12/9/2020
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Inbound Marketing

Tudo sobre Inbound Marketing!

O Inbound Marketing é uma inteligência essencial na estratégia do Marketing Digital da sua empresa. Será que você faz? Confira tudo sobre o Inbound!

Tudo sobre Inbound Marketing!

O Inbound Marketing, em uma tradução para o nosso português, se chama de "marketing de entrada", mas ele também é conhecido por “Marketing de Atração" ou o "novo marketing".

Se aprofunde sobre o Inbound Marketing

O motivo do porque é chamado assim se dá pelo fato do Inbound Marketing fazer com que o público encontre seus serviços ou produtos de forma determinada, alinhada com todas as estratégias que você propôs para aquele público específico.

O Inbound Marketing se faz necessário porque os tempos mudaram. A internet é o verdadeiro meio de veiculação de anúncios, onde temos um volume monstruoso de busca na internet.

Até mesmo a forma com que compramos produtos nos dias de hoje é muito diferente de antigamente. A internet revolucionou não só o mundo da comunicação, mas o mundo das vendas também. Por isso, já passou da hora de todas as empresas estarem presentes na internet. O momento em que vivemos é o momento em que o Mundo Digital pode atrair clientes da internet direto para sua empresa. E você só se torna visível na internet com uma coisa: Marketing Digital.

Por que fazer Marketing Digital para minha empresa?

Para uma estratégia de Marketing Digital ter sucesso, o Inbound Marketing é a chave imprescindível do processo de Marketing.

O que é Inbound Marketing

Por mais que não pareça, por que você pode nunca ter ouvido falar desse termo, o Inbound Marketing nasceu no ano de 2009 nos Estados Unidos. Juntamente com o Marketing de Conteúdo, o Inbound revolucionou o mercado de Marketing Digital e o conceito de como vender na internet.

Apesar de ter nascido em 2009, ele só foi ser concretizado a partir de 2014, com a virada do principal mecanismo de busca – o grandioso Google – para o Marketing de Conteúdo. Visando que o conteúdo era o que se tornaria necessário para ter sua empresa visível na internet, o Inbound se destacou, mostrando ser a estratégia mais inteligente para a construção de uma engenharia invisível por trás de todas as estratégias do Marketing Digital.

Inbound e Outbound Marketing

O Inbound Marketing é tudo que comentamos acima, mesmo que de forma superficial. Já o Outbound Marketing não é exatamente essa inteligência invisível que atrai clientes, mas sim o contrário: a busca por clientes com uma prospecção severa e ativa, de maneira inteligente e alinhada com as principais estratégias de Marketing do mercado. O Outbound é marcado por ferramentas como:

  • Flyers, outdoors e outros
  • Telemarketing
  • Prospecção ativa
  • Anúncios
  • Propaganda de Rádio/TV e mais!

Benefícios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é repleto de benefícios, além do óbvio que é ampliar os resultados do seu Marketing. Entre eles, vamos listar os principais.

Custo Zero

O Inbound Marketing em si não possui custo. Uma estratégia alinhada e bem organizada deve partir apenas do conhecimento técnico de quem o faz. O que de fato possui custo são as ferramentes que ele inclui, haja visto que o relacionamento e nutrição do lead fazem parte das etapas do Inbound Marketing. Entre os principais recursos para fazer o Inbound Marketing, temos:

  • Software de automação de relacionamento (que envie e-mails marketing para sua base de contatos, tenha fluxo de automação e muito mais!)
  • SEO de qualidade para o seu site
  • Anúncios pagos e mais!

A estratégia que alinha todos esses recursos e faz com que o lead (potencial cliente) percorra um caminho específico desejado é o Inbound Marketing. Essa estratégia pode levar sua empresa a fornecer um conteúdo de melhor qualidade para os usuários e leads consumirem.

Você tem dúvidas sobre o que é SEO?

Se você produz conteúdos de qualidade e os divulga nos canais certos, você pode ter a ciência que estes irão chegar nas pessoas que realmente vão se interessar pelo seu serviço ou produto e que querem comprar de você. De acordo com o relatório Estado do Inbound, a certeza na eficiência de uma estratégia de Marketing Digital é aumentada em até 75% quando falamos em equipes que usam as técnicas de Inbound.

Conquista novos clientes

Fazer diversos conteúdo de qualidade e postá-los com frequência é um jeito de atrair mais leads para você, que ao mesmo tempo serão grandes as chances de leads se transformarem em novos clientes.

Antigamente quando o Marketing não era digital, havia muitos limites para você conhecer uma nova marca ou novos produtos, principalmente geográficos. Mas de lá até aqui, tudo mudou, e tudo ficou mais fácil em relação ao público chegar até você. Ao entrar e colocar sua empresa no mundo online você tem a possibilidade de ganhar visibilidade sem limites e fortalecer o seu negócio em relação à concorrência, seja ela local ou digital.

Os leads chegam até você

No mundo do Marketing Digital, acabou a era em que um vendedor tenta te convencer a comprar um produto. Você compra apenas o que já está convencido a comprar, seja por necessidade ou desejo. Ou seja, seus clientes vão chegar sozinhos até você, mas, para isso acontecer, existe uma longa trajetória mais conhecida como “funil de vendas”, que age de acordo com os interesses do lead.

Usando as estratégias de Inbound, você consegue conquistar seu público com uma postagem depois da outra. De acordo com uma pesquisa da HubSpot, apenas 29% das pessoas buscam comprar ou conhecer o produto fisicamente e 62% pesquisam na internet sobre o que querem comprar online. Essa informação é muito importante do ponto de vista da estratégia digital, te permitindo construir um alinhamento de Marketing e vendas excepcional.

Suas vendas podem aumentar

Mas, com o Inbound Marketing, é possível construir uma via de conteúdo em postagens, e-mails e e-books completamente alinhada para que o lead possa percorrer um caminho saudável até a fase final do funil: as vendas.

Para chamar atenção de um cliente é preciso ter no seu produto ou serviço a atração, e principalmente quando o possível cliente acessa seu site ou rede social com o interesse de algum conteúdo. Sendo assim, o tempo que leva para que ele passe de lead a consumidor corresponde ao ciclo. Quanto mais longo, mais caro isso se torna para a empresa.

O Inbound consegue reduzir o tempo gasto, pelo fato de trabalhar com todos os conteúdos focados nas fases de um funil de vendas. Isso ainda permite um maior número de vendas e economia ao longo de todo o processo.

Consegue medir os resultados com agilidade

Ao postar seu inédito texto no blog, é permitido que o indivíduo que postou o conteúdo veja o tráfego em tempo real, assim como mensurar o sucesso das postagens em redes sociais, os compartilhamentos de links, etc. Essa agilidade te dá a opção de mudar ou não sua estratégia. É sempre bom olhar frequentemente os resultados obtidos para que você compreenda melhor quem é seu público e o que pode mudar para que esse público aumente. O Inbound é mutável o tempo todo!

Passa a ter um ROAS mais alto

Quando você decide diminui os custos com ações do Inbound Marketing, é um tiro certeiro para o seu ROAS (Retorno Sobre Investimento em Marketing) aumentar. Por este motivo, comprar ações mais baratas que deem retorno em médio e/ou longo prazo pode fazer com que o crescimento seja exponencial em um tempo mais curto do que o normal.

Um benefício ótimo é que, quando publicado conteúdos bons e de qualidade, a sua campanha de Inbound Marketing vai se tornar relevante durante anos, diferentemente de uma campanha de Outbound, que tem data definida para acabar.

Um pouco mais sobre Outbound Marketing

O Outbound Marketing é uma forma mais intrusiva de vender e fazer o lead percorrer o funil. É que, na verdade, o Outbound Marketing é uma maneira mais antiga e ultrapassada de fazer Marketing e até mesmo Marketing Digital, onde ele se classifica no clássico, o que seria o old-but-gold.

O marketing do Outbound envolve listas de e-mails compradas, como os spams, anúncios em rádio, televisão, panfletos, até mesmo materiais impressos, ligações de telemarketing, outdoors, e muitos outros meios mais rústicos, portanto, estamos falando de uma comunicação mais rústica, antiga e principalmente de mão única. E por isso é que o Inbound Marketing é melhor, mais eficiente, e mais econômico do que o Outbound Marketing.

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