3/1/2022
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Marketing Digital

Marketing de Conteúdo para iniciantes

Você é novo no mundo do marketing digital e não sabe com gerar conteúdo relevante para seu site? Vem com a Digitalize Now que te ajudamos a manter seu Marketing de Conteúdo impecável!

Marketing de Conteúdo para iniciantes

Se você está pensando em começar no Marketing de Conteúdo e acha muito complicado de implementa-lo, afinal é um campo amplo e complexo, venha conosco neste artigo e aprenda como essa estratégia é importante para a geração de conteúdo relevante da sua empresa.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na atração de clientes através da produção e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo.

Esse é um importante aliado para que sua empresa se destaque da concorrência e ainda seja considerada referência no seu segmento. Esse tipo de estratégia é muito utilizada na criação de conteúdos para e-books, artigos para blogs e posts para redes sociais e etc.

Através da elaboração desse tipo de conteúdo, você ajuda pessoas a resolverem problemas, se tornando autoridade no assunto e, inclusive, tem a oportunidade de captar possíveis clientes.

Como o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado?

O marketing de conteúdo pode ser utilizado para aumentar a visibilidade da marca na internet já que possui grande influência nas estratégias de SEO de um site. O algoritmo de busca do Google se desenvolveu bastante e, portanto, é capaz de identificar o que é um conteúdo relevante para o usuário.

Se o seu objetivo for aumentar a interação com a sua marca, essa estratégia te auxiliará como um canal de interação da sua marca, para que os clientes tenham a possibilidade de conversar com sua empresa, sanar eventuais dúvidas e enviar sugestões.

Assim, você consegue a atenção da sua audiência, fazendo com que ela compartilhe seu conteúdo com seguidores deles nas redes sociais, te proporcionando uma publicidade gratuita.

Dicas para a implementação do Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo relevante é uma estratégia de publicidade crucial para o crescimento de sua empresa, já que ajuda a multiplicar tanto o alcance como a autoridade de sua marca.

A seguir mostraremos algumas dicas para que você possa produzir seus conteúdos:

Identifique seu público-alvo

Saber identificar seu público-alvo é fundamental para começar a fazer marketing de conteúdo, pois muitos aspectos da sua estratégia de produção de conteúdo devem ser decididos com base nos interesses da audiência que você quer atrair. Assim, trata-se de uma tática que é mais efetiva se for voltada para um público específico.

Inclua elementos visuais em seu conteúdo

Colocar imagens, vídeos ou algo que enfeite e organize seu conteúdo é bem importante e atrativo, mesmo que você esteja produzindo apenas um texto. Dessa forma, você torna seu conteúdo mais acessível e atraente aos seus usuários.

Crie uma rotina de produção

É muito provável que suas primeiras postagens não ganhem muitas visualizações no começo, mas não desanime, pois, postar conteúdo com frequência é uma forma de ir ganhando mais alcance aos poucos. Com isso, é importante manter uma rotina para sempre postar seus conteúdos, adquirindo fama conforme o tempo.

Mantenha seu conteúdo sempre otimizado

Colocar em prática as técnicas de SEO em seu conteúdo é de extrema importância, pois transforma seu conteúdo em algo mais atraente aos mecanismos de busca como o Google e Bing, fazendo com que você ganhe um bom posicionamento nas páginas de pesquisa. Consequentemente, atraindo mais usuários e possíveis clientes.

Como gerar clientes com o Marketing de Conteúdo?

É extremamente importante aprender como gerar leads nos dias de hoje. Com um mercado cada vez mais competitivo, continuar crescendo e saber como gerar leads novos tem sido cada vez mais difícil, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Então, se você quer que seu negócio cresça, você precisa saber como gerar leads, pois, um dos elementos principais para o crescimento de uma empresa e ter acesso à diversas oportunidades de vendas.

Um lead nada mais é do que uma pessoa ou negócio (se você vende para outras empresas) que possui algum interesse em comprar seu produto ou serviço. Ou seja, novos leads são novos potenciais clientes.

É sempre bom destacar que, mesmo que sua base de leads seja grande, é possível que nem todas tornem-se seus clientes em algum momento.

Em alguns casos o que falta é um pouco mais de informação para que as pessoas vejam valor no que sua empresa tem a oferecer e tenham estrutura para utilizar e desfrutar de uma boa experiência com seu produto ou serviço.

Uma ótima forma de colocar o seu site na primeira página do Google é criando conteúdo relevante. Dessa forma, seu site é facilmente encontrado pelo público.

Além disso, produzir conteúdo relevante gera brand awareness o que significa que mais pessoas identificarão sua marca, conhecerão seus produtos e serviços e confiarão na sua empresa.

Porque utilizar o SEO juntamente com o Marketing de Conteúdo?

O SEO proporciona um tráfego qualificado para o site, ou seja, antes de utilizar outras estratégias, é preciso fazer sua página aparecer nos primeiros lugares nos resultados orgânicos da busca. Além disso, o SEO é uma estratégia que traz resultados a longo prazo, pois depende de um trabalho contínuo de qualidade.

Outro benefício é a economia: com o SEO, não é preciso investir em anúncios pagos, como o mecanismo AdWords do Google. Ainda assim, é importante ressaltar que nem sempre isso acontece: alguns resultados orgânicos não aparecem nos primeiros colocados e os anúncios podem ser necessários.

Já um benefício que acontece de forma imediata é a melhora na autoridade do site, ou seja, todo trabalho de SEO faz com que ele apareça agregado por mecanismos de buscas e passe a contar com uma credibilidade maior. Isso, consequentemente, causa um maior potencial de conversão para o site.

Quais as vantagens de uma boa estratégia de SEO?

A principal vantagem é o aumento do tráfego orgânico. O tráfego orgânico é aquele que o Google vai te trazer, ao configurar sua página para atender determinados critérios. Assim, você não gasta dinheiro com publicidade e no final, você consegue mais tráfego orgânico.

Mas é claro, que existem outras vantagens, como:

  • Maior visibilidade da marca;
  • Maior autoridade do site;
  • Aumento nas vendas.

Todas essas vantagens podem ser alcançadas através de um bom planejamento.

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