Cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet para procurar informações, comprar produtos ou simplesmente por lazer, como passa tempo.
E esse comportamento, que, como eu disse, vem crescendo muito, nos traz oportunidades nunca antes imaginadas. Com muitas pessoas usando essa poderosa ferramenta, é possível criar uma loja virtual e começar a fazer vendas online.
Existem diversos empreendedores que viram a oportunidade de fazer vendas online e estão enfrentando esse enorme desafio que é fazer vendas online. No entanto, alguns deles empacaram e não sabem o que fazer para alavancar as vendas online. Por conta disso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a alavancar as vendas online da sua empresa, seja ela uma loja física ou virtual.
A única maneira de fazer as vendas online alavancarem é com um bom planejamento de marketing. Todo bom planejamento começa com a definição do público-alvo.
É preciso entender quem são essas pessoas e quais são as suas necessidades e, a partir daí, você começa desenhar sua estratégia de marketing digital para satisfazer essa necessidade da melhor maneira possível.
Todos sabemos que não é fácil começar um negócio, mas hoje em dia as pessoas estão tentando empreender na internet e criando lojas online para fazer vendas online.
A tecnologia está indo mais longe e a realidade é que podemos nos tornar empreendedores e começar nosso pequeno negócio online direto de nossa casa.
Existem muitas dicas e conselhos na internet sobre o que precisamos saber ou fazer antes de tomarmos a decisão de ter um negócio online, mas a realidade é que com todas essas informações úteis e ferramentas de marketing, fica cada vez mais fácil abrir uma loja online ou plataforma para fazer vendas online.
Existem milhões de produtos e serviços que você pode comprar online e haverá muitos concorrentes e vendedores oferecendo o mesmo produto ou serviço que você, mas a diferença entre sua empresa e a do concorrente determinará qual deles obterá mais clientes, vendas online e popularidade.
Se você deseja iniciar um negócio online e ser melhor do que seus concorrentes, você deve seguir as dicas abaixo:
O primeiro passo para qualquer planejamento de marketing para fazer vendas online deve ser a definição do seu público-alvo. O público-alvo deve estar no centro das estratégias de marketing e todas as decisões que os gestores ou empreendedores vão tomar.
O público-alvo pode ser definido com variáveis geográficas, psicográficas, demográficas e comportamentais. Quanto mais informações sobre o público-alvo você tiver, será melhor para definir as estratégias e tomarem as decisões mais assertivas possíveis.
Saber quem são seus concorres é essencial para alavancar suas vendas online. Você não pode iniciar seu negócio sem antes explorar o que já está no mercado e considerar as necessidades locais, veja quais são as lojas virtuais que já existem no mercado vendendo o mesmo produto que você pretende, ou já vende. Você precisa saber o que as pessoas estão procurando ou o que seria útil para elas. Lembre-se de que todo mundo está tentando encontrar produtos ou serviços para deixar suas vidas mais fáceis. Você também precisa ser específico e encontrar algo novo (independentemente de ser um produto ou serviço) ou algo que as pessoas mais precisam, mas que ninguém (ou muitas outras pessoas) está oferecendo.
É muito fácil encontrar essas informações, você pode fazer pesquisas na Internet em fóruns, sites ou artigos de notícias e identificar os problemas, gostos ou necessidades das pessoas.
Você pode criar estratégias de Inbound Marketing para atrair mais clientes para dentro do seu funil de vendas de maneira mais efetiva e segmentada. O Inbound Marketing é uma forma moderna de marketing que requer uma segmentação muito cuidadosa do público-alvo e, além disso, uma comunicação personalizada por meio de conteúdos de alta qualidade, que sejam relevantes e úteis para o seu público-alvo.
O Inbound Marketing é uma estratégia que conecta o potencial cliente com a sua empresa através de materiais e experiências que o seu público-alvo julga ser útil e relevante.
Segundo Brian Halligan, o criador do termo, Inbound Marketing consiste em:
Criação e Distribuição de conteúdo: crie conteúdo direcionado que responda às perguntas e necessidades básicas do seu público-alvo e, em depois, compartilhe esse conteúdo por toda a parte.
Ciclo de Vida do Marketing: existe um ciclo de vida do potencial cliente até que ele se torne um promotor da sua marca. Eles começam como estranhos, visitantes, contatos, cliente e, por fim, promotores.
Personalização: adapte o seu conteúdo as necessidades e desejos do seu público-alvo. Conforme você aprende com o seu potencial cliente, melhor será a personalização da mensagem.
Multicanal: o Inbound Marketing é multicanal por natureza, pois a ideia é abordar as pessoas onde elas estão, no canal onde eles mais interagem e mais consomem, como redes sociais.
Integração: Todas as ferramentas de criação de conteúdo, publicação e analises trabalham junto, permitindo a empresa focar na publicação do conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa.
Os canais de comunicação são extremamente importantes para alavancar suas vendas online, pois é necessário selecionar o canal correto para falar com o seu público-alvo e oferecer os produtos certos na hora certa para eles. Até mesmo uma loja física utiliza, por exemplo, redes sociais para se comunicar com o público-alvo de maneira relevante e útil, por isso, algumas dessas empresas conseguem alavancar as vendas online quando decidem vender pela internet. E para as lojas físicas, as vendas online é uma excelente estratégia para o crescimento da empresa, visto que cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet para comprar e comparar informações de produtos e empresas.
Existem algumas ferramentas mais utilizadas no marketing digital para alavancar as vendas online:
Os blogs são muito importantes pois são a plataforma que as empresas publicam os conteúdos, geralmente em formato de textos. Eles são importantes pois, além de entregar conteúdos úteis e relevantes para o público-alvo, os blogs desempenham um papel importante na estratégia de SEO, a estratégia para fazer com que seu site esteja nas primeiras páginas do Google, ou de qualquer outro mecanismo de busca.
O blog complementa a estratégia de SEO porque nos conteúdos existem palavras-chave e palavras-chave relacionadas, para que os robôs dos mecanismos de busca consigam identificar sobre o que o seu texto fala e entregar para aquela pessoa que pesquisar sobre determinado assunto. Essa estratégia poderá deixar seu site nos primeiros links de busca orgânica.
O e-mail marketing é uma comunicação direta com o seu lead. É necessário ter as informações de contato do seu público-alvo para utilizar essa estratégia. Ela geralmente é direcionada para aqueles leads que estão no meio ou no fundo do funil de vendas, o objetivo é converter o lead em cliente.
Com o e-mail marketing é possível prestar atendimento ao cliente, visto que é uma comunicação direta com eles. Também, é importante fazer uma pós venda de qualidade, perguntando se o produto ou serviço se adequou as necessidades que o cliente tinha e até perguntar se existe algo que se possa melhorar em relação ao produto, serviço ou até processos da empresa.
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