Marketing Digital

Agência de marketing digital: contratar ou não?

Você quer entender as vantagens de uma agência de Marketing Digital para o seu negócio? Confira mais sobre o

Agência de marketing digital: contratar ou não?

Hoje em dia, o Marketing Digital está com tudo. Isso não há como negar.

O mundo inteiro está cada vez mais interagindo com produtos e empresas por meio dos canais digitais para se comunicarem. Por esse motivo uma agência de marketing digital irá ajudar sua empresa a se destacar através de planejamento de marketing, por meio da criação de conteúdo, por meio do desenvolvimento de sites, esses são alguns exemplos de estratégias de marketing digital utilizadas por esses profissionais.

As empresas que iniciam um trabalho de marketing digital internamente, não são poucas, acreditando ser o melhor caminho a ser tomado. Porém, esse trabalho trará os resultados que você espera, a partir do momento  que você compreender que o marketing digital precisa ser realizado através de ferramentas e padrões de planejamento afiados.

Estas ferramentas são analisadas por um time de especialistas, geralmente trabalham em uma agência digital. Colocar pessoas incapacitadas, somente para fazer posts no Facebook e demais redes sociais não pode ser considerado como uma estratégia de marketing digital. Você precisa procurar entre as melhores agências  e escolher uma que você preferir mais.

Neste artigo falarei mais sobre esses profissionais. O que é uma agência de marketing digital? O que faz parte de uma agência de marketing digital?

O que é uma agência de marketing digital?

Uma agência digital é uma empresa que trabalha para outras empresas que necessitam de ajuda na área de desenvolvimento analítico, técnico e criativo para serviços voltados para a internet.

Uma agência especializada pode ter anos de experiência ou ser nova, isso não diz muito sobre a qualidade.

Vão desde os que nós já conhecemos, como os sites e e-mail marketing, por exemplo, passando por campanhas mais complexas de relacionamento virtual com usuários e chegando até a criação de sites.

As agências digitais, são bem amplas, podendo ir para diversas direções, todas elas extremamente importantes para qualquer empresa.

Mesmo sendo um ambiente democrático, trabalhar com a internet requer um nível alto de especialização profissional, envolvendo aspectos técnicos e criativos oferecidos de forma ampla pelas agências de marketing digital.

O que a agência de marketing digital faz?

Quantas vezes você gastou uma quantidade elevada de dinheiro com uma determinada campanha, ou anúncios em jornais e revistas e não viu resultado? Isso porque as estratégias de marketing tradicionais, utilizando mídias ultrapassadas e que não comprovam resultado para você.

Atualmente o resultado é o que mais importa dentro de qualquer estratégia de marketing. A agência de marketing digital tem como principal foco apresentar os bons resultados para seus clientes.

O primeiro passo é compreender que existem vários tipos de agências: publicidade, propaganda, agência digital, agência de marketing digital, etc. Cada uma delas possui algumas características diferentes.

Mas como o assunto deste artigo é entender o que uma agência de marketing digital vai fazer pelo seu negócio, vamos começar a entender os processos realizados.

O trabalho de uma agência digital faz com que as coisas aconteçam por meio de um trabalho de aproximação entre seu cliente e sua página ou seus canais digitais. Este trabalho envolve muitas ferramentas e exige um alto índice de conhecimento em marketing digital.

Primeiros passos

A agência de marketing digital, primeiramente, precisa compreender com quem você fala e quer falar.

Quem é o seu cliente, como ele se comporta, do que ele gosta de ver e comprar, qual a sua idade, gênero, etc. Com estes dados, principalmente, é iniciado o processo para encontrar as personas que se identificam com seu serviço.

É comum criar nomes fictícios para as personas e traçar um perfil para cada uma delas, sempre com base nos dados que foram coletados.

Temas de atração

Agora serão estudadas as palavras-chave e os temas que serão abordados em sua estratégia. Além disso, é necessário fazer a definição de quais os conteúdos ricos serão utilizados para atrair a atenção dos usuários. Um bom exemplo de sucesso destes tipos de conteúdos ricos são os e-books gratuitos.

Otimização de site e blog

Uma agência digital deve oferecer os serviços de otimização do site e blog.

Este serviço propõe melhorar o posicionamento do seu conteúdo, dentro dos sites de busca como o Google, Yahoo e Bing. Não basta ter bons conteúdos se eles não estão de acordo com o que seu público busca.

Esta otimização é realizada por meio da análise das palavras-chave definidas para cada novo conteúdo que está sendo produzido.

Canais de comunicação

Será apresentado para você, pelas agências digitais, os canais que seu público alvo normalmente utiliza.

Será feito um relatório a partir deste público com números de alcance e também será traçado um mapa de atuação para seus segmentos dentro do mercado. Com base em um público alvo determinado. Estes canais são: redes sociais, vídeos, buscadores, entre outros.

Planejamento

Após seu público alvo ser detectado, o primeiro passo é montar um planejamento de marketing detalhado de tudo que será realizado e publicado nas redes sociais e sites.

A vantagem da realização deste planejamento é que ele pode fazer isso analisando todos os dias com as ferramentas disponíveis e pode sofrer alterações sempre que achar necessário, sem que comprometa o orçamento e objetivos da sua empresa.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Aqui o conteúdo é o foco principal, pois é um um dos fatores mais importantes em uma estratégia de marketing digital. Este conteúdo  estará indo de encontro com os interesses do seu público alvo e você pode, ainda, promover eles de alguma forma para que o alcance seja maior ainda. Vale ressaltar que os conteúdos não devem ser produzidos com o que você acha ou pensa, mas sim com o que o seu cliente deseja. Esta é a verdadeira chave para o sucesso de uma boa campanha de marketing de conteúdo.

Anúncios digitais

A criatividade precisa acompanhar uma agência de marketing digital atendendo empresas que necessitam da sua ajuda para tal.

Criar anúncios, criar imagens de impacto, entender das permissões de cada rede social, são alguns aspectos chaves para campanhas de sucesso nas mídias sociais.

O anúncio é aquilo que chama a atenção do seu público para o seu site. São eles que levarão os seus potenciais clientes para a sua página. Por isso, uma agência digital precisa  de criatividade para não errar em suas campanhas.

Relatórios

Uma agência de marketing digital precisa apresentar relatórios periódicos sobre o desempenho das campanhas, para seus clientes. No meio digital você consegue ter relatórios reais de visita, visualização, audiência, cliques. Além disso, e contando com as ferramentas certas, é preciso comprovar em relatórios as taxas de conversão que geraram vendas e qual foi o retorno do investimento feito durante determinado período.

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