22/6/2021
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Marketing Digital

Marketing de conteúdo: porquê tão poderoso?

O Marketing de Conteúdo é uma das mais recentes descobertas do Marketing. Nutrir os seus potenciais clientes com informações que ajudam te garantem uma série de benefícios, entre eles, a venda. Quer saber como aplicar? Entenda mais!

Marketing de conteúdo: porquê tão poderoso?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na atração de clientes através da produção e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo.

Esse é um importante aliado para que sua empresa se destaque da concorrência e ainda seja considerada referência no seu segmento.

Esse tipo de estratégia é muito utilizada na criação de conteúdos para e-books, artigos para blogs e posts para redes sociais e etc.

Através da elaboração desse tipo de conteúdo, você ajuda pessoas a resolverem problemas, se tornando autoridade no assunto e, inclusive, tem a oportunidade de captar possíveis clientes.

Embora o conceito de Marketing de Conteúdo seja algo relativamente novo, ele já era aplicado antes mesmo da era digital.

Exemplos de Marketing de Conteúdo

A empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, John Deere, em 1895 publicou a primeira edição da revista “The Furrow” que tinha foco em assuntos relacionados à agricultura.

Ao publicar a revista, a empresa opta por não simplesmente empurrar produtos que são fabricados pela empresa, mas sim compartilhar conteúdos com o público interessado em agricultura.

E, mesmo que as pessoas que leiam a revista não sejam necessariamente pessoas que tenham tratores da John Dree, todos que tiverem contato com a revista irão consumir informações da marca, podendo descobrir dores e problemas que nem sabiam que tinham.

Além disso, se sentirem necessidade de realizar a compra de tratores, muito provavelmente optarão pela John Dree, já que é uma marca que forneceu conteúdos relevantes se tornando uma marca de confiança.

O objetivo da revista era justamente esse: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. Isso é marketing de conteúdo: falar sobre o seu nicho de mercado.

O que o Marketing de Conteúdo tem de diferente?

O marketing de conteúdo pode ser utilizado para aumentar a visibilidade da marca na internet já que possui grande influência nas estratégias de SEO de um site. O algoritmo de busca do Google se desenvolveu bastante e, portanto, é capaz de identificar o que é um conteúdo relevante para o usuário.

Se o seu objetivo for aumentar a interação com a sua marca, essa estratégia te auxiliará como um canal de interação da sua marca, para que os clientes tenham a possibilidade de conversar com sua empresa, sanar eventuais dúvidas e enviar sugestões.

Assim, você consegue a atenção da sua audiência, fazendo com que ela compartilhe seu conteúdo com seguidores deles nas redes sociais, te proporcionando uma publicidade gratuita.

É sempre bom destacar que, mesmo que sua base de leads seja grande, é possível que nem todas tornem-se seus clientes em algum momento. Em alguns casos o que falta é um pouco mais de informação para que as pessoas vejam valor no que sua empresa tem a oferecer e tenham estrutura para utilizar e desfrutar de uma boa experiência com seu produto ou serviço.

Através do marketing de conteúdo você irá nutrir esses leads com conteúdos relevantes que irão prepará-lo para o momento ideal de compra. Assim, ao invés de descartar um prospect despreparado, você deixa a compra para uma ocasião mais propícia.

A estratégia em questão te ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), que é quanto sua empresa gasta em média para adquirir um novo cliente.

Mas, se você faz uso do marketing de conteúdo, novos clientes em potencial acessarão naturalmente seu site de forma orgânica e com frequência.

Uma empresa que utiliza seu tempo para produzir conteúdo relevante e de qualidade gratuitamente para seu público onde entrega valor para essas pessoas, além de se destacar da concorrência, torna-se autoridade no mercado e, em consequência, ganha confiança dos consumidores.

Através de FAQ, uma central de ajuda, um treinamento online ou, até mesmo, um fluxo de E-mail Marketing focado para o cliente pode melhorar seu pós-venda. Sendo esta uma experiência indispensável para que seu cliente permaneça utilizando os seus serviços e produtos por mais tempo.

Vale ressaltar que, para fazer marketing de conteúdo, é preciso ter uma estratégia bem elaborada para gerar o máximo de resultados. E, para aplicar e executar essa estratégia corretamente, você pode utilizar os blogs, as redes sociais, o e-mail marketing e etc.

Esse tipo de estratégia não é apenas sobre escrever textos para um blog ou criar um post em alguma rede social e aguardar os resultados aparecerem magicamente na sua mesa.

É preciso pensar no que será escrito, qual o melhor momento para publicá-lo, qual o melhor canal para promovê-lo, qual o formato que deve ser utilizado, qual persona você deseja atingir e qual o resultado que pretende alcançar. Assim, com metas e objetivos bem definidos, é mais fácil esperar bons resultados.

Esse método, além de gerar valor a sua persona, traz diversos benefícios para a sua empresa como, por exemplo, aumentar o tráfego do seu site.

A maioria das pessoas usa o Google para se manter informado, portanto, podemos considerar que o seu site funciona como uma porta de entrada para seus novos clientes e o Google o caminho até que os leva até ele.

Uma ótima forma de colocar o seu site na primeira página do Google é criando conteúdo relevante. Dessa forma, seu site é facilmente encontrado pelo público.

Além disso, produzir conteúdo relevante gera brand awareness o que significa que mais pessoas identificarão sua marca, conhecerão seus produtos e serviços e confiarão na sua empresa.

É mais provável que um leitor constante do seu blog prefira a sua empresa na hora de comprar um produto ou adquirir um serviço.

Produzir conteúdo relevante e de qualidade vai aumentar a sua interação da marca com o público, aumentando o seu engajamento. O resultado são pessoas que confiam, recomendam e defendem a sua marca até o fim.

Com esse método você consegue, ainda, educar o mercado elaborando conteúdos que respondam às principais dúvidas de seus clientes e os ensinem tudo o que eles precisam saber para tomar a decisão de compra por si mesmos.

E como se já não fossem benefícios suficientes, o marketing de conteúdo te gera vendas uma vez que você foca sua produção de conteúdo com a finalidade de guiar o lead por todo o processo de compra até que ele esteja preparado para finalmente adquirir o seu produto ou serviço.

Esses são apenas alguns benefícios que uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode trazer para a sua empresa.

Essa é uma ótima forma de atingir seu público de forma orgânica, por isso, lembre-se de utilizá-la para levar conteúdos que sejam realmente relevantes para o público que você deseja atrair.

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