3/1/2022
|
SEO

O que são palavras-chave?

Acompanhe neste artigo a definição e as características de palavras-chave e como elas são importantes para o funcionamento de seu site! Vem com a Digitalize Now que te explicamos!

O que são palavras-chave?

Palavras-chave são as palavras (ou um grupo delas) que descrevem o tema de um site ou o assunto de um texto, usadas pelas ferramentas de busca com o propósito de apresentar resultados relevantes e precisos.

Assim dizendo, palavras-chave, ou Keywords em Inglês, são aqueles termos que você insere no seu site com o propósito de descrever o site para as ferramentas de busca, como o Google, Bing ou Yahoo, de forma que quando alguém pesquisar por algo que você oferece, as ferramentas de busca farão com que seu site apareça nos resultados de buscas.

Qual a importância das palavras-chave?

Palavras-chave são de suma importância em um site, pois são elas que irão fazer você ser encontrado pelas pessoas que estão procurando pelo que você oferece, a partir dos mecanismos de busca.

Usar corretamente as Palavras-chave é um dos fatores determinantes no sucesso de um site, pois elas são as responsáveis pelo tráfego orgânico (ou seja, as visitas que seu site recebe de maneira espontânea) do seu site, e sem esse tráfego não é possível manter um site no ar.

Como usar palavras-chave em um site?

Para que o uso de palavras-chave seja efetivo em seu site é preciso entender sobre otimização, que seria o SEO, sigla em Inglês para Search Engine Optimization ou otimização para as ferramentas de busca.

SEO é uma prática de marketing voltada para aumentar as vendas em um micro empreendimento através da otimização dos sites. A técnica vai desde otimizar títulos de páginas, palavras-chaves, rodapé até a escrita e publicação de conteúdo que construirá uma boa imagem da marca no Google, Bingo, Yahoo, etc.

Primeiramente, para que seu site seja otimizado, é necessário saber quais são suas palavras-chave, e criar uma lista delas para que sejam implementadas em seu site. Para descobrir quais são as suas palavras-chave existem três etapas:

  1. Identifique o que mais as pessoas pesquisam nas ferramentas de busca (como Google, Bing, etc.) quando elas estão procurando o que você está oferecendo (seu produto/serviço). Vale lembrar que cada Palavra-chave pode ser formada por até 3 ou 4 palavras juntas;
  2. Se utilizando da lista feita conforme a etapa 1, você pode usar uma das várias ferramentas disponíveis online, como a Ferramenta de Palavras-chave do Google para analisar a popularidade dessas palavras-chave;
  3. Em seguida, escolha termos que existem procura (ou seja, que existe interesse sobre ele) e os utilize em seu site.

Com a conclusão você terá em mãos uma lista de palavras-chave e poderá as implementar em seu site.

Onde exatamente posso usar minhas palavras-chave?

Existem muitos lugares onde você pode colocar suas palavras-chave, como esses abaixo:

  1. Título do Site;
  2. Descrição do Site;
  3. Cabeçalhos e subtítulos;
  4. Conteúdo do site;
  5. Links internos e externos;
  6. Descrições das imagens.

Mas cuidado, existem regras específicas para a implementação de palavras-chave em cada um desses elementos, porém, o que você precisa ter em mente é que sua colocação precisa ser de forma “natural”, ou seja, precisam estar no conteúdo sem se destacar das demais palavras, fazendo parte da composição natural do texto.

Fique atento, também, em relação a quantidade de palavras-chave que você coloca em seu conteúdo, pois as ferramentas de busca são muito boas em perceber quando você está exagerando na quantidade, e você pode ser penalizado por elas.

Como o SEO é importante para suas palavras-chave

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites para motores de busca, é uma prática de marketing voltada para aumentar as vendas em um micro empreendimento através da otimização dos sites.

A técnica vai desde otimizar títulos de páginas, palavras-chaves, rodapé até a escrita e publicação de conteúdo que construirá uma boa imagem da marca no Google.

A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.

O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.

Quais os benefícios do SEO?

O SEO oferece diversos benefícios para o empreendimento. Alguns deles são:

  • Melhor posicionamento nos resultados das buscas;
  • Aumento do tráfego e consequente visitas, com mais chances de conversão para novos negócios;
  • Menores custos com segmentação, pois o SEO permite trabalhar com campanhas demográficas específicas do público-alvo desejado;
  • Maior lucratividade, favorecida pelos resultados financeiros obtidos nas visitas geradas pelo SEO;
  • Estabelecimento de um bom relacionamento com o público, que passa a enxergar a empresa como referência na área em que atua.

Como implementar o SEO?

O primeiro passo para implementar qualquer técnica de SEO é criar um bom conteúdo. O que diferencia sua empresa dos demais concorrentes não são os serviços oferecidos, mas como você os oferece. Se seu conteúdo é de qualidade, mais pessoas o trocarão por aqueles que costumam buscar nesse mecanismo de busca.

Portanto, treine para escrever o máximo de palavras-chave possível, de forma a otimizar seu conteúdo e facilitar a vida do visitante. Além disso, invista em boas imagens, infográficos e vídeos para chamar a atenção dos usuários.

Procure os sites mais importantes do seu ramo e veja como seus desempenham, para então desenvolver um conteúdo semelhante.

Além de tudo isso, pense em estratégias de redes sociais para alavancar sua empresa. Busque parceiros para promover seus serviços e crie conteúdos originais para envolver seu público.

O SEO é um trabalho contínuo, que exige dedicação e atenção aos detalhes. Por isso, é importante ter um bom profissional dedicado exclusivamente a essa tarefa. Caso contrário, seu site poderá sofrer com os efeitos da má otimização.

Quais as vantagens de uma boa estratégia de SEO?

A principal vantagem é o aumento do tráfego orgânico. O tráfego orgânico é aquele que o Google vai te trazer, ao configurar sua página para atender determinados critérios. Assim, você não gasta dinheiro com publicidade e no final, você consegue mais tráfego orgânico.

Mas é claro, que existem outras vantagens, como:

• Maior visibilidade da marca;

• Maior autoridade do site;

• Aumento nas vendas.

Todas essas vantagens podem ser alcançadas através de um bom planejamento.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer fazer uma avaliação gratuita da sua empresa?

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.