23/4/2021
|
Redes Sociais

Quais são as redes sociais mais acessadas?

Você quer saber quais são as 5 redes sociais mais acessadas em todo mundo? Confira a lista completa e ainda entenda um pouco mais sobre as redes sociais mais famosas do mundo!

Quais são as redes sociais mais acessadas?

O site SixDegress.com, criado em 1997, foi o mais próximo do que tivemos de um Instagram na época em que a ideia de rede social começava a andar. Com um conceito muito próxima do que conhecemos hoje, nesse site já era possível que os usuários criassem um perfil e adicionassem outras pessoas. Apesar de ter encerrado as atividades em 2001, em seu auge chegou a contar com 3,5 milhões de membros.

No início do milênio, a criação de páginas voltadas à interação entre usuário virou febre e tivemos vários sites com esse propósito, como Orkut e MySpace, por exemplo. O LinkedIn e o Facebook também surgiram nessa época e estão até hoje entre as redes sociais mais populares em atividade.

A grande sacada das redes sociais é a interação que ela proporciona para os usuários independente da distância. Você consegue se conectar com pessoas do mundo todo de uma forma muito mais rápida e eficiente. E, enquanto marca, isso também tem muita relevância. Afinal quem não quer se conectar com seu público?

Você sabe qual a diferença entre redes sociais e mídia social?

Embora muitas pessoas confundam, os dois termos não se referem à mesma coisa.

As redes sociais são espaços que facilitam a comunicação e interação entre seus usuários. Já a mídia social, nada mais é do que o nome para as plataformas que as empresas usam para se comunicar com seus clientes e pessoas em geral.

Redes sociais e alguns de seus pontos positivos

As redes sociais fazem parte da rotina de milhões de pessoas em todo o mundo e, por conta disso, acabou fazendo com que empresas e marcas optassem pela possibilidade de interagir com seus clientes.

Ficou mais fácil para as empresas compartilharem sua visão, já que conseguem facilmente usar as redes sociais como vitrine para expor aquilo que acreditam.  Sem contar que, poder ter um contato mais direto e customizado com o cliente, permite que a empresa descubra novas informações e consiga resolver problemas de maneira mais ágil.

Poder segmentar o seu público e direcionar seus esforços para quem realmente vai consumir seu conteúdo, serviço ou produto é muito mais benéfico e eficiente para a empresa, do que investir tempo e dinheiro em anúncios que não segmentam tão bem a sua entrega.

É uma variedade de possibilidades para se conectar de forma mais efetiva com o público já que, toda essa dinâmica de interação, permite que você consiga enxergar os gostos dos seus clientes, seus desejos e diversas outras informações que podem ser valiosas para a empresa na hora de aproximar do seu público-alvo.

Para empresas com baixo orçamento, é um mercado para se cogitar todos os dias pois, ao contrário dos meios de divulgação convencionais, tem custo baixo e a facilidade de mensurar os resultados.

Por isso, vender por esses canais não é tão difícil quanto todo mundo imagina, basta ter um bom relacionamento com seu cliente e possível cliente para que, no momento em que você precisar for um produto ou serviço, ele já esteja predisposto a finalizar a compra.

Redes sociais mais acessadas

Segundo pesquisa realizada pelo We Are Social, temos 2,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais em todo o mundo. E, só no Brasil, 58% da nossa população acessa as redes sociais ao menos uma vez por mês. Transformando o Brasil no segundo país que mais passa tempo nas redes sociais, com uma média diária de uso por usuário de 3h43min, ficando atrás apenas das Filipinas.

O Facebook é a rede social mais versátil e completa, o que a faz ser a rede social mais popular do planeta. E, portanto, não tem como elaborar uma estratégia de Marketing Digital em que você não tenha o Facebook como aliado para estabelecer negócios, atrair tráfego ou se relacionar com clientes.

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários, com a possibilidade de aplicar diversos filtros e com várias possibilidades de interação.

Foi uma das primeiras redes sociais exclusivamente para acesso mobile e, mesmo que tudo ainda seja muito voltado para ser usado no celular, hoje já é possível acompanhar as atualizações através de um computador. Mas foi em2012 que por apenas 1 bilhão de dólares, o Facebook adquiriu o aplicativo e, desde então, tem agregado cada vez mais valor à plataforma.

A maior rede social corporativa do mundo é o LinkedIn e, embora assemelhe-se bastante com as redes sociais tradicionais, tem como diferencial o foco em contatos profissionais. Diversas empresas usam essa plataforma para realizar recrutamentos, trocas de experiência profissional e muitas outras atividades relacionadas ao mundo dos negócios.

O auge do Twitter foi em meados de 2009 e, de lá para cá está em declínio. Mas, engana-se quem pensa que os usuários abandonaram essa rede social. O Twitter é usado agora para comentar e debater os conteúdos que estão em alta ou reality shows, jogos de futebol, noticiários etc.

O WhatsApp caiu na graça do povo e ganhou até um apelido carinho por parte da população: “zap zap”. É, basicamente, para trocar mensagens instantâneas. Diversas empresas podem usar esse recurso como mais uma forma de facilitar a comunicação com seus clientes.

Como principal rede social de vídeos online, temos o Youtube, que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente. Pode ser usado para produção de vídeos mais longos como vídeos informativos que não conseguem, necessariamente, ser tão curto.

O Pinterest é o famoso “mural de referências” onde o usuário consegue criar pastas para guardar inspirações e fazer upload de imagens na própria plataforma. Com um público predominantemente feminino, os temas mais populares dentro dessa rede social são: moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, viagem e design.

Conclusão

A perspectiva estratégica dentro dessas redes sociais é diversa. O que você precisa entender é que seus consumidores fazem parte de pelo menos uma dessas redes sociais e, para que você consiga se comunicar com eles, sua empresa precisa estar presente em alguma dessas plataformas criando um bom relacionamento com o público diariamente.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer fazer uma avaliação gratuita da sua empresa?

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.