Google

Google Shopping

Entenda um dos principais Market Place do mercado: o Google Shopping atrai milhões de vendas e é o Market Place do maior mecanismo de buscas do mundo, o Google.

Google Shopping

O Google Shopping é uma janela que mostra diferentes produtos no Google para o consumidor de maneira organizada, e fácil de avaliar e comparar as ofertas. Você também pode ver como Anúncios de Lista de Produtos (Product List Ads), bom, isso é o Google Shopping.

Muito provavelmente você já utilizou sites ou aplicativos, como Buscapé e Zoom, para a comparação de preços dos produtos em diferentes varejistas. O Google Shopping também faz isso, no entanto, ele é diferente pois tem uma integração direta com o Google e os produtos do Google Shopping aparecem nos resultados de busca patrocinados.

Além do Google Shopping ter uma janela (página), onde o consumidor pode fazer as pesquisas diretamente, ele possui uma vitrine que mostra aos consumidores os produtos cadastrados na sua loja virtual.

Como o Google Shopping trabalha?

Quando um cliente usa o Google para pesquisar um produto, eles são exibidos para os consumidores. Podem aparecer na página principal de resultados do Google ou na aba “Shopping” do Google, que é o Google Shopping.

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Se o consumidor clicar na aba “Shopping”, ele verá a janela a seguir:

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Para usar o Google Shopping, é necessário utilizar 2 plataformas. A sua conta no Google Ads e a conta no Google Merchant Center.

Google AdWords

Google AdWords é a ferramenta onde os empreendedores fazem as suas campanhas de anúncios. O Google AdWords é onde os varejistas executam suas campanhas de compras. Ele permite o controle de orçamentos, lances, configurações como localização, definição de público alvo, programação de anúncios e a otimização com base nas informações de desempenho de anúncios da conta do Google Ads.

Google Merchant Center

O Google Merchant Center é a ferramenta onde os empreendedores mantém o feed de produtos, com os atributos dos produtos para serem vendidos. É preciso colocar o preço, fotos do produto, cor, código de identificação global do produto (EAN), entre outros.

O poder do Google Shopping

Apesar da internet permitir que façamos compras de uma maneira muito fácil e confortável, ela não nos possibilita o consumidor experimentar e sentir o produto antes de compra-lo, o que pode facilitar a decisão. Então, as empresas precisão arrumar maneiras de tangibilizar o máximo possível os produtos. É exatamente por isso que os anúncios tem sido tão importantes para aumentar os resultados das empresas. Anunciar no Google Shopping, por exemplo, permite que o consumidor não só veja o produto, mas tenha outras informações relevantes que o fazem confiar na oferta.

Hoje, os consumidores utilizam mais os celulares para comprar. O Google é um site responsivo, isto é, se adequa aos dispositivos móveis para melhorar a experiência do usuário.

Um estudo feito pela Adthena Search Advertising Report, mostra que não importa qual indústria a sua empresa atua, o Google Shopping sempre trará maiores resultados do que anúncios em textos.

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Vale ressaltar que o Google Shopping é melhor para produtos de baixo ou médio envolvimentos. Para produtos de alto envolvimento (risco alto), os consumidores tendem a fazer mais pesquisas para reduzir a percepção de risco.

Benefícios de usar o Google Shopping

O Google Shopping é uma ferramenta que pode trazer grandes resultados para a sua empresa. É importante considerar essa ferramenta na sua estratégia de vendas, pois é um jeito de fazer campanhas inteligentes.

Aumento de Tráfego

Quando se trata de internet, é muito mais provável que uma pessoa clique em um anúncio que mostra um produto do que clicar em um anúncio de texto. É exatamente isso que o Google Shopping faz. Outro fator extremamente importante é que, os anúncios do Google Shopping aparecem em uma rede de display antes mesmo dos anúncios textos, como você pode ver na primeira imagem. Estar no topo da página aumenta a probabilidade de os consumidores clicarem no seu anúncio e serem levados para a sua página.

Aqui na Digitalize Now, trabalhamos com técnicas de SEO para que sua página fique entre as primeiras de forma orgânica, isto é, sem pagar por anúncios. Um dos exemplos de técnicas que utilizamos é a produção de conteúdos relevantes pois eles podem ser exibidos, assim como o site da sua empresa, nos primeiros links dos mecanismos de busca. Clique aqui para saber mais sobre.

Leads (Clientes em Potencial) Mais Qualificados

Mostrar para o consumidor (ou lead) exatamente o que ele está procurando antes mesmo de entrar no seu site é muito poderoso. Se a pessoa clicou no seu anúncio através de um anúncio do Google Shopping, isso significa que ela já comparou com outras ofertas e a sua, muito provavelmente, foi a melhor em relação a preço, cor e todos os outros atributos.

Melhor Presença

Como os seus produtos estão nos resultados do Google Shopping e os anúncios não dependem de palavras chave e não são divididos como os anúncios dos resultados de busca, a sua empresa pode anunciar mais de um anúncio por vez, e eles serão apresentados ao mesmo tempo para quem estiver pesquisando. Se a sua empresa possui uma grande variedade de produtos, pode ser uma boa estratégia.

Gerenciamento de Campanhas Simples

Com a integração do Google Ads com o Google Merchant Center, é muito simples criar grupos de produtos que você deseja ofertar na internet. O Google Shopping usa atributos de produtos do Google Merchant Center para determinar quando o seu produto é relevante para a exibição no resultado de busca. Tudo isso sem usar palavras chave ou palavras chave relacionadas.

Como os anúncios são ranqueados?

Já mencionamos que os anúncios do Google Shopping não são ranqueados com base em palavras chaves, mas então, como faço para que os anúncios sejam relevantes e apareçam para o cliente?

Os anúncios são ranqueados com base nos atributos dos produtos. Quanto mais detalhado forem os atributos, o anúncio pode aparecer entre os primeiros resultados.

Segue uma lista dos principais atributos:

  • Nome do produto
  • Código de identificação exclusivo do produto
  • Descrição do produto
  • Preço
  • Medidas
  • Categoria dos produtos
  • Marca
  • URL das fotos
  • URL da loja virtual
  • Data de exibição do produto
  • Parcelamentos

Você pode ver os outros dados que devem ser preenchidos clicando aqui.

Para colocar os dados dos produtos no Google Merchant Center é preciso enviar um arquivo XML, que pode ser feito com o Excel. Vale ressaltar que você deve atualizar as informações em até 30 dias.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

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