22/6/2021
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Porquê usar Google Analytics?

O Google Analytics é a melhor ferramenta de análise de tráfego em um site existente na internet. Quer entender porquê e como usar o Google Analytics? Saiba mais!

Porquê usar Google Analytics?

O Google Analytics, também conhecido como GA, é um grande aliado dos profissionais de marketing e para quem deseja gastar menos, ter melhores resultados e ótimas estratégias, ele é o caminho certo. Essa ferramenta é capaz de coletar uma grande quantidade de dados, sendo possível que sua equipe de marketing construa relatórios personalizados.

Além disso, essa ferramenta é basicamente um gerador de insights, sendo capaz de apresentar métricas de acesso muito importantes, tendo o controle de:

  • Visitas
  • Páginas acessadas
  • Acompanhamento de interação
  • Engajamento
  • Taxa de cliques
  • Por onde o cliente chega, (sejam redes sociais, e-mails, campanhas)
  • Volume de vendas
  • Taxa de conversões

O Google Analytics trabalha de um jeito muito inteligente e eficaz, primeiramente ele capta os dados dos usuários, depois gerencia esses dados para aplicar uma configuração neles e por fim finalmente fornece esses dados, já configurados e processados.

Quais são os tipos de relatórios e informações retiradas do Google Analytics?

1. Tempo real

O site faz o monitoramento dos usuários em tempo real, sendo possível ver quem está perto de comprar, quem está online ou até quem acabou de chegar.

2. Geração de tráfego

É muito valiosa essa informação ao pensar que com ela, é possível saber de onde estão vindo seus leads, fazendo com que você possa melhorar cada vez mais os seus meios.

3. Metas

Em qualquer tipo de marketing digital é importante criar metas, e o GA controla isso para você, ele analisa se as metas foram cumpridas ou estão pelo menos saindo do jeito certo.

4. Visitas

Essa métrica mostra o número de visitas que passaram pra sua empresa, sendo possível ver até as páginas que foram mais visitadas do seu site, é uma ótima ferramenta, pois assim é possível analisar de onde os leads estão vindo.

5. Acompanhamento de campanhas

Aqui ficam disponíveis resultados sobre campanhas feitas, é possível analisar de tudo, mas o principal é se está definitivamente gerando leads ou vendas.

6. Tráfego de origem

Aqui o site se responsabiliza por descobrir de onde vieram os seus visitantes, permitindo que você possa identificar qual canal é melhor para sua empresa, melhorando cada vez mais ele, ou até mesmo melhorando outros, para que assim possa ter mais fontes de tráfego.

Um dos canais mais utilizados além do e-mail, são as redes sociais, então é necessário ter uma atenção a mais para elas, as redes sociais atualmente possuem milhões de usuários, então é ótima para gerar novos leads. Algumas redes sociais para o uso de atração de tráfego são:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Tio Tok
  • Whatsapp
  • Pinterest
  • Facebook Messenger
  • Snapchat

7. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é ruim para uma empresa, pois significa que ela está perdendo clientes, porém ao mesmo tempo é ótima para a otimização da empresa, porque ao encontrar a causa desses clientes terem saído, você pode fazer melhorias específicas, para que assim perca menos clientes.

8. O Google Analytics é gratuito

Uma ferramenta que oferece tantos dados assim é gratuita, parece um sonho né? Porém é real, essa ferramenta de Web Analytics é gratuita, então sua empresa terá menos gastos com dados de qualidade.

Sendo ótima para empresas que estão começando e muitas vezes não possuem muito dinheiro para investir em algum serviço.

9. Acompanhe a jornada do cliente

Com o GA, você consegue analisar e acompanhar toda a jornada do seu cliente, vendo onde ele demorou mais para passar, qual parte não teve tanta influência na sua estratégia de marketing, entre outros.

Assim você poderá procurar alguns erros e melhorá-los, para que assim o processo do consumidor até a compra seja muito mais eficaz e rápido.

10. Fácil instalação

O Google Analytics é extremamente fácil de ser acessado, você não perderá muito tempo com isso, resumidamente você tem que criar uma conta, colocar seu site para conseguir o código de acompanhamento e então instalar.

11. Filtros de dados

Essa técnica é muito importante para melhorar a produtividade.

No Google Analytics é possível filtrar seus dados, seja para excluir tráfego não relevante, ou até mesmo utilizar para facilitar os relatórios padrões do Google, então ao criar esses filtros, você consegue ver o que realmente é interessante para sua empresa, sendo capaz de analisar onde é preciso melhorar, qual fonte, qual canal de tráfego, para que assim, sua empresa cresça com mais qualidade.

São divididos em:

  • Filtros predefinidos: oferecem menos recursos por serem mais simples
  • Filtros customizáveis: oferecem mais recursos, porém requerem mais configurações.

12. E-commerce

Um dos recursos mais difícil de ser usado dentro do GA, não são muitos os sites que utilizam essa ferramenta, então um E-commerce ao entender como utilizá-la e dominá-la, você poderá sair muito na frente de outras empresas que ainda utilizam fontes de estatística básicas.

Bom, essas foram algumas estratégias do por que utilizar o Google Analytics e como utilizar essa ferramenta.

Essa ferramenta é realmente surpreendente, ela é capaz de analisar tantos dados, fazendo com que sua empresa se dê muito bem.

Então pegue essas dicas e comece a implementar em sua empresa, utilize o Google Analytics de forma correta, utilize os filtros e analise seus resultados.

Os resultados são de extrema importância para o seu negócio, com eles você pode ver onde merece um cuidado especial para a sua empresa, ou seja, se no seu negócio muitos leads estão vindo de redes sociais, invista mais nelas, ou então se a sua taxa de rejeição está muito alta diante da parte de fechamento de compra, veja quais são os erros que o seu site pode ter, para que assim você o melhore cada vez mais e seus clientes não tenham mais problemas lá.

Saiba trabalhar com essa ferramenta, que certeza que sua empresa irá crescer com muito mais leads qualificados.

Mas lembre-se, sempre tenha uma estratégia de marketing digital, crie metas e tente sempre cumpri-las, para que assim a sua equipe de marketing não fique perdida em tentar melhorar ou mudar algo que não precisaria.

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