30/11/2020
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Marketing Digital

Vendas online: como alavancar?

"Vendas online: como alavancar?" é um assunto complexo e que envolve muitos fatores. Por isso, trouxemos um conteúdo completo para você conferir!

Vendas online: como alavancar?

Cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet para procurar informações, comprar produtos ou simplesmente por lazer, como passa tempo.

E esse comportamento, que, como eu disse, vem crescendo muito, nos traz oportunidades nunca antes imaginadas. Com muitas pessoas usando essa poderosa ferramenta, é possível criar uma loja virtual e começar a fazer vendas online.

Existem diversos empreendedores que viram a oportunidade de fazer vendas online e estão enfrentando esse enorme desafio que é fazer vendas online. No entanto, alguns deles empacaram e não sabem o que fazer para alavancar as vendas online. Por conta disso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a alavancar as vendas online da sua empresa, seja ela uma loja física ou virtual.

A única maneira de fazer as vendas online alavancarem é com um bom planejamento de marketing. Todo bom planejamento começa com a definição do público-alvo.

É preciso entender quem são essas pessoas e quais são as suas necessidades e, a partir daí, você começa desenhar sua estratégia de marketing digital para satisfazer essa necessidade da melhor maneira possível.

Todos sabemos que não é fácil começar um negócio, mas hoje em dia as pessoas estão tentando empreender na internet e criando lojas online para fazer vendas online.

A tecnologia está indo mais longe e a realidade é que podemos nos tornar empreendedores e começar nosso pequeno negócio online direto de nossa casa.

Existem muitas dicas e conselhos na internet sobre o que precisamos saber ou fazer antes de tomarmos a decisão de ter um negócio online, mas a realidade é que com todas essas informações úteis e ferramentas de marketing, fica cada vez mais fácil abrir uma loja online ou plataforma para fazer vendas online.

Existem milhões de produtos e serviços que você pode comprar online e haverá muitos concorrentes e vendedores oferecendo o mesmo produto ou serviço que você, mas a diferença entre sua empresa e a do concorrente determinará qual deles obterá mais clientes, vendas online e popularidade.

Principais dicas para alavancar vendas online

Se você deseja iniciar um negócio online e ser melhor do que seus concorrentes, você deve seguir as dicas abaixo:

1. Definição de Público-Alvo

O primeiro passo para qualquer planejamento de marketing para fazer vendas online deve ser a definição do seu público-alvo. O público-alvo deve estar no centro das estratégias de marketing e todas as decisões que os gestores ou empreendedores vão tomar.

O público-alvo pode ser definido com variáveis geográficas, psicográficas, demográficas e comportamentais. Quanto mais informações sobre o público-alvo você tiver, será melhor para definir as estratégias e tomarem as decisões mais assertivas possíveis.

2. Estude seus concorrentes

Saber quem são seus concorres é essencial para alavancar suas vendas online. Você não pode iniciar seu negócio sem antes explorar o que já está no mercado e considerar as necessidades locais, veja quais são as lojas virtuais que já existem no mercado vendendo o mesmo produto que você pretende, ou já vende. Você precisa saber o que as pessoas estão procurando ou o que seria útil para elas. Lembre-se de que todo mundo está tentando encontrar produtos ou serviços para deixar suas vidas mais fáceis. Você também precisa ser específico e encontrar algo novo (independentemente de ser um produto ou serviço) ou algo que as pessoas mais precisam, mas que ninguém (ou muitas outras pessoas) está oferecendo.

É muito fácil encontrar essas informações, você pode fazer pesquisas na Internet em fóruns, sites ou artigos de notícias e identificar os problemas, gostos ou necessidades das pessoas.

3. Inbound Marketing

Você pode criar estratégias de Inbound Marketing para atrair mais clientes para dentro do seu funil de vendas de maneira mais efetiva e segmentada. O Inbound Marketing é uma forma moderna de marketing que requer uma segmentação muito cuidadosa do público-alvo e, além disso, uma comunicação personalizada por meio de conteúdos de alta qualidade, que sejam relevantes e úteis para o seu público-alvo.

O Inbound Marketing é uma estratégia que conecta o potencial cliente com a sua empresa através de materiais e experiências que o seu público-alvo julga ser útil e relevante.

Segundo Brian Halligan, o criador do termo, Inbound Marketing consiste em:

Criação e Distribuição de conteúdo: crie conteúdo direcionado que responda às perguntas e necessidades básicas do seu público-alvo e, em depois, compartilhe esse conteúdo por toda a parte.

Ciclo de Vida do Marketing: existe um ciclo de vida do potencial cliente até que ele se torne um promotor da sua marca. Eles começam como estranhos, visitantes, contatos, cliente e, por fim, promotores.

Personalização: adapte o seu conteúdo as necessidades e desejos do seu público-alvo. Conforme você aprende com o seu potencial cliente, melhor será a personalização da mensagem.

Multicanal: o Inbound Marketing é multicanal por natureza, pois a ideia é abordar as pessoas onde elas estão, no canal onde eles mais interagem e mais consomem, como redes sociais.

Integração: Todas as ferramentas de criação de conteúdo, publicação e analises trabalham junto, permitindo a empresa focar na publicação do conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa.

4. Canais de comunicação

Os canais de comunicação são extremamente importantes para alavancar suas vendas online, pois é necessário selecionar o canal correto para falar com o seu público-alvo e oferecer os produtos certos na hora certa para eles. Até mesmo uma loja física utiliza, por exemplo, redes sociais para se comunicar com o público-alvo de maneira relevante e útil, por isso, algumas dessas empresas conseguem alavancar as vendas online quando decidem vender pela internet. E para as lojas físicas, as vendas online é uma excelente estratégia para o crescimento da empresa, visto que cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet para comprar e comparar informações de produtos e empresas.

Principais ferramentas para alavancar as vendas online

Existem algumas ferramentas mais utilizadas no marketing digital para alavancar as vendas online:

Blog

Os blogs são muito importantes pois são a plataforma que as empresas publicam os conteúdos, geralmente em formato de textos. Eles são importantes pois, além de entregar conteúdos úteis e relevantes para o público-alvo, os blogs desempenham um papel importante na estratégia de SEO, a estratégia para fazer com que seu site esteja nas primeiras páginas do Google, ou de qualquer outro mecanismo de busca.

O blog complementa a estratégia de SEO porque nos conteúdos existem palavras-chave e palavras-chave relacionadas, para que os robôs dos mecanismos de busca consigam identificar sobre o que o seu texto fala e entregar para aquela pessoa que pesquisar sobre determinado assunto. Essa estratégia poderá deixar seu site nos primeiros links de busca orgânica.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma comunicação direta com o seu lead. É necessário ter as informações de contato do seu público-alvo para utilizar essa estratégia. Ela geralmente é direcionada para aqueles leads que estão no meio ou no fundo do funil de vendas, o objetivo é converter o lead em cliente.

Com o e-mail marketing é possível prestar atendimento ao cliente, visto que é uma comunicação direta com eles. Também, é importante fazer uma pós venda de qualidade, perguntando se o produto ou serviço se adequou as necessidades que o cliente tinha e até perguntar se existe algo que se possa melhorar em relação ao produto, serviço ou até processos da empresa.

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