Marketing Digital

Aumentar vendas da sua empresa!

Quer saber os segredos para aumentar vendas no seu negócio? Então leia o conteúdo completo sobre aumentar suas vendas com o Marketing Digital!

Aumentar vendas da sua empresa!

Se você quer saber como aumentar vendas, pode ter certeza que não é o único. Existem muitas marcas e empresas que estão constantemente correndo atrás de uma receita para o sucesso de suas vendas.

Porém não existe nenhuma receita. Pelo menos, não com a utilização de mágica, mas sim como trabalho, dedicação e estratégias.

Neste artigo, vou lhe trazer diversas estratégias e dicas de como aumentar vendas da sua empresa de verdade.

Estratégias para aumentar vendas da sua empresa.

Nada por aqui será novidade, porém muitas empresas insistem em ignorar essas etapas tão importantes para aumentar vendas.

Muitas vezes, o real problema está em juntar muitos esforços em um único pilar desse tripé, no entanto o segredo está no equilíbrio entre as estratégias.

Venda para novos clientes

Uma estratégia de prospecção de clientes muito bem estruturada é o primeiro passo para quem pretende aumentar vendas com clientes novos. É o momento em que você ou sua equipe fará o primeiro contato com o cliente. Mas, não o faça no impulso e no improviso, organize o processo corretamente.

Em primeiro lugar, busque clientes que tenham a ver com a proposta da sua empresa, isso é de extrema importância. Você quer vender, afinal, para quem realmente tem a se beneficiar com seu negócio.

Investindo nos clientes corretos, você mostra, que o produto que você está oferecendo ou serviço tem muito valor. Segmente esse processo de vendas em etapas diferentes para que ele seja bem-sucedido.

Além disso, procure:

  • Se colocar no lugar do cliente
  • Divida sua equipe de vendas em diferentes funções
  • Peça indicações de clientes atuais
  • Utilize redes sociais para captar leads

Venda mais vezes para clientes atuais

A etapa anterior é de suma importância, porém a verdade é que diversas empresas investem muita energia e tempo buscando prospectar novos clientes e acabam se esquecendo do grande potencial que os clientes atuais possuem.

Além disso, provavelmente você deve ter ouvido falar que conquistar um novo cliente custa cerca de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

Então, por qual motivo não investir na retenção dos clientes que você já possui?

Busque:

  • Ofereça um bom relacionamento com o cliente em diversas fases
  • Mantenha o cliente por dentro das novidades da sua empresa
  • Faça do pós-venda a pré-venda
  • Lembre dele também em ocasiões especiais
  • Ofereça descontos exclusivos.

Vender valores mais elevados para seus clientes atuais

Chegou o momento de oferecer aos seus clientes produtos ou serviços complementares às suas compras. Aumentar o ticket médio da empresa fica muito mais simples, quando compreendemos de fato e a fundo a realidade e as necessidades dos nossos clientes. E você verá que conseguirá aumentar vendas do seu negócio.

Técnicas como por exemplo, up sell e cross sell são ótimos caminhos para tal.

Dicas para aumentar vendas

Chegou o momento que eu irei, de fato, explicar de que maneira você vai aumentar vendas da sua empresa, com essas dicas.

1. Utilize neuromarketing para estruturar seu conteúdo

Sendo um campo completamente novo, o neuromarketing, através da tecnologia, é capaz de rastrear o fluxo de sangue no cérebro no momento em que as pessoas respondem a sinais visuais e auditivos. Possibilitando, aos estudiosos, examinar a parte do cérebro conhecida como “centro do prazer”.

É possível que você utilize pesquisas que já foram realizadas.

Para sua estratégia de marketing digital, ela será importante, pois:

  • Imagem inicial: o cérebro é capaz de processar o design geral da landing page e determina qual chamativo ele pode ser.
  • Título: provocar o cliente com um tópico gera uma antecipação e envolve seu cérebro.
  • Preocupação: um título negativo ou obscuro pode estimular o medo e novamente o cérebro se envolve.
  • Call to action para resolver a preocupação: hormônios são liberados

Ou seja, seus posts têm o poder de liberar químicos do cérebro do seu leitor. Cada um irá estimular diferentes emoções e reações no cérebro.

2. Construa confiança por meio do storytelling

A confiança é um outro componente psicológico para aumentar vendas. Geralmente compramos de pessoas em quem confiamos. Porém, na maioria das vezes, a confiança é construída com o passar do tempo. Por conta disso, como você poderia criar uma relação de confiança com um comprador que nunca viu anteriormente?

Segundo a psicologia, incorporar storytelling na sua estratégia de vendas pode ajudar a construir uma relação benéfica de confiança com seu cliente, em um nível mais profundo do que simplesmente realizar a venda.

Uma das melhores formas de realizar isso é por meio de provas sociais, como testemunhos, por exemplo, para dar ênfase aos problemas dos consumidores e mostrar, por histórias pessoais, de que forma você pode resolver essas questões.

Segundo pesquisas realizadas, a forma com que você retrata sua prova social importa muito mais do que a própria prova social em si. Provas sociais baseadas em ações podem, muitas vezes, não possuir eficácia quanto à prova social com base em preferência.

3. Identifique a concorrência

Mesmo que você esteja fazendo tudo certo, você precisa contar com a sua concorrência. É de extrema importância conhecer suas características para que seja possível criar um grande diferencial entre as demais empresas que atuam no mesmo nicho da sua empresa. Vale a pena, também, os preços da concorrência, para que você possa manter preços competitivos para o seu público alvo.

4. Ofereça cartões-presentes para seus clientes

Ideias como essa são sempre bem vindas para todas as partes envolvidas, sejam empresas online, sejam físicas.

Para aqueles clientes que gastaram uma quantia alta de dinheiro na sua empresa recompense-o com um cartão presente. Dessa forma, você o incentiva a voltar na sua loja para utilizar o cartão. Pode ser que ele precise acrescentar um determinado valor ao cartão-presente para adquirir um produto novo.

5. Crie um bom relacionamento entre os vendedores

De forma resumida a integração deve ser uma preocupação da gestão de vendas. O que você tem feito para estimular e engajar os seus funcionários?

Um bom relacionamento entre os vendedores que compõem a sua equipe influencia diretamente nos ganhos do seu negócio.  Visto que trabalhar com pessoas que não gostamos chega a ser um sacrifício e pode desmotivar os trabalhadores.

Você pode criar, para isso, atividades de interação entre os vendedores, para que seja possível todos se conhecerem melhor.  Proponha também um happy hour ou até mesmo um churrasco para descontrair, use sua criatividade.

6. Invista na qualificação da sua equipe

Sua equipe deve estar capacitada para atender e vender de forma adequada.  Promova a sua qualificação, treinamentos, workshops podem ser formas de estimular seus funcionários. Eles podem se sentir, muitas vezes, deixados de lado ou desmotivados.

Estimulando-os você irá conseguir aumentar vendas da sua empresa, pois seus funcionários irão vender mais.

7. Faça marketing de conteúdo

Aumentar vendas, dependem muito mais da criação do seu conteúdo do que aquelas que focam no inventário de produtos em si. Para isso, é preciso investir em marketing de conteúdo, valorizando a estratégia em primeiro lugar.

Você conquista seus clientes oferecendo a eles conteúdos de valor, fazendo sua empresa ser percebida como referência. Além disso, você pode fazer marketing de conteúdo criando um blog próprio, por exemplo, e também explorando outros canais de comunicação e redes sociais.

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