mais qualificados para poder vender.

A melhor forma de fazer isso é através do marketing de redes sociais e especialmente da plataforma Facebook, que além de ser o site com mais usuários no Brasil também apresenta resultados muito bons para isso.

Além disso, é possível potencializar os seus resultados utilizando estratégias regulares e inteligentes de marketing viral.

Isso significa criar um marketing de conteúdo que seja atrativo e auxiliado por uma estratégia de amplificação do conteúdo.

Por meio disso, o seu texto pode ser compartilhado porque ele é único e relevante, e assim potencializa o seu alcance.

Utilize redes sociais para divulgar

Uma vez que você produziu um conteúdo relevante e atrativo para a sua audiência, disponibilize esse conteúdo através das redes sociais para que os seus clientes possam ver e compartilhar.

Caso seu público-alvo tenha muitos interesses em comum, é só incluir um botão de compartilhamento para que o seu conteúdo possa ser disseminado com facilidade.

Atualmente, 52% das pessoas compartilham conteúdos interessantes no Facebook e 40% delas fazem isso por meio de links do próprio site ou de outros sites.

Pensando nisso, seria interessante estar presente em redes sociais onde o seu público-alvo costuma interagir e compartilhar conteúdos como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Um dos principais benefícios desse tipo de estratégia é a construção da sua autoridade para o seu público.

Você passa a ser reconhecido por causa das informações que você oferece e isso faz com que as pessoas confiem mais no seu trabalho.

Além disso, o conteúdo alia a publicidade à autoria. Isso quer dizer que os seus textos são vistos como artigos de especialistas no assunto, e não apenas como propagandas de produtos ou serviços.

Para isso, é essencial que você seja um especialista no assunto abordado para poder produzir um conteúdo relevante e atrativo para o seu público.

Em um estudo mostrou-se que 70% dos usuários preferem conteúdos de blogs e artigos, com isso distinguem mais facilmente o conteúdo publicitário dos demais tipos de conteúdos.

Isso ajuda a sua marca a ser mais reconhecida e a alcançar um status de autoridade maior como especialista no assunto abordado, despertando o interesse dos seus clientes potenciais.

Além disso, as estratégias de marketing de conteúdo são muitas, podendo ser: empreendimento presencial, showrooming ou seguidores, curtidas e compartilhamentos nas redes sociais, e-mail marketing, vídeos, etc.

Isso significa que você pode alavancar seus resultados utilizando diversas estratégias em conjunto para fazer com que os seus conteúdos sejam mais atraentes.

Como achar oportunidades de marketing de conteúdo?

Primeiro, o marketing de conteúdo é baseado em criar uma estratégia voltada para a satisfação das necessidades do seu público-alvo.

A coisa mais importante que você precisa saber é exatamente o que seu público quer.

Para isso, você deve fazer algumas pesquisas sobre quem são eles, como pensam, o que buscam e qual é seu interesse principal.

Depois, você faz um planejamento voltado para o assunto que mais chama a atenção do seu público.

Por fim, é importante trabalhar com alguma estratégia de divulgação e compartilhamento para que a sua audiência conheça seu conteúdo e possa formar uma comunidade que compartilha os mesmos interesses.

Para finalizar, o marketing de conteúdo é um canal poderoso para alavancar a sua marca e criar um relacionamento com o seu público-alvo.

Afinal, a ferramenta estimula a criação de conteúdos relevantes e bem estruturados para que os leitores realmente tenham a sua necessidade atendida.

Exemplos de marketing de conteúdo

Uma empresa que cria esse tipo de conteúdo é a Apple.

Afinal, o seu principal público-alvo são os profissionais da área tecnológica, com isso a marca oferece diversos produtos voltados para esse público, desde computadores até celulares.

Isso faz com que os clientes se sintam mais ligados à marca, além de estarem muito familiarizados com o produto oferecido.

Outro exemplo de marketing de conteúdo é o da Sony, que além de oferecer produtos como TVs e celulares, a marca também publica vídeos no YouTube mostrando as possibilidades dos produtos.

Além disso, ela cria vídeos com o intuito de mostrar a seus clientes que são notícias sobre os produtos oferecidos e eventos relacionados à marca.

Por fim, outro exemplo de marketing de conteúdo é a Dell, uma empresa que produz computadores e notebooks.

Afinal, como o seu público é especialista em tecnologia, a marca criou um site chamado "dell.com/brasil" onde oferece diversos tutoriais para que os usuários possam realizar tarefas e soluções em seus produtos.

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