Marketing Digital

Como vender com e-commerce?

Como vender com e-commerce? Aqui falamos sobre as principais dicas e dúvidas para quem quer vender com um e-commerce e alavancar seu ROI!

Como vender com e-commerce?

A internet é uma plataforma muito poderosa que nos permite que a comunicação alcance muitos lugares no mundo inteiro de uma maneira extremamente rápida e barata, o que era impossível anos atrás. Por conta dessa plataforma, muitas empresas ou empreendedores viram oportunidades de fazer negócios utilizando a internet. Passaram a vender pela internet, produtos e serviços, em plataformas de e-commerce.

Muitas dessas empresas se deram muito bem, porque a capacidade de vender das empresas cresceu enormemente e hoje, muitas transações comerciais são feitas ao mesmo tempo o que gera um crescimento exponencial para as empresas.

A criação de loja virtual e as vendas online são uma realidade hoje e, mais que isso, é essencial para as empresas que desejam sobreviver no mercado hoje em dia.

Esse artigo vai trazer algumas formas de você criar lojas virtuais ou começar a vender com e-commerce.

O que é e-commerce

Antes de mais nada, você sabe o que é e-commerce? E-commerce, ou traduzindo para o português, comércio eletrônico é toda e qualquer troca feita por meios eletrônicos. Ou seja, a transação monetária deve ser feita por algum dispositivo eletrônico. Entretanto, o e-commerce está muito mais associado às vendas na internet.

Esse artigo vai tratar do e-commerce no mundo online. Apesar de que, quem possui uma loja física também pode se beneficiar do e-commerce. Na realidade, não só pode, como deve. Se você não aproveitar, muito provavelmente em alguns anos sua empresa pode não mais existir.

Loja Virtual

Para começar a vender por um e-commerce você pode criar a sua própria loja virtual. Normalmente a loja virtual é criada quando já existe uma loja física, mas se o seu modelo de negócios é totalmente online, não existe nenhuma restrição. A loja virtual é como se fosse a vitrine de uma loja física, lá ficam expostos os produtos e serviços para o cliente comprar pela internet.

Algumas empresas vendem produtos para o consumidor final e outras para empresas, que estas, por sua vez venderão para os consumidores finais. Se o seu modelo de negócios é voltado para o B2B Business to Business, é possível também os produtos ou serviços sejam feitos pela internet. Mas recomendamos que você tenha um time de relacionamento, principalmente o cliente é grande e compõem grande parte da sua carteira de clientes.

Para ter uma loja virtual é necessário seguir alguns critérios para otimizar a sua página, bem como algumas estratégias de marketing digital.

O seu site deve ser simples e fácil de navegar. Um site simples e fácil de navegar é o que agrada os consumidores, isso diz respeito à experiência do usuário, ou em inglês, User Experience (UX). É necessário que o seu público-alvo, ao entrar na sua loja virtual, saiba onde cada coisa está e consiga entender todos os botões e achar as informações que precisar sobre os produtos de uma maneira fácil.

Outro ponto que vale ressaltar é que a sua loja virtual precisa ser responsiva. A responsividade é a capacidade que o site, página, blog ou loja virtual tem de se adequar a diversos dispositivos, seja ele móvel ou não. Por exemplo, o seu site precisa ser fácil de navegar quando eu estiver utilizando o celular, o tablet, o notebook ou o computador pessoal. Já entrou em algum site pelo celular que não é responsivo e percebeu o quão difícil é navegar nele? A experiência do usuário é muito ruim e, se o consumidor não estiver conseguindo navegar direito no site ou achar aquilo muito difícil, ele vai sair do seu site e procurar um outro para efetuar a compra. Ou seja, você estará perdendo cliente para o seu concorrente.

Além disso, o seu site precisa ser leve. O site leve permite que o seu e-commerce carregue rápido quando abrir ou quando estiver navegando dentro dele. É preciso ter um site leve para ele ser rápido porque tudo na internet é rápido e se o consumidor ver que seu site não é rápido e demorar para carregar, ele vai deixar de comprar no seu e-commerce e irá comprar no e-commerce do seu concorrente. Também, ter um site leve ajuda a te classificar nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Essa técnica faz parte das boas práticas do SEO (Search Engine Optimization), que é o conjunto de técnicas e práticas para que os robôs dos mecanismos de busca te ranqueiem nos primeiros links das primeiras páginas.

Redes Sociais

Esse canal é obrigatório para qualquer empresa. Com ele você consegue ter uma comunicação direta e pessoal com seus consumidores ou público-alvo. As redes sociais também são excelentes para aquelas pessoas que querem entrar no e-commerce, mas não tem muito capital inicial para investir. São ferramentas gratuitas que fazem muita diferença e tem um enorme alcance.

Muitos pequenos empreendedores começam a operação com as redes sociais. Eles ofertam os produtos ou serviços na plataforma, como Instagram, Facebook ou TikTok, e negociam a venda por ali mesmo. Entretanto, é necessário que a transação seja feita por outro meio, como transferência bancária, Pix, ou alguma plataforma de pagamento, como o Mercado pago, PagSeguro entre outros.

Market Places

Os Market places são plataformas de vendas de alguma empresa que permite que você anuncie seus produtos ou serviços nelas em troca de uma comissão. O lado bom disso é que a comissão só é paga se você vender algum produto através da plataforma, por isso, os dois lados ganham. A plataforma te ajuda a ter visibilidade, pois ela só vai ganhar dinheiro se você também ganhar dinheiro, entende?

Vendemos produtos através do Mercado Livre e Magazine Luiza, por exemplo, mas também existe outra empresa, como a OLX. Se você quiser e tiver um estoque para isso, podem ser vendidos produtos e serviços em todas as plataformas simultaneamente. O que varia é a comissão que cada Market Place cobra e também a visibilidade que cada um te dá. Sabemos que Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina.

Esse tipo de e-commerce é vantajoso pois você não precisa arcar com os custos de produzir um site, nem nada do tipo. A única coisa necessário é o capital inicial para comprar os produtos e anunciar nesses sites.

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