11/9/2020
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Redes Sociais

Redes sociais: principais dicas

As redes sociais são um passo importantíssimo para a evolução do Marketing Digital dentro da sua empresa. Ter redes sociais ativas é uma das melhores construções de marcas que você pode ter focado nos seus clientes. Conheça as principais dicas para se ter redes sociais na sua empresa!

Redes sociais: principais dicas

Porque utilizar redes sociais?

Como grandes consumidores de redes sociais você já deve imaginar o porquê devemos focar nesse tipo de mídia social. Além de atingir vários públicos, esses tipos de redes de relacionamento têm milhões de usuários ativos, portanto é uma ótima forma de chegar em novos clientes.

Através das primeiras redes sociais, a anos atrás começamos a entender que com o avanço tecnológico, novas formas de aparecer para o mundo também surgiriam e com isso vieram essas conexões em tempo real que é utilizado cada vez mais nessa nova era conectada.

Quais as principais redes sociais?

Redes sociais são bem conhecidas hoje em dia, mas as que estão em nosso dia a dia são as seguintes:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
  • Youtube
  • LinkedIn
  • WhatsApp

Com certeza você já ouviu falar de todas ou quase todas dessas redes sociais listadas, né?

Isso porque temos uma grande quantidade de número de usuários dessas redes aqui no Brasil e somos consumidores fortíssimos dessa indústria.

Quer ter uma estratégia completa, com site e redes sociais? Entenda sobre a criação de sites!

O objetivo das redes sociais

Falando de redes sociais é impossível não falar sobre conectar pessoas. Pois bem, o objetivo principal dessas mídias é justamente esse, fazer uma conexão tanto pessoal, quanto profissional com pessoas com os mesmos interesses, e assim compartilhar informações entre grupos, fan pages ou com pessoas que temos algo em comum.

Hoje, temos diversas redes sociais e cada uma com um objetivo diferente e direcionado a um público.

Elas podem ser utilizadas para ter contatos pessoais, como amizades e namoro, para aumentar o networking da vida profissional, buscar e compartilhar fotos e vídeos, buscar informações sobre um tema especifico, divulgar produtos para vendas e muitas outras coisas. Podemos dizer que as redes sociais são um grande diferencial em nossas vidas, nos trazendo informações de forma rápida, efetiva e sobre assunto de nosso interesse

Um pouco sobre as maiores redes sociais

  • Facebook

O Facebook é a maior rede social e mais utilizada. Criada por Mark Zuckerberg em 2003, hoje conta com mais de 2 bilhões de usuários.

Nessa plataforma, os usuários podem interagir através de um perfil com páginas ou a partir de likes e compartilhamento de conteúdos, além de contar com um chat de interação entre os usuários.

  • Instagram

O Instagram é uma rede social voltada a compartilhamento de vídeos e fotos, criada em 2010, alcançou um alto número de usuários em pouco tempo e se tornou uma das redes sociais mais acessadas no Brasil. Com toda a popularidade do aplicativo, se tornou parte do grupo Facebook em 2012.

  • YouTube

O Youtube, como maior plataforma de vídeos, se tornou uma rede social indispensável no nosso dia a dia. Criada em 2005, a ideia surgiu devido a alta dificuldade de encontrar vídeos na internet e claro, com uma ideia inovadora dessas chamou bastante atenção, até que em 2006 foi comprado pelo Google e transformado no que conhecemos hoje.

  • LinkedIn

Fundado em 2003, o LinkedIn é uma rede social um pouco diferente das que citamos acima. Além de contar com interação entre usuários, compartilhamento de imagens, vídeos e etc, ele é focado na vida profissional, ou seja, pode mostrar vagas de emprego, histórico profissional e tem um conteúdo direcionado a vida profissional.

Importância das redes sociais

Por que ter redes sociais para sua empresa pode te ajudar? Ao pensar em estratégias de marketing definidas para um negócio, as redes sociais podem ser grandes aliadas.

Se você faz um trabalho direcionado para seu site e foca em resultados de trafego para seu site por exemplo, as redes sociais podem te ajudar com isso.

Através das redes sociais é possível mostrar qual é a visão do seu negócio e fazer publicações constantes a respeito de seu conteúdo do site, gerando mais trafego orgânico e consequentemente ajudando sua empresa a crescer.

Além disso, com a ajuda de redes sociais o impactado causado diretamente em seus clientes é muito mais alta, pois eles acompanham seu dia a dia e sabem de todas as novidades quanto aos seus produtos e serviços, tornando a comunicação muito mais eficiente.

As maiores redes sociais e quantidade de usuários

Como já falamos anteriormente, muitas redes sociais estão em nossos dias, mas você tem ideia de quantos usuários tem em cada uma delas? Separamos uma listinha com as principais redes sociais e quantidade de usuários que elas possuem hoje.

  1. Facebook – 2.23 bilhões de usuários
  2. YouTube – 1.9 bilhões de usuários
  3. WhatsApp – 1.5 bilhões de usuários
  4. WBXIN, WeChat– 1.1 bilhão de usuários
  5. Instagram – 1 bilhão de usuários
  6. Twitter – 326 milhões de usuários
  7. LinkedIn – 303 milhões de usuários
  8. Skype – 300 milhões de usuários
  9. Snapchat – 287 milhões de usuários
  10. Pinterest – 250 milhões de usuários

Vantagens ao utilizar redes sociais

Claro que já comentamos diversas vantagens nesse texto, mas quais seriam os principais benefícios de se utilizar redes sociais?

Na verdade, são muitos, além das redes sociais ajudarem com a divulgação de seu negócio, como já explicamos acima, também temos algumas coisas que não podemos deixar passar.

Quando fazemos conteúdos de qualidade também é importante pensar no que conseguimos por trás da entrega. Com conteúdo relevante nas redes sociais você pode ter um aumento em sua autoridade digital nas redes sociais e hoje em dia ter uma marca confiável e que entende do assunto é essencial para gerar essa autoridade.

Outro ponto interessante a se pontuar é a mensuração de resultados. Redes sociais trazem uma grande facilidade quando queremos medir o quão bem foram nossas estratégias.

Com redes sociais podemos saber qual o andamento de atividades básicas dentro de sua rede, como também a mensuração completa de seus anúncios, tornando a leitura de tentativa e erro em seu negócio muito mais clara e assertiva.

Métricas das redes sociais

Já que com as redes sociais conseguimos ter muito mais informações sobre nosso negócio, não podíamos deixar de falar em métricas.

Mas afinal, quais são as métricas que você pode acompanhar dentro das redes sociais?

Para ter bons resultados é importante ter um acompanhamento recorrente de seus páginas ou contas e assim, ter conhecimento sobre como podemos atingir mais pessoas através de nossas redes. Normalmente as redes sociais têm indicadores importantíssimos para chegarmos a esse objetivo e são eles:

  • Tráfego, que informa quantas pessoas estão chegando a sua página em certo período de tempo.
  • Alcance, que permite saber se suas publicações e anúncio estão chegando tão longe quanto gostaria
  • Engajamento, que envolve o quanto seus seguidores estão engajados, sabem do seu produto ou serviço
  • Crescimento, que indica o quanto tem crescido seu canal ou conta, mostrado se houve aumento ou diminuição de seguidores em um período.

Como monitorar as redes sociais

Esse tema é importantíssimo para quem quer crescer nas redes sociais.

Uma rede social não é só a criação da conta, está muito além disso. Para fazer um monitoramento é importante focar em atendimento e contato com seus clientes pois é isso que vai mantê-los por perto.

Além da criação das redes e de conteúdo relevante precisamos estar atentos a menções, comentários, avaliações e o chat, que são ótimas ferramentas para manter contato com seus clientes. Tente focar um pouco mais na interação da sua empresa com os clientes, isso já pode ser um grande diferencial.

Por fim, a utilização de redes sociais é de grande importância nos dias atuais, sem elas já não nos comunicamos da mesma forma e uma empresa longe desse universo, naturalmente alcançará menos pessoas e terá menor relevância digital.

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