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Como alcançar a primeira página do Google?

Uma das perguntas mais famosas dos pequenos empreendedores na internet é: como alcançar a primeira página do Google? Aqui, discorreremos sobre os principais recursos que são usados para fazer isso!

Como alcançar a primeira página do Google?

Para quem possui uma loja online, e-commerce, redes sociais ou outros sites e que tem o objetivo de vender ou informar, aparecer na primeira página do Google é muito importante para ter mais acesso e consequentemente ter mais vendas, no caso daqueles sites que tem o objetivo de vender.

É importante salientar que cerca de 75% dos usuários de internet nunca passam da primeira página do Google quando estão procurando por informação ou produtos e serviços. Outro dado interessante é que cerca de 70% a 80% dos usuários de internet ignoram os links patrocinados que aparecem nos primeiros resultados de buscas.

Por esses motivos é que, se você quiser que sua empresa tenha sucesso, você precisa saber das técnicas de SEO que vão fazer as páginas do seu site aparecer no Google. Na verdade, nos primeiros resultados de busca do Google.

SEO (Search Engine Optmization) - Como alcançar a primeira página do Google

O objetivo do SEO é expandir a visibilidade da sua empresa nos resultados busca da pesquisa orgânica. O SEO ajuda as empresas a classificar melhor as páginas em SERPs (Search Engine Result Pages). Além disso, consegue atrair mais visitantes para o seu site, o que aumenta as chances de conversões.

O jeito como o Google define as páginas que aparecem na primeira página do Google e o posicionamento no Google é chamada de classificação. É por isso que dizemos que seu site pode alcançar melhores classificações - ou uma posição mais elevada - se suas páginas forem bem otimizadas.

Se suas páginas aparecem com mais destaque e em melhores posições, falamos sobre maior visibilidade. Em última análise, você deseja que seu domínio tenha maior visibilidade, para que seu site apareça na primeira página do Google.

A forma como o Google classifica os sites que aparecerão na primeira página do Google é definida por diversos de algoritmos. Mesmo que ninguém saiba a fórmula exata de como colocar sua página em primeiro lugar, existem várias práticas comuns que você deve seguir para obter melhores classificações de pesquisa.

SEO On-Page - Como alcançar a primeira página do Google

A seguir terá alguns exemplos do que fazer para otimizar o seu site utilizando SEO On-page:

Palavras-chave

Geralmente, quando se começa a definir as palavras-chave a serem utilizadas, utiliza-se aquelas que já são conhecidas, que já estão em mente. Essas palavras-chave, provavelmente, são as que melhor explicam o seu produto, serviço ou marca e são aquelas em que você deseja classificar o seu site.

Depois de definir a palavra-chave, é necessário expandir a lista de palavras. Isso quer dizer que é preciso encontrar palavras-chave relacionadas, elas são sinônimos da palavra-chave ou outros termos que são bastante utilizados nos sites que possuem grande autoridade no assunto. Existem diversos sites para encontrar palavras-chave, o mais lembrado é o Google Keyword Planner.

Conteúdo

O marketing de conteúdo é muito importante para a estratégia de SEO. Depois de compilar uma lista de todas as palavras-chave relevantes para a sua marca, é hora de começar a criar conteúdo de qualidade. O conteúdo é uma das variáveis mais importantes da estratégia de SEO (e provavelmente também o mais demorado) e qualquer pessoa que já tenha entrado em contato com o SEO já deve ter ouvido a frase “o conteúdo é rei”

O conteúdo é extremamente importante porque o Google faz o possível para mostrar o conteúdo que você está procurando na primeira página do Google. Se você está procurando um guia de como fazer uma horta vertical na sua sacada, o Google, por exemplo, mostrará a página com o melhor conteúdo, que corresponde exatamente à sua intenção de pesquisa. Este conteúdo pode ser um guia em formato de texto ou um vídeo interessante (a multimídia é, na verdade, muito valorizada pelos mecanismos busca).

É o conteúdo que oferece aos usuários uma solução para o que eles procuram, mas também é o conteúdo que ajuda o Google a determinar onde mostrar seu site no resultado da pesquisa. É por isso que seu conteúdo deve ser de grande qualidade, relevante (pense em nossa pesquisa de palavras-chave), novo e abrangente.

HTML

Para que a sua página seja otimizada por uma determinada palavra-chave, temos que fazer isso de todas as maneiras possíveis. Isso significa que não queremos apenas mostrar nossa palavra-chave no conteúdo.

Existe também o meta description, que é um atributo HTML que fornece um breve resumo de uma página da web. Mecanismos de pesquisa como o Google geralmente exibem a meta descrição nos resultados da pesquisa, o que pode influenciar as taxas de cliques, pois a intenção é que seu site esteja na primeira página do Google.

SEO Off-Page

O SEO off-page está diretamente ligado com criar confiança e autoridade para o seu site. No entanto, isso não acontece dentro do seu site, mas geralmente ocorre fora do da sua página. O objetivo é criar uma marca forte, que seja confiável para o Google e, portanto, será empurrada para cima nas classificações quando as pessoas estiverem pesquisando.

Linkbuilding

Por isso, queremos coletar links que vem de páginas confiáveis e que sejam relevantes para o seu site. O processo de fazer isso é chamado de linkbuilding ou linkearning e existem algumas coisas que você deve observar.

  • número de links: quanto mais links, melhor! Ter links de domínios diferentes, em vez de apenas um domínio, também é uma vantagem.
  • Qualidade do domínio: o site que aponta para você também deve ter uma autoridade elevada. Se o page rank for maior, o seu também será.
  • Contexto dos links: os links devem aparecer em um contexto o mais natural possível. Backlinks que são inseridos em um texto ou conteúdo relevante terão mais valor do que em uma barra lateral
  • Relevância: se o tópico de seu site está relacionado ao conteúdo que está na página com link para você, seu link será mais valorizado
  • diversidade dos links: os links devem estar todos em diferentes contextos ou diferentes tipos de páginas. Se todos os links aparecerem da mesma maneira, parecerá menos natural
  • Texto âncora: as palavras com links para o seu site também são importantes e devem indicar claramente do que trata o seu site

Para obter backlinks de qualidade é necessário criar de conteúdo de qualidade que vale a pena compartilhar. Os exemplos incluem infográficos, guest blogging, artigos ou vídeos. A ideia por trás é que você ofereça ao site algo que eles realmente desejam publicar e receba um novo link em troca.

Como já sabemos, o Google é o maior e mais usado mecanismo de busca no mundo. Ele disponibiliza uma ferramenta chamada Google Seach Console que permite entender como o Google enxerga o seu site e, assim, você consegue fazer as otimizações necessárias para ficar na primeira página do google.

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