Marketing Digital

Como usar o Inbound Marketing

Aprenda com esse artigo como usar a estratégia de Inbound Marketing em seu negócio e alavanque seu método digital!

Como usar o Inbound Marketing

Sobre marketing digital

O marketing digital tem ganho notoriedade nos últimos anos. Isso porque, além do marketing tradicional, com o qual já estamos habituados a lidar, existe um novo mercado que oferece muito mais possibilidades e métodos para obter bons resultados.

A partir disso, a internet é o meio ideal para atingir um número enorme de pessoas, além de permitir que os clientes fiquem sabendo sobre a empresa e como ela funciona.

Porém, para ser bem-sucedido, o esforço deve ser dividido em três partes, que são:

  • Inbound marketing - é um conjunto de ferramentas e técnicas que utilizam conteúdo para atrair as pessoas e trazê-las para o seu site;
  • Marketing tradicional - é mais antigo e possui uma ênfase em pequenas vendas de produtos e serviços, podendo ser realizado através de uma empresa de propaganda ou qualquer outro canal;
  • Email marketing - as mensagens enviadas para os clientes são o principal meio utilizado por este tipo de campanha.

A grande vantagem da inbound é que você se aproxima do público, ajudando a alavancar as vendas e obter um retorno que pode durar por muitos anos. Já o marketing tradicional é focado em uma única ação, como um evento específico.

No entanto, para conseguir bons resultados, é essencial que haja uma equipe envolvida, que seja capaz de utilizar ferramentas adequadas para cada tarefa.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é um método de marketing digital em que as campanhas de publicidade são criadas com base nas necessidades dos usuários, como se fossem uma consequência direta do comportamento dessas pessoas e não apenas mais uma porta de entrada para as empresas.

Seu objetivo é alcançar os clientes certos, no momento certo, com conteúdo relevante e atrativo.

O maior exemplo de inbound marketing é o Google Adwords, que trabalha com o princípio de atrair internautas para a empresa, "atraindo-os" pelo valor oferecido e não apenas pelo fato de estarem na busca do seu produto.

Com a criação de conteúdo útil, como artigos e vídeos, o Google garante que essa publicidade apareça apenas para usuários interessados.

Para o empresário, esse método possui algumas vantagens significativas, como:

  1. A possibilidade de tornar um site ou uma página na internet relevante no meio da "chuva" de informações;
  2. A vantagem de eliminar custos fixos em relação às campanhas de mídia;
  3. A possibilidade de alcançar nichos específicos sem precisar gerar um investimento considerável em publicidade;
  4. A rapidez na obtenção dos resultados, que podem ser medidos de forma precisa;
  5. A possibilidade de personalizar uma campanha, afinal é um trabalho voltado para públicos específicos.

Em resumo, o inbound marketing consegue atrair consumidores em potencial que já são potenciais clientes.

Quando começar a utilizar esse método para sua empresa?

O inbound marketing é um processo que tem por objetivo tornar o site e qualquer outra plataforma da internet conversível, num ambiente de conversão.

Por isso, até que esse trabalho seja feito – e receba o investimento considerável – é recomendado começar a utilizar as ferramentas do passo a passo para gerar conteúdo relevante sobre seu determinado nicho.

Por essa razão, comece a pensar em como seus clientes interagem com o seu produto e resolva fazer um estudo sobre a psicologia dele. Depois disso, desenvolva uma estratégia de marketing digital para chegar a eles.

Como usar o inbound marketing?

Você já parou para pensar porque as pessoas utilizam email e não o Facebook para obter uma resposta? Você já se perguntou por que uma empresa que não é tão atrativa no Google Adwords acaba sendo mais clicada do que aquela com o orçamento 2 vezes maior?

Esse assunto é trabalhoso, o que é certo. Por isso, para que o inbound marketing funcione de forma adequada, é preciso que ele seja dividido em três passos básicos:

  1. Pesquisa

As pessoas possuem diferentes tipos de comportamento e adotam formas diferentes para interagir com produtos, serviços ou objetos. Cada um possui uma maneira muito particular de falar da sua marca e do seu negócio.

Por isso, para tirar proveito desse trabalho, é necessário que você saiba o que seus clientes comuns buscam quando anunciam um determinado produto. Para conseguir isso, comece pela pesquisa de palavras-chave relevantes e também realizando uma série de entrevistas onde você grave as dúvidas que as pessoas fazem.

  2. Criação e Distribuição

Agora é a hora de escrever os artigos, vídeos e demais conteúdos que serão disponibilizados para seus leitores. É preciso criar textos relevantes, com dicas e detalhes sobre os assuntos mais abordados pelo seu público-alvo.

Vale lembrar que esse trabalho é feito para atrair usuários e não simplesmente para "vender". As pessoas só compram quando estão convencidas de que o seu produto é a melhor opção. Portanto, redija conteúdos que possam mostrar o valor do seu produto e os benefícios da sua marca.

  3. Otimização para Canais de Distribuição

Para que você consiga alcançar usuários, é necessário que os conteúdos tenham alta relevância e sejam distribuídos em canais de busca, redes sociais ou blogs. Dessa forma, é possível que você consiga atrair usuários para a sua página e conquistar a atenção deles.

Vale lembrar que, para conseguir isso, é importante otimizar os conteúdos disponibilizados para cada canal de distribuição. Para outras dicas sobre como usar esse método no seu negócio, confira o post do nosso blog.

E como utilizar as ferramentas para sua empresa, afinal?

O trabalho do inbound marketing não se resume apenas na estratégia de engajamento dos clientes. Seu foco é a conversão, então é possível que o empresário tenha que investir um pouco para melhorar as ferramentas de SEO e atualizar os conteúdos do site.

Para gerar uma boa estratégia de inbound marketing, o ideal é que tenha alguns profissionais para assessorá-lo nesse processo.

É possível utilizar as ferramentas do passo a passo para fazer o trabalho sozinho?

Sim, é possível responder por si mesmo com algumas ferramentas que o Google disponibiliza, porém, uma boa assessoria sempre será um diferencial.

Por isso, você deve pensar nessa questão antes de começar a trabalhar com inbound marketing. Seu empresário pode contratar um profissional, a partir de uma pesquisa sobre o setor.

Pensando nisso, confira alguns passos para começar o seu projeto:

  1. Pense em como será feita a entrega do conteúdo para o público-alvo;
  2. Crie uma base de pesquisa para a produção do conteúdo;
  3. Pensando no que realmente interessa aos seus clientes, desenvolva posts e artigos que possam servir como uma fonte inesgotável de conteúdo relevante;
  4. Escreva textos curtos e diretos, para que o assunto não esteja sendo abordado de forma demasiada extensa;
  5. Não se preocupe em utilizar a ferramenta de pesquisa, afinal ela é um verdadeiro aliado.

Com essas dicas, você já pode começar esse trabalho em sua empresa e garantir que os seus clientes estão próximos dos resultados.

Vantagens do inbound marketing

Com o inbound marketing você conseguirá atrair mais usuários do que no passado, porém isso não significa que eles serão clientes. É preciso acompanhar esse processo com o auxílio de uma ferramenta, afinal seu objetivo é a conversão.

Para isso, você deve utilizar ferramentas como o Analytics para monitorar os dados do setor e conseguir entender quais são as estratégias que trazem resultados positivos.

Com essa nova abordagem, além de conquistar os usuários e ter uma taxa de conversão mais alta, você também conseguirá avaliar o seu trabalho como um todo. Saber quais posts ou vídeos geram maior engajamento, por exemplo, é essencial para poder crescer com o seu negócio.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer entender como o Marketing Digital revoluciona sua empresa? Deixa que a gente te explica!

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.