25/11/2020
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E-commerce

Loja Virtual: principais dicas!

Com a situação em que o mundo inteiro está vivendo agora (pandemia do Corona Vírus), muitas empresas se viram obrigadas a migrar, ou agregar, suas operações para o mundo digital, e criar uma loja virtual pode ser o primeiro passo para essa digitalização.

Loja Virtual: principais dicas!

Existem diversos motivos para que as empresas se digitalizassem, como por exemplo o fato de a maioria das pessoas consultar a internet para obter as informações de produtos ou serviços e comparar a loja virtual dos concorrentes.

Ter uma loja virtual ou loja online é essencial para qualquer empresa. Cada vez mais as pessoas estão comprando online, seja através do computador pessoal ou dispositivos móveis (celular, notebook, tablet). Vender pela internet já é uma realidade e você não pode ficar de fora.

A loja virtual é uma plataforma onde você disponibiliza seus produtos para venda, como se fosse uma vitrine de uma loja física. Lá os clientes podem ver todos os produtos que você tem disponíveis para venda e através dos cartões de crédito ou outros meios de pagamento é efetuada a compra e depois de alguns dias você deve entregar os produtos ou prestar o serviço contrato.

No entanto, ter uma própria loja virtual pode ser caro. Não para manter, mas sim para criar o site. Infelizmente, hoje o mercado cobra caro das pequenas e médias empresas para manter e criar sua loja online. Pensando nisso, a Digitalize Now tem o serviço de criação de site bem diferente do que é praticado no mercado, se quiser saber mais clique aqui.

Para aquelas empresas que estão começando agora e sentem que ainda não é a hora de criar um site para venda online, você pode criar lojas virtuais através de outras plataformas. Como por exemplo as redes sociais. Hoje você pode criar uma lojinha virtual no Instagram ou mesmo no Facebook e começar a sua operação. Claro que conforme o seu negócio e as vendas cresçam, o ideal é que você tenha um site para conseguir um crescimento exponencial, pois nesse modelo negócio, é preciso que uma pessoa atenda o cliente e as pessoas tem um limite de clientes que conseguem atender por dia de maneira satisfatória. Já o site, não. No site, diversas pessoas conseguem comprar ao mesmo tempo sem precisar do auxilio de uma pessoa, isso ajuda no crescimento exponencial da sua empresa pois você consegue vender muito a um baixo custo.

Dicas para montar uma loja virtual

Além disso, em paralelo, você pode utilizar alguns Market Places para vender os produtos ou serviços online, como por exemplo o Mercado Livre, Magazine Luiza e OLX. Essas plataformas permitem que você anuncie seus produtos ou serviços lá a própria plataforma se encarrega de mostrar seu produto ou serviço para os consumidores. Eles fazem isso pois são remunerados por cada venda que você faz, como se fosse uma comissão. Sendo assim, os dois lados ganham.

Abaixo estão algumas dicas para montar sua loja virtual:

Escolha bem seu público-alvo ou nicho de mercado

Quem lê com frequência os conteúdos da Digitalize Now, sabe que nós sempre falamos de público-alvo. Ter ele bem definido é muito importante para montar uma estratégia de marketing efetiva e alavancar os resultados da sua empresa utilizando a loja virtual. Todas as decisões de marketing devem ser tomadas baseadas nas necessidades do seu público-alvo. Como muitas pessoas utilizam a internet para consultar produtos e até mesmo comprar, muito provavelmente ter uma loja virtual faz parte da necessidade do seu público-alvo.

O e-commerce, ou comércio eletrônico, está repleto de varejistas enormes, como por exemplo, Magazine Luiza, Extra, Carrefour com loja virtual muito bem estruturada e bem estabelecida no mercado, além de terem uma marca muito forte. Portanto, é praticamente impossível ter sucesso quando se começa uma operação concorrendo com esses gigantes do mercado brasileiro. Todos os recursos que você tem para investimento são pequenos perto do recurso que eles possuem.

Sendo assim, é preciso atacar um mercado em que eles não competem. Por isso, crie sua loja virtual em nicho de mercado. Outra estratégia é segmentar o mercado pela região, isto é, criar uma loja virtual e vender os produtos em uma cidade ou bairro onde não existem concorrentes ou, se existe, são pequenos e que você conseguiria competir sem grandes problemas.

Escolha uma plataforma de hospedagem eficiente

Escolha plataformas que te ofereçam simplicidade no gerenciamento back end, chance de escolher um domínio personalizado (com o nome da sua empresa), uma equipe de apoio, manutenção do seu site e que seja uma plataforma que consiga suportar o crescimento do seu negócio.

Também, é importante que seu site tenha o certificado SSL (Secure Sockets Layer). O SSL é uma tecnologia que existem no mundo inteiro de segurança do seu site. Ele permite que o seu site “converse” com o servidor de maneira criptografada, o que evita o hackeamento do seu site e protege os consumidores da sua loja virtual.

Estratégia de Marketing Digital

Como mencionamos anteriormente, para a sua loja virtual ter sucesso, a estratégia de marketing da sua empresa começa pela definição clara do seu público-alvo, bem como o conhecimento claro das necessidades deles.

O marketing digital nos permite atingir pessoas no mundo inteiro e, além disso, de maneira segmentada. Ou seja, a probabilidade de só as pessoas que você quer que vejam a sua oferta, marca, produto ou serviço é muito grande.

Confira as etapas do plano de Marketing

Algumas estratégias de Inbound Marketing devem ser feitas para levar os consumidores até sua loja virtual ou site/blog, tais como a criação de conteúdo (textos, artigos, vídeos, podcasts, planilhas, quizes), trabalhar o SEO do seu site (os conteúdos ajudam nisso, também), fazer anúncios nas plataformas disponíveis, como Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, etc. Quando se começa a fazer os anúncios não da para saber que tipo de mensagem ou que tipo de formato de anúncio performa melhor, é por isso que sugerimos a você que faça o teste A B, ele consiste em fazer dois anúncios muito semelhantes trocando apenas uma variável, como por exemplo a mensagem, e medir o desempenho deles em um certo período de tempo, como por exemplo 14 dias.

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A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

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