28/12/2021
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Marketing Digital

Qual a diferença entre tráfego Orgânico e Pago?

Entenda definitivamente as diferenças entre tráfego Orgânico e Pago e veja qual dessas estratégias é a melhor para você! Vem com a Digitalize Now que te ajudamos!

Qual a diferença entre tráfego Orgânico e Pago?

O que é tráfego Orgânico e Pago?

Tráfego orgânico, conhecido também como “pesquisa natural”, é o conglomerado de visitas que seu site recebe de maneira espontânea, sem se utilizar de anúncios, geralmente vindas de mecanismos de buscas como o Google e Bing.

Por exemplo, quando os usuários caem em seu site após realizarem uma pesquisa em qualquer mecanismo de busca sem que você tenha feito qualquer anúncio.

Já o tráfego pago, como o próprio nome já indica, é quando você paga para que o seu site apareça em anúncios, entretanto, isso só acontece enquanto seu anúncio se mantiver no ar.

Quais as diferenças entre tráfego Orgânico e Pago?

Como mencionado anteriormente, tráfego orgânico seria o conjunto de visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Porém, não se pode dizer que esse tráfego é exatamente gratuito, pois qualquer estratégia para atrair visitas custa dinheiro e leva tempo. Mas, neste caso, você gasta dinheiro uma vez para usufruir dos resultados por muito tempo.

No caso do tráfego pago, é somente viável apenas enquanto durarem os anúncios, onde não são escaláveis, pois só geram resultado enquanto você tiver dinheiro para mantê-los, além de que o Google mostra ao usuário quando o anúncio em questão é pago ou não, gerando desconfiança, pois identificam que a página está tentando vender algo a eles, afugentando um possível cliente de cara.

Benefícios do tráfego Orgânico

Custo-benefício

O tráfego orgânico ajuda com a redução de custos da sua estratégia de marketing, se comparado ao uso de anúncios, pois gera resultados tanto hoje quanto daqui a 10 anos. Já o tráfego pago, apenas enquanto durarem os anúncios.

Escalabilidade

Os anúncios não são escaláveis, pois só geram resultado enquanto você tiver dinheiro para mantê-los. Já com o tráfego orgânico ocorre o contrário, quanto mais visitas você tiver em seu site, menos irá gastar.

Relevância

O Google mostra ao o usuário quando o anúncio em questão é pago ou não, gerando desconfiança, pois identificam que a página está tentando vender algo para eles. Contudo, o resultado orgânico é genuíno e ganha uma credibilidade maior de imediato.

Duração

Em relação ao tráfego pago, os resultados só duram enquanto os anúncios estiverem no ar, mas no orgânico eles duram para sempre, ou seja, não tem prazo de validade, e isso faz com que o tempo investido gere mais lucro do que gastar em uma campanha de tráfego pago rodando continuamente.

Construção de relacionamento

O tráfego orgânico ajuda sua marca a construir um relacionamento mais próximo com o cliente, acompanhando-o por toda sua jornada de compra. Diferente do pago, onde é mais indicado para vendas imediatas.

Qual tráfego é o melhor?

Dentre esses dois o mais indicado é o tráfego Orgânico, pois traz vários benefícios como os mencionados acima, também gera um fluxo de visitas natural ao seu site sem que você invista milhões nesta estratégia com receio de que não funcione futuramente.

Além de que, a maioria dos usuários não passa da primeira página de resultados do Google, e são em casos como esse que o tráfego orgânico se faz importante, pois, com o auxílio da estratégia SEO, mantém o posicionamento de seu site na primeira página do Google, consequentemente aumentando o número de visitas.

Estratégias para gerar tráfego orgânico

O tráfego orgânico é mesmo uma boa estratégia para investir. Mas como conseguir visitas de forma orgânica? Nós respondemos, com estratégias apropriadas para isso, como as a seguir:

Marketing de conteúdo

Hoje em dia, a geração de tráfego orgânico dificilmente acontece sem algum tipo de conteúdo que interessa à persona. Por isso o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na atração de clientes através da produção e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo. Esse é um importante aliado para que sua empresa se destaque da concorrência e ainda seja considerada referência no seu segmento.

Através da elaboração desse tipo de conteúdo, você ajuda pessoas a resolverem problemas, se tornando autoridade no assunto e, inclusive, tem a oportunidade de captar possíveis clientes.

SEO

SEO significa "Search Engine Optimization" e é uma técnica usada para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica. Esse é um processo que pode ser realizado por um especialista em SEO ou através de um plugin do Google, a ferramenta é a mesma.

A principal finalidade do SEO é melhorar a visibilidade de um site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. Para isso, é importante analisar as palavras-chave relacionadas ao negócio e às páginas do site, para saber qual é o termo mais adequado. O mesmo acontece com a metodologia de pesquisa: se uma busca for feita por palavra-chave, é fundamental que o texto esteja entre os primeiros resultados.

A SEO também tem a função de fazer com que as páginas do site apresentem uma boa taxa de rejeição (ou seja, bem menor do que a taxa de conversão). Isso significa que quanto mais o internauta se aprofundar na página, mais chances o site terá de fazê-lo convertido em um cliente.

E-mail marketing

Manter um bom relacionamento com as pessoas que acessam seu conteúdo é a única forma de transformar simples visitantes em leads e, mais tarde, em clientes. O e-mail marketing é uma das melhores formas para cultivar o interesse de seus visitantes com conteúdo atualizado e relevante.

E, com uma lista de e-mails, é mais simples direcionar visitas para seu conteúdo do que só com menções em redes sociais.

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