23/12/2021
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O poder do tráfego orgânico: tudo sobre o tema!

Veja neste artigo completo tudo sobre Tráfego Orgânico e adote esse estratégia super benéfica! Vem com a Digitalize Now que te mostramos!

O poder do tráfego orgânico: tudo sobre o tema!

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico, conhecido também como “pesquisa natural”, é o conglomerado de visitas que seu site recebe de maneira espontânea, sem se utilizar de anúncios, geralmente vindas de mecanismos de buscas como o Google e Bing.

Por exemplo, quando os usuários caem em seu site após realizarem uma pesquisa em qualquer mecanismo de busca sem que você tenha feito qualquer anúncio.

Tipos de tráfego

Para que seu site apareça para seu público-alvo, quando alguém fizer buscas nos mecanismos de pesquisa, você precisa investir em uma estratégia digital para aquisição de clientes. E você pode fazer isso a partir das formas a seguir:

Tráfego orgânico

Como mencionado anteriormente, são as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Porém, não se pode dizer que esse tráfego é exatamente gratuito, pois qualquer estratégia para atrair visitas custa dinheiro e leva tempo. Mas, neste caso, você gasta dinheiro uma vez para usufruir dos resultados por muito tempo.

Tráfego pago

Já o tráfego pago, como o próprio nome já indica, é quando você paga para que o seu site apareça em anúncios, entretanto, isso só acontece enquanto seu anúncio se mantiver no ar.

Tráfego direto

É quando uma pessoa acessa seu site de forma direta, sem vir de outro site, digitando diretamente a URL se seu site.

Tráfego de referência

É quando um usuário acessa um link disponível em um outro site e é redirecionado para o seu. É isso que ocorre com backlinks para um artigo do seu blog, por exemplo.

Tráfego social

Como o nome sugere, são os acessos a partir de redes sociais. Quando você coloca links para o seu site em seus posts do Instagram, Facebook, Twitter, etc., por exemplo.

Qual a importância do tráfego orgânico?

A importância mais marcante do tráfego orgânico é seu posicionamento, ou seja, onde seu site aparecerá para que o público o visite. A maioria dos usuários não passa da primeira página de resultados do Google, por isso é de extrema importância que o seu site apareça na primeira página.

Uma forma de pensar sobre isso é a seguinte: pense que seu site é uma loja física e está localizada numa rua movimentada, se você não manter uma posição superior diante das demais lojas seu negócio não renderá e muito menos gerará lucro.

Assim que uma página funciona, só que a posição superior no caso é estar na primeira página de resultados do buscador, onde vários usuários visualizarão.

Benefícios do Tráfego orgânico

Custo-benefício

O tráfego orgânico ajuda com a redução de custos da sua estratégia de marketing, se comparado ao uso de anúncios, pois gera resultados tanto hoje quanto daqui a 10 anos. Já o tráfego pago, apenas enquanto durarem os anúncios.

Escalabilidade

Os anúncios não são escaláveis, pois só geram resultado enquanto você tiver dinheiro para mantê-los. Já com o tráfego orgânico ocorre o contrário, quanto mais visitas você tiver em seu site, menos irá gastar.

Relevância

O Google mostra ao o usuário quando o anúncio em questão é pago ou não, gerando desconfiança, pois identificam que a página está tentando vender algo para eles. Contudo, o resultado orgânico é genuíno e ganha uma credibilidade maior de imediato.

Duração

Em relação ao tráfego pago, os resultados só duram enquanto os anúncios estiverem no ar, mas no orgânico eles duram para sempre, ou seja, não tem prazo de validade, e isso faz com que o tempo investido gere mais lucro do que gastar em uma campanha de tráfego pago rodando continuamente.

Construção de relacionamento

O tráfego orgânico ajuda sua marca a construir um relacionamento mais próximo com o cliente, acompanhando-o por toda sua jornada de compra. Diferente do pago, onde é mais indicado para vendas imediatas.

Estratégias para gerar tráfego orgânico

O tráfego orgânico é mesmo uma boa estratégia para investir. Mas como conseguir visitas de forma orgânica? Nós respondemos, com estratégias apropriadas para isso, como as a seguir:

Marketing de conteúdo

Hoje em dia, a geração de tráfego orgânico dificilmente acontece sem algum tipo de conteúdo que interessa à persona.

Por isso o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na atração de clientes através da produção e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo. Esse é um importante aliado para que sua empresa se destaque da concorrência e ainda seja considerada referência no seu segmento.

Através da elaboração desse tipo de conteúdo, você ajuda pessoas a resolverem problemas, se tornando autoridade no assunto e, inclusive, tem a oportunidade de captar possíveis clientes.

SEO

SEO significa "Search Engine Optimization" e é uma técnica usada para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica. Esse é um processo que pode ser realizado por um especialista em SEO ou através de um plugin do Google, a ferramenta é a mesma.

A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado.

O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.

A SEO também tem a função de fazer com que as páginas do site apresentem uma boa taxa de rejeição (ou seja, bem menor do que a taxa de conversão). Isso significa que quanto mais o internauta se aprofundar na página, mais chances o site terá de fazê-lo convertido em um cliente.

E-mail marketing

Manter um bom relacionamento com as pessoas que acessam seu conteúdo é a única forma de transformar simples visitantes em leads e, mais tarde, em clientes. O e-mail marketing é uma das melhores formas para cultivar o interesse de seus visitantes com conteúdo atualizado e relevante.

E, com uma lista de e-mails, é mais simples direcionar visitas para seu conteúdo do que só com menções em redes sociais.

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