30/11/2020
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Marketing Digital

Marketing Digital

Confira os segredos e principais técnicas, recursos e capacidades que um Marketing Digital bem feito pode trazer para sua empresa.

Marketing Digital

É hora de você aprender de fato o que é o Marketing Digital! Antes de falar sobre marketing digital, é preciso saber o que é marketing. O marketing se preocupa em identificar e satisfazer as necessidades humanas e sociais através da aceitação de uma oferta, seja ela um produto, serviço, pessoa ou ideia. Segundo a American Marketing Association o marketing é defino como “a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos, para criar, comunicar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, novo cliente, parceiros e sociedade como um todo”

O marketing se preocupa, antes de mais nada, com a necessidade que deve ser satisfeita de determinado público-alvo. A partir daí é que se começa a criação de estratégias de produto, preço, praça e promoção.

Existem 4 variáveis que são responsabilidade dos profissionais de marketing tomarem as decisões relacionadas a elas. Essas variáveis são os famosos 4P’s, propostos por McCarthy. O mix de marketing são: Produto, Preço, Praça (ou Ponto de vendas) e Promoção.

Portanto, o profissional de marketing é quem deveria tomar as decisões relacionadas às variáveis que podem ser controladas dentro da empresa. Definição de atributos de produto, preço, onde será vendido o produto (praça ou ponto de venda) e promoção do produto ou marca.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital nada mais é do que o marketing moderno que utiliza ferramentas digitais para gerar valor e realizar a troca com o público-alvo, satisfazendo então as necessidades dele. Para fazer marketing digital, as variáveis que mais se relacionam com ele são a Praça (ou ponto de venda) e a promoção (comunicação). No entanto, vemos muito mais estratégias de marketing digital voltadas ao P de Promoção (comunicação).

Muitos “gurus do marketing” na internet falam como se o marketing digital fosse uma atividade separada do marketing moderno, quando na verdade o marketing digital faz parte do marketing moderno.

O marketing digital está cada vez mais sendo necessários dentro das empresas. Principalmente para as pequenas e médias empresas, é fundamental para que elas cresçam de maneira rápida e sustentável no longo prazo (claro que para isso outras fatores influenciam, mas o marketing fundamental deve ser trabalhado!).

Uma das principais vantagens do marketing digital é o poder de mensuração que o ele traz, principalmente nas comunicações (P de Promoção). É possível saber com exatidão quantas pessoas viram o seu anúncio, post ou link do site, a taxa de conversão de cada campanha, qual o canal online (rede social, buscadores, blogs) que melhor performa, além de possuir ferramentas de automação de marketing digital.

O alcance que a internet nos permite fazer traz muitas oportunidades para a ampliação do seu negócio. É possível que pessoas do mundo inteiro conheçam a sua marca e os produtos ou serviços que você vende.

Ao mesmo tempo, a internet permite que os anúncios, conteúdos e comunicação sejam segmentadas. Que você gaste seus recursos atingindo pessoas que tem maior probabilidade de se interessar pelo seu produto na hora certa, gerando melhores resultados.

Canais de vendas e promoção no Marketing Digital

Site da empresa

Geralmente o site é utilizado como Ponto de Venda, pois lá a empresa oferece os produtos e serviços para o consumidor e ele efetua a compra ainda na plataforma.

O site também pode ser usado como um meio de promover sua empresa. Existem diversas empresas que não vendem seus produtos na internet, mas o utilizam como meio de se comunicar seu público-alvo, como sites institucionais.

Alguns desses sites podem ser encontrados como landing page, ou página de destino. Geralmente, o objetivo dela é converter possíveis clientes em leads.

Também é possível fazer anúncios de links patrocinados para alavancar os resultados do site da sua empresa. É muito importante e o custo não é alto.

Blog

No marketing digital, o blog é a plataforma onde você vai disponibilizar os conteúdos úteis e relevantes para o seu possível consumidor. A produção de conteúdo pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa pois o objetivo do conteúdo é trazer mais leads para dentro do seu funil de vendas.

Além disso, os conteúdos fazem parte da estratégia de SEO do site da sua empresa. E eles são extremamente relevantes e podem fazer MUITA diferença para que seu site fique nas primeiras páginas dos resultados dos mecanismos de busca

E-mail Marketing

Depois de pegar as informações de contato do seu lead com os conteúdos úteis e relevantes que você produziu, você precisa nutrir esse seu lead de informações que continuam sendo úteis e relevantes para que ele possa comprar o produto ou serviço que você vende. É uma forma de comunicação direta com o seu público-alvo muito eficaz no marketing digital.

Mídias Sociais

Outro canal que pode ser utilizado como Praça (ou ponto de venda) e como promoção (comunicação) é a mídia social, ou rede social.

Ela pode ser utilizada como praça (ou ponto de venda) pois existem pequenos empresários que expõem seus produtos ou serviços nas redes sociais e negociam por lá mesmo. É possível que o consumidor escolha o produto, negocie com o dono/funcionário e compre o produto. No entanto, é preciso de um intermediário para que a transação monetária aconteça. É necessário que se faça uma transferência por um outro lugar, utilizar site ou qualquer outra coisa para que a troca seja feita.

Porém, geralmente as redes sociais são utilizadas como meio de promoção (comunicação). As empresas utilizam muito mais para promover seus produtos e a marca. Também é utilizado como meio de comunicação direta com os consumidores ou público-alvo. Nela os usuários podem dar feedbacks e sugestões para as empresas, bem como demostrar que tipo de produto ou conteúdo eles mais gostam.

A rede social pode ser impulsionada de duas maneiras, organicamente ou com mídias pagas, que são anúncios feitos nas principais redes sociais utilizadas, o Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e LinkedIn, por exemplo.

Conclusão

Não se pode negligenciar o marketing digital mais. Os consumidores estão na internet, o mundo inteiro está na internet, portanto a sua empresa também deve estar na internet.

O crescimento de compras pela internet tem sido enorme, bem como a busca por informações sobre produtos e empresas pelos consumidores. Se você não estiver na internet, muitas pessoas não vão ter a oportunidade de conhecer a sua marca e pior, se a sua empresa não estiver na internet, muito provavelmente a do seu concorrente estará, e você perderá clientes para ele.

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